12 de fevereiro de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Alimentos energizantes para o pós carnaval

O carnaval terminou há alguns dias; foram-se as purpurinas, o glitter, os confetes e fantasias, mas ficou o nosso corpo. E o nosso corpo ficou sentido! Se você já tem idade e acabou caindo na folia e bebendo, seu corpo com certeza precisa de uma regenerada urgente, mas não se engane pensando que tendo optado por praia e sol você está livre do drama pós-carnaval. Seja na folia ou na praia, e independente de nossas idades, os excessos de feriados como o carnaval têm uma ação direta sobre nós. Mas não se desespere – tudo isso pode ser curado através da nossa alimentação.

Existem algumas dicas valiosas que nutricionistas e médicos costumam sempre dar nessa época do ano, coisas como “beba muita água”, “opte por alimentos leves e frutas” e “não se esqueça de retocar o protetor solar a cada três horas”. Esses não são conselhos que damos da boca pra fora, são dicas valiosas e que podem prevenir uma enorme dor de cabeça depois. Mas, se essas dicas passaram batido e agora você está lutando para ir pra escola ou pro trabalho, preparamos duas receitas fáceis e gostosas que irão te ajudar a ficar novinha em folha!

Suco ressuscitador pós-carnaval
Ingredientes:

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4 fatias de abacaxi. O abacaxi é uma fruta rica em Vitamina C, que é importantíssima para o nosso sistema imunológico e ajuda a acelerar o nosso processo digestivo.
1 copo de água de coco. Bom, se você ignorou a dica da hidratação durante o feriado agora é a hora de compensar. Esse suco pode ser feito com água normal, mas como nosso objetivo aqui é ressuscitar o organismo e combater a desidratação, a água de coco dá um resultado melhor e mais rápido que a água normal, além de ser mais gostosa.
4 folhas de hortelã. O hortelã tem muitas propriedades, mas uma das principais é a anestésica, que funciona muito bem quando temos insolação ou bebemos muito. Seu consumo é recomendado por ele ser rico em flavonoides, que ajudam a otimizar as funções do fígado, o órgão responsável pela “desintoxicação” do nosso organismo.
Modo de preparo: eu disse lá no começo que essa receita era super fácil e é mesmo. Inclusive ela só tem um passo, que é pegar todos os ingredientes e bater no liquidificador com gelo!

 

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Tudo no liquidificador? Pronto? Pronto!

Agora bate e faz uma dancinha 🙂

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Voilá: uma versão turbinada do bom e velho abacaxi com hortelã!

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Salada colorida energizante
Ingredientes:

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1 manga cortada em pedaços pequenos. A manga talvez seja um dos melhores alimentos para a nossa pele, então se você ficou muito tempo no sol deve usar e abusar dela. Ela possui antioxidantes que nos protegem dos radicais livres que podem causar câncer de pele, além de conter nutrientes que ajudam a retardar o envelhecimento da pele e de ser rica em vitamina C, que auxilia na cicatrização.
5 palmitos cortado em pedaços, ou quantos você quiser. O palmito é rico em diversas nutrientes e vitaminas, como cálcio, ferro, fósforo, vitaminas A, B e C. Além de ser uma ótima fonte de fibras, o que também auxilia no processo digestivo.
rúcula à vontade
folhas verde, de preferência verde escuro à vontade
Modo de preparo: eu disse que o objetivo dessas receitas era a praticidade, certo? Então, assim como o suco, para preparar basta juntar tudo em um recipiente e misturar.

 

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Tcharã! Tem receita mais fácil que essa?

Pronto, agora é só dar o pontapé inicial que seu ano tem tudo pra começar bem e energizado!

Fabiana Pinto
  • Colaboradora de FVM & Culinária

Fabiana Pinto, negra e carioca. Graduanda em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro em tempo integral e, escritora de suas percepções e experimentações do mundo em seu tempo livre.

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A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

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