15 de maio de 2019 | Ano 5, Edição #47 | Texto: | Ilustração: Raphaela Corsi
Água saborizada e salada agridoce: hidratar com sabor!

A água não é nosso tema do mês por nada…pense nas atividades cotidianas e conte quantas delas envolvem água! Ainda que você pense que alguma delas não teria nada a ver com isso, como comprar uma camiseta, por exemplo, pense que
todos os passos necessários pra que ela fosse produzida, transportada, vendida e levada pra sua casa de alguma forma tiveram a ver com água! Esse exercício é muito legal pra percebermos o quanto esse elemento é importante e quanta falta ele faz pra quem não tem acesso a ele.

É por isso que hoje estou trazendo pra vocês umas receitinhas que tem tudo a ver com, bem…água! É muito importante nos hidratarmos para garantir o bom funcionamento do corpo, especialmente nos meses mais quentes (e se você mora
em uma região de muito calor, mais importante ainda!).

Para te ajudar a beber bastante água, vou ensinar algumas combinações bem fáceis de água saborizada. É um jeito muito legal de juntar seus sabores favoritos e tornar a hora da hidratação mais gostosa.

Águas saborizadas: 3 combinações

1. Refrescante
– Hortelã
– Rodelas de pepino
– Folhas e talos de capim-limão

2. Laranja e Especiarias
– Canela em pau
– Anis estrelado
– Rodelas de gengibre
– Rodelas de laranja

3. A Diferentona
– Ramos de tomilho
– Água com gás
– Rodelas de limão
– Morangos cortados ao meio

Uma outra ideia é colocar os ingredientes cortados em forminhas de gelo e encher de água, depois colocar pra congelar. Use os cubos pra complementar sua bebida favorita ou pra gelar a sua água e dar um sabor todo especial ao mesmo
tempo!

Mas não é só bebendo os recomendados 8 copos por dia que conseguimos repor a água do corpo. Podemos fazer isso comendo alimentos ricos em água, como melancia, pepino, tomate, pimentão, repolho, maçã…

E essa salada que vou ensinar é o jeito perfeito de juntar frutas e legumes pra uma sensação refrescante! O segredo é o molhinho, que deixa tudo muito
especial e faz a combinação agridoce ficar ainda melhor!


Salada Agridoce

– 1 repolho-roxo ralado
– 1 maçã fuji, cortada em fatias fininhas
– 2 tomates picados
– Raspas de queijo parmesão (opcional; pode substituir por cubinhos de tofu)
– Folhas de rúcula rasgadas ao meio
– Nozes moídas, croutons ou torradas esmigalhadas

Molho:
– ¼ xícara de vinagre balsâmico ou vinagre de maçã
– ½ colher de sopa de melado de cana ou mel de abelhas
– 1 colher de sopa de azeite
– Sal e pimenta do reino a gosto

Junte os ingredientes em uma tigela grande. Em um vidro de geleia com tampa (ou um pote com tampa bem fechado) coloque os ingredientes do molho e chacoalhe bem até misturar. Derrame o molho por cima da salada e misture, deixando descansar um pouco na geladeira pros ingredientes se conhecerem melhor. Só tire na hora de servir e espalhe as nozes ou croutons por cima. Vai por mim, não sobra uma colherada.

E aí estão dois jeitos muito gostosos de se hidratar! Se você tentar fazer as receitas em casa, manda pra nós uma foto do resultado ou nos marque no Instagram @revistacapitolina.

Isabella Rangel
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Se Liga
  • Colaboradora de Culinária e FVM

Isabella é curitibana e tem 20 anos de idade. A chuva, para ela, é um estado de espírito, muito bem apreciado com muitas xícaras de chá. É fã de museus, música e aventuras gastronômicas e gosta ainda mais de atividades que combinem os três. Hoje vive no interior de São Paulo, e quando não está lendo livros para a faculdade de Direito, ela pratica seu clarinete, assiste musicais e lê mais livros.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos