12 de fevereiro de 2017 | Educação | Texto: , , e | Ilustração: Yasmin Lopes
Carta de apresentação da coluna Educação
educacao

Olá! Sejam bem-vindas à editoria de Educação da Revista Capitolina! O nosso primeiro post do ano vai ser de apresentação, mas nossa área não é exatamente nova… Quem acompanha a revista há mais tempo vai perceber que somos EVP (Escola, Vestibular e Profissões) um pouco repaginada e com a pretensão de ser um tanto mais abrangente. Se antes a gente abordava o mundo dos estudos e suas fases tanto escolar quanto universitária, e um pouco do universo do mercado de trabalho, agora queremos falar também sobre a Educação com “E” maiúsculo. Falaremos sobre esta área como um todo e suas implicações políticas, culturais e até mesmo afetivas em nossas vidas. Esperamos que vocês caminhem conosco lado a lado pra que possamos produzir conteúdos cada vez mais interessantes e plurais! Agora, vamos às apresentações do nosso time de colaboradoras:

Gabriella Beira: Oie! Sou a Gabriella, mas podem me chamar de Gabi, por favor! Já passei por 22 verões quase todos vividos em São Paulo -com exceção do que vivi na Cidade do México (onde, na verdade, fazia frio em pleno janeiro). Acabei de me formar em Relações Internacionais e trabalho com comunicação. Gosto bastante dos debates sobre educação, direitos humanos e cidadania, e acredito que esses três pilares andam (ou pelo menos, deveriam) sempre juntos! É sobre isso e mais um pouco que quero conversar aqui com vocês. Topam?

Amanda Lima: Oi, amigas! Meu nome é Amanda, mas prefiro que me chamem de Nina. Tenho 22 anos (eu sei, não parece) e sou a maior fã de Beyoncé que você respeita. Acabei de me formar em Psicologia e aqui na coluna pretendo construir debates sobre educação, em suas mais diversas vertentes e maneiras. Espero que a gente consiga promover uma linha direta com vocês e que possamos também aprender juntas, porque acredito piamente que educar e aprender sejam caminhos de infinitas possibilidades e sem um fim.

Isis/Amora: Olá! Sou a Amora, no registro tá escrito “Isis” mas normalmente eu e outras pessoas ignoramos esse fato. Tenho 19 anos, e gosto muito de pesquisar sobre músicas esquisitas de várias partes do mundo. Meu interesse por educação começou na falta de interesse na escola, e na vontade de tirar de mim todas as coisas ruins que ensinaram e me fizeram engolir lá. Numa caminhada constante de uma desescolarização e busca pelo o que restou de mim, encontrei uma coisa chamada Pedagogia Libertária! Obviamente fiquei muito encantadinha e hoje luto por isso.

Vicky Régia: Olá, migas! Meu nome é Vitória Régia, mas pode me chamar de Vicky. Tenho 21 anos e sou estudante de jornalismo, já estou no último ano da faculdade (ufa!) e sempre tive muito amor por educação. Poderia dizer que unir comunicação e educação é meu tema preferido. Sou completamente organizada e adoro dar dicas sobre isso aplicadas aos estudos, assim como discutir sobre movimento estudantil e políticas de educação.

Gabriella Beira
  • Coordenadora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Gabriella Beira é formada em Relações Internacionais e, como qualquer "internacionalista" (é assim que se chama a pessoa que estuda RI), quer conhecer o mundo todo e, se possível, mudar o mundo. Gosta muito de falar sobre educação, cultura, sociedade e feminismo, mas seu hobby mesmo é jogar Plants vs Zombies. É impaciente, procrastinadora, irmã mais velha e aluna mediana.

Amanda Lima
  • Colaboradora de Saúde
  • Colaboradora de Educação
  • Colaboradora de Se Liga

Amanda, 22 anos, mas com carinha de 15. Ama o significado de seu nome, mas prefere que a chamem de Nina. Psicóloga e militante feminista, sabe que conhece ainda tão pouco e por isso tem uma sede muito grande em conhecer mais. Mais da vida, mais do mundo, mais de tudo. Nutre um amor incondicional por Beyoncé e, nas horas vagas, sonha em poder mudar o mundo.

Isis Naomí
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Ciência & Tecnomania
  • Colaboradora de Saúde
  • Colaboradora de Educação
  • Colaboradora de Sociedade

Vicky Régia
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Se Liga
  • Coordenadora de Esportes
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Sociedade
  • Colaboradora de Educação

Vitória Régia tem 21 anos, estuda jornalismo e acredita no poder da comunicação para mudança social. É nordestina de nascimento, paulista de criação e carioca por opção. Adora conhecer diferentes culturas e é apaixonada pela arte de contar histórias. Dedica a vida a militância nos movimentos feminista, negro e LGBT e acorda todos os dias pensando em como mudar o mundo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos