13 de fevereiro de 2017 | Ciência & Tecnomania | Texto: , , e | Ilustração: Heleni Andrade
Diga “Olá!” para Ciência e Tecnomania + BÔNUS aplicativos!
capa apresentação tech

Açúcar, tempero e tudo que há de bom!” Essa foi a fórmula mágica que uniu Tech e Games a Ciência, que eram também conhecidas como as editorias mais ousadas existentes na Web, ousadas porque mulheres falando sobre games, ciência e tecnologia sempre foi e provavelmente será por mais um bom tempo considerado uma afronta.

Mas bem, as duas editorias se foram, mas isso não quer dizer que deixaram de existir! Sabe a ousadia das duas? Está toda compilada aqui! A Ciência e Tecnomania traz a essência das duas, as duas ousadias compiladas num só lugar. E isso quer dizer que continuaremos, mais do que nunca, a falar e produzir ciência, games e tecnologia. Talvez com uma frequência menor agora, mas o objetivo é que daqui pra frente esses assuntos se tornem mais frequentes entre nós mulheres, e que falemos tanto, mas tanto, que a cada dia a nossa dominação mundial esteja cada vez mais palpável e visível aos nossos olhos, até porque não dá pra dominar o mundo sem ciência, tecnologia e games, certo?

Estaremos por aqui a cada 15 dias, duas vezes no mês, e contamos com o acesso de vocês, tecnomaniacas!

Antes de irem embora, nós, colaboradoras, fizemos uma lista de aplicativos que mais usamos e gostamos para compartilhar com vocês! :) Segue a lista:

Gabriela Sakata

Timetable (Android): faz alguns anos já que organizo minha vida em três apps combinados: Timetable, que me ajuda a controlar minhas aulas e tarefas, o Google Calendar, onde coloco consultas, reuniões, coisas do trabalho e o Google Keep, app de listas e afins. O Timetable é ótimo pra escola e pra faculdade; você consegue controlar horários, professores e salas, além de marcar provas e entregas de trabalhos. Super indico para quem é perdida haha

[Bônus: Google Calendar (Android|iOS) | Google Keep (Android| iOS)]

Reaper – Tale of a Pale Swordsman (Android|iOS): esse é um game de RPG bem simples pra celular. Apesar de ser fácil de aprender, o jogo vai ficando cada vez mais difícil e viciante! A arte é incrível, os personagens são ótimos e a história é fantástica. O jogo é gratuito, mas tem expansões; de tanto que eu gostei, gastei 10 reais na versão completa. Super valeu a pena, recomendo!

B612 (Android|iOS): se você tira várias selfies e curte coisas fofas, vai adorar o B612. Um app para tirar fotos com os filtros mais fofos do mundo! Orelhinhas de gatinho, donuts na cara, unicórnio, ursinho, tudo bem fofis hehe. B612 é um app sul-coreano e japonês, uma extensão do aplicativo de mensagens LINE. Prometo que vocês vão adorar! Na mesma linha também tem o Meitu e o Snow.

[Bônus: Meitu (Android|iOS) | Snow (Android|iOS)]

Isis Naomí

DOTS (Android|iOS)

Dots é um joguinho manjado, muito conhecido pela galera! O objetivo é ligar os pontos e se desafiar com a própria pontuação (pelo menos é assim que eu faço hehehe). Você pode ficar nessa de ficar se desafiando (sozinha), ou fazer isso com outra pessoa.

Ele é uma das minhas pequenas salvações em noites de insônia, onde os meus maiores companheiros sempre foram o desconforto e o tédio. Passo uma quantidade razoável de minutos ignorando qualquer tipo mensagem ou notificação na madrugada pra me desafiar nesse joguinho, e em algum momento, sem perceber, durmo.

Pocket Casts (Android|iOS)

Sou um pouco viciada em podcast; já passei um tempinho pesquisando qual é o melhor aplicativo pra usar e encontrei o Pocket Casts, que é um aplicativo bem bonito para se ouvir e organizar podcasts. Você escolhe os podcasts que quer ouvir, faz o download, e pode ouvir offline por aí. Infelizmente ele é pago (8 reais), mas existem várias opções gratuitas e tão boas quanto, como o Podcast Player e o Podcast & Radio Addict.

Evernote (Todas as plataformas)

Adoro aplicativos de organização e me dou bem com poucos, por conta da falta de opções. Sempre tive um preconceito com o Evernote por ser muito pop e também não ter uma estética lá muito bonita, mas no quesito funcionalidade e praticidade ele ganha de todos! Ele é muito bom, tem muitas funções, e dá pra se organizar muito bem, em pouco tempo e com pouco esforço.

Mariana Cipolla

Clue (Android|iOS)

O Clue é um aplicativo que serve pra monitorar o ciclo menstrual. Você insere todos os dias nele algumas informações sobre emoções, sono, pele, cabelo, relações sexuais, métodos anticoncepcionais, entre vários outros parâmetros (você escolhe quais parâmetros quer que o aplicativo acompanhe). Durante os dias da menstruação, você marca também a intensidade do fluxo em cada dia, quando começou e quando terminou o período. A partir de todas essas informações, o Clue calcula, todos os meses, a provável época do seu período fértil e da sua próxima menstruação. Quanto mais informações e por mais ciclos você coloca, melhores ficam as estimativas do aplicativo.

Eu testei vários aplicativos desse tipo já, mas o Clue foi o que eu mais gostei, porque é bem simples e rápido de colocar as informações todo dia. Ele também tem a opção de lembretes, para te mandar notificação quando sua menstruação ou janela de fertilidade estiverem chegando, para não esquecer de tomar anticoncepcionais, etc.

Forest (Android|iOS)

Eu uso muito esse aplicativo quando tenho que fazer algum trabalho ou estudar pra alguma prova da faculdade. O aplicativo é em inglês, mas ele é bem intuitivo. Ele serve para fazer com que você não mexa no seu celular por um certo tempo. Você abre o aplicativo, escolhe o tempo durante o qual não quer mexer no seu telefone, e planta uma arvorezinha. Durante esse tempo, e enquanto você não sair do aplicativo, a árvore fica crescendo; quando acaba o tempo, ela termina de crescer, e fica lá no seu jardim. Mas se você for para outro aplicativo antes do tempo acabar, a árvore morre. O Forest não bloqueia os outros apps do seu celular, ele conta com a pressão psicológica para você não matar uma plantinha virtual haha; mas pelo menos comigo funciona bastante para eu me focar no que eu preciso fazer e não ficar checando mensagens e essas coisas.

Cadê o Ônibus? (Android | iOS):

Esse infelizmente só funciona em algumas cidades (São Paulo e região, Rio de Janeiro, Curitiba e Teresina). No aplicativo, você pode procurar qualquer linha de ônibus da sua cidade, e ele te mostra o itinerário, horário de partida dos ônibus do terminal, e onde estão os ônibus da linha que estão circulando em tempo real. É ótimo para você poder se programar pra sair de casa na hora certa e não ter que ficar um tempão esperando no ponto. Além disso, dá pra você ver as linhas que passam em um determinado ponto, e também dá pra usar pra traçar rotas de um lugar a outro e ver qual ônibus pegar. Ele não é 100% perfeito; às vezes ele demora um pouco para atualizar o local dos ônibus, por exemplo. Mas na maioria das vezes, ajuda muito!

Carolina Sapienza

Trello (Todas as plataformas):

É um aplicativo de organização pessoal que lembra um quadro cheio de post-its! Eu uso tanto para algumas coisas pessoais quanto para coordenação de tarefas coletivas (como a própria Capitolina!). Nele, eu consigo organizar meus estudos, acompanhar meu aprendizado de novas línguas, manter em ordem minhas contas pessoais e finanças… Não há limites pra usar o Trello! 

Spotify (Todas as plataformas):

Aplicativo de música, que tem (quase) todas as músicas que eu amo para streaming. O inconveniente é ter de pagar a versão Premium para poder deixar as músicas salvas no celular, ou para poder organizar suas playlists. Acho que o custo-benefício vale à pena se você gosta de ter centenas de músicas para ouvir offline, organizadas em playlists. A versão gratuita funciona muito bem, se você sempre tem Wi-Fi por perto :)

Maps.Me (Android|IOS):

Esse aplicativo é meu principal aliado durante viagens. Nele, você pode baixar mapas detalhados e usá-los offline, sem internet! É muito massa e dá pra pesquisar o nome de lugares, como cinemas, cafés e pontos turísticos quando você está perdida numa cidade diferente. O único inconveniente é o tamanho do aplicativo, e quanto mais mapas offline você baixa, mais pesado ele fica. Eu apenas deixo salvo o mapa de onde estou indo, para não gastar memória do celular.

Isis Naomí
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Ciência & Tecnomania
  • Colaboradora de Saúde
  • Colaboradora de Educação
  • Colaboradora de Sociedade

Mariana Cipolla
  • Colaboradora de Ciência e Tecnomania
  • Revisora

Tem 21 anos, mora em São Paulo capital e adora café (mas sem qualquer infinitésimo de açúcar). Não acredita em signo, não gosta de fazer escolhas, tenta se planejar com antecedência e sonha em um dia conseguir terminar de ler todos os livros que tem. Estuda física, e queria que todas as pessoas pudessem se encantar com as maravilhas dessa ciência tanto quanto ela (queria conseguir ser uma boa divulgadora de ciência e/ou professora pra tornar isso um pouco mais possível). Mas acha que a ciência só vai ser completa quando houver mais mulheres cientistas e quando essas não forem estigmatizadas.

Carolina Sapienza
  • Colaboradora de Relacionamentos e Sexo
  • Revisora

Carol nasceu em 1991 e mora em São Paulo. Bióloga que queria ser de humanas, gosta de escrever sobre ciência mas mantém o caderninho de poemas sempre na bolsa.

Gabriela Sakata
  • Ilustradora
  • Colaboradora do Tecnomanícas
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Poéticas
  • Audiovisual

Gabriela, 22, moro em São Paulo/SP. Gosto de assistir documentários e umas bobagens no Netflix, ficar no Tumblr e assistir videos no Youtube. Além disso adoro achar músicas novas pra escutar, conversar sobre política, jogar LOL e ler teorias da conspiração. Estou cursando Artes Visuais e comecei uma página no Facebook com minhas ~~artes~~ (não é muito atualizada).

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos