1 de maio de 2017 | Ano 4, Edição #33 | Texto: e | Ilustração: Gabriela Sakata
Carta das Editoras #33: Futuro
cartadaseditoras-futuro_gabrielasakata

Durante nossa infância, mas, principalmente, na nossa adolescência, parece que vivemos apenas em função de uma única coisa: o futuro. O que você quer ser quando crescer? Quando você tiver a idade certa… Você vai ver como a escola fica cada vez mais difícil. Aproveita!

Estas são algumas frases que costumamos ouvir quando somos mais novas, o que cria uma aura de mistério e gera até mesmo ansiedade em torno do que nós acreditamos – e todos ao redor parecem prometer – que nos aguarda neste tempo que se aproxima mas parece não chegar… Afinal, o que é futuro?

O futuro parece estar de alguma forma contido nas coisas que ainda não realizamos, seja em termos escolares (chegar ao Ensino Médio ou à faculdade), profissionais (finalmente atingir a estabilidade financeira – se é que ela existe rs) e mesmo pessoais (encontrar a “pessoa certa”).

Isso sem falar nas expectativas tecnológicas… Inclusive, é neste aspecto que a ideia de futuro tende mais a se apoiar: inovações incontáveis que nos levarão a um mundo completamente diferente – seja ele totalmente automatizado, ou devastado pela humanidade, ou ainda os dois cenários juntos! É nessa narrativa que muitos filmes basearam sua ideia de futuro, o que contribuiu, em muito, para nossa própria visão do que ele pode ser.

Nesta edição, vocês verão um pouco disso tudo: o futuro incerto das propostas de mudanças no mercado de trabalho, o futuro preocupante do meio ambiente do nosso planeta, o futuro divertido da playlist eclética, dentre outros!

 

Gabriella Beira
  • Coordenadora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Gabriella Beira é formada em Relações Internacionais e, como qualquer "internacionalista" (é assim que se chama a pessoa que estuda RI), quer conhecer o mundo todo e, se possível, mudar o mundo. Gosta muito de falar sobre educação, cultura, sociedade e feminismo, mas seu hobby mesmo é jogar Plants vs Zombies. É impaciente, procrastinadora, irmã mais velha e aluna mediana.

Isis Naomí
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Ciência & Tecnomania
  • Colaboradora de Saúde
  • Colaboradora de Educação
  • Colaboradora de Sociedade

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos