“Açúcar, tempero e tudo que há de bom!” Essa foi a fórmula mágica que uniu Tech e Games a Ciência, que eram também conhecidas como as editorias mais ousadas existentes na Web, ousadas porque mulheres falando sobre games, ciência e tecnologia sempre foi e provavelmente será por mais um bom tempo considerado uma afronta.
Mas bem, as duas editorias se foram, mas isso não quer dizer que deixaram de existir! Sabe a ousadia das duas? Está toda compilada aqui! A Ciência e Tecnomania traz a essência das duas, as duas ousadias compiladas num só lugar. E isso quer dizer que continuaremos, mais do que nunca, a falar e produzir ciência, games e tecnologia. Talvez com uma frequência menor agora, mas o objetivo é que daqui pra frente esses assuntos se tornem mais frequentes entre nós mulheres, e que falemos tanto, mas tanto, que a cada dia a nossa dominação mundial esteja cada vez mais palpável e visível aos nossos olhos, até porque não dá pra dominar o mundo sem ciência, tecnologia e games, certo?
Estaremos por aqui a cada 15 dias, duas vezes no mês, e contamos com o acesso de vocês, tecnomaniacas!
Antes de irem embora, nós, colaboradoras, fizemos uma lista de aplicativos que mais usamos e gostamos para compartilhar com vocês! 🙂 Segue a lista:
Gabriela Sakata
Timetable (Android): faz alguns anos já que organizo minha vida em três apps combinados: Timetable, que me ajuda a controlar minhas aulas e tarefas, o Google Calendar, onde coloco consultas, reuniões, coisas do trabalho e o Google Keep, app de listas e afins. O Timetable é ótimo pra escola e pra faculdade; você consegue controlar horários, professores e salas, além de marcar provas e entregas de trabalhos. Super indico para quem é perdida haha
[Bônus: Google Calendar (Android|iOS) | Google Keep (Android| iOS)]
Reaper – Tale of a Pale Swordsman (Android|iOS): esse é um game de RPG bem simples pra celular. Apesar de ser fácil de aprender, o jogo vai ficando cada vez mais difícil e viciante! A arte é incrível, os personagens são ótimos e a história é fantástica. O jogo é gratuito, mas tem expansões; de tanto que eu gostei, gastei 10 reais na versão completa. Super valeu a pena, recomendo!
B612 (Android|iOS): se você tira várias selfies e curte coisas fofas, vai adorar o B612. Um app para tirar fotos com os filtros mais fofos do mundo! Orelhinhas de gatinho, donuts na cara, unicórnio, ursinho, tudo bem fofis hehe. B612 é um app sul-coreano e japonês, uma extensão do aplicativo de mensagens LINE. Prometo que vocês vão adorar! Na mesma linha também tem o Meitu e o Snow.
[Bônus: Meitu (Android|iOS) | Snow (Android|iOS)]
Isis Naomí
Dots é um joguinho manjado, muito conhecido pela galera! O objetivo é ligar os pontos e se desafiar com a própria pontuação (pelo menos é assim que eu faço hehehe). Você pode ficar nessa de ficar se desafiando (sozinha), ou fazer isso com outra pessoa.
Ele é uma das minhas pequenas salvações em noites de insônia, onde os meus maiores companheiros sempre foram o desconforto e o tédio. Passo uma quantidade razoável de minutos ignorando qualquer tipo mensagem ou notificação na madrugada pra me desafiar nesse joguinho, e em algum momento, sem perceber, durmo.
Sou um pouco viciada em podcast; já passei um tempinho pesquisando qual é o melhor aplicativo pra usar e encontrei o Pocket Casts, que é um aplicativo bem bonito para se ouvir e organizar podcasts. Você escolhe os podcasts que quer ouvir, faz o download, e pode ouvir offline por aí. Infelizmente ele é pago (8 reais), mas existem várias opções gratuitas e tão boas quanto, como o Podcast Player e o Podcast & Radio Addict.
Evernote (Todas as plataformas)
Adoro aplicativos de organização e me dou bem com poucos, por conta da falta de opções. Sempre tive um preconceito com o Evernote por ser muito pop e também não ter uma estética lá muito bonita, mas no quesito funcionalidade e praticidade ele ganha de todos! Ele é muito bom, tem muitas funções, e dá pra se organizar muito bem, em pouco tempo e com pouco esforço.
Mariana Cipolla
O Clue é um aplicativo que serve pra monitorar o ciclo menstrual. Você insere todos os dias nele algumas informações sobre emoções, sono, pele, cabelo, relações sexuais, métodos anticoncepcionais, entre vários outros parâmetros (você escolhe quais parâmetros quer que o aplicativo acompanhe). Durante os dias da menstruação, você marca também a intensidade do fluxo em cada dia, quando começou e quando terminou o período. A partir de todas essas informações, o Clue calcula, todos os meses, a provável época do seu período fértil e da sua próxima menstruação. Quanto mais informações e por mais ciclos você coloca, melhores ficam as estimativas do aplicativo.
Eu testei vários aplicativos desse tipo já, mas o Clue foi o que eu mais gostei, porque é bem simples e rápido de colocar as informações todo dia. Ele também tem a opção de lembretes, para te mandar notificação quando sua menstruação ou janela de fertilidade estiverem chegando, para não esquecer de tomar anticoncepcionais, etc.
Eu uso muito esse aplicativo quando tenho que fazer algum trabalho ou estudar pra alguma prova da faculdade. O aplicativo é em inglês, mas ele é bem intuitivo. Ele serve para fazer com que você não mexa no seu celular por um certo tempo. Você abre o aplicativo, escolhe o tempo durante o qual não quer mexer no seu telefone, e planta uma arvorezinha. Durante esse tempo, e enquanto você não sair do aplicativo, a árvore fica crescendo; quando acaba o tempo, ela termina de crescer, e fica lá no seu jardim. Mas se você for para outro aplicativo antes do tempo acabar, a árvore morre. O Forest não bloqueia os outros apps do seu celular, ele conta com a pressão psicológica para você não matar uma plantinha virtual haha; mas pelo menos comigo funciona bastante para eu me focar no que eu preciso fazer e não ficar checando mensagens e essas coisas.
Cadê o Ônibus? (Android | iOS):
Esse infelizmente só funciona em algumas cidades (São Paulo e região, Rio de Janeiro, Curitiba e Teresina). No aplicativo, você pode procurar qualquer linha de ônibus da sua cidade, e ele te mostra o itinerário, horário de partida dos ônibus do terminal, e onde estão os ônibus da linha que estão circulando em tempo real. É ótimo para você poder se programar pra sair de casa na hora certa e não ter que ficar um tempão esperando no ponto. Além disso, dá pra você ver as linhas que passam em um determinado ponto, e também dá pra usar pra traçar rotas de um lugar a outro e ver qual ônibus pegar. Ele não é 100% perfeito; às vezes ele demora um pouco para atualizar o local dos ônibus, por exemplo. Mas na maioria das vezes, ajuda muito!
Carolina Sapienza
Trello (Todas as plataformas):
É um aplicativo de organização pessoal que lembra um quadro cheio de post-its! Eu uso tanto para algumas coisas pessoais quanto para coordenação de tarefas coletivas (como a própria Capitolina!). Nele, eu consigo organizar meus estudos, acompanhar meu aprendizado de novas línguas, manter em ordem minhas contas pessoais e finanças… Não há limites pra usar o Trello!
Spotify (Todas as plataformas):
Aplicativo de música, que tem (quase) todas as músicas que eu amo para streaming. O inconveniente é ter de pagar a versão Premium para poder deixar as músicas salvas no celular, ou para poder organizar suas playlists. Acho que o custo-benefício vale à pena se você gosta de ter centenas de músicas para ouvir offline, organizadas em playlists. A versão gratuita funciona muito bem, se você sempre tem Wi-Fi por perto 🙂
Esse aplicativo é meu principal aliado durante viagens. Nele, você pode baixar mapas detalhados e usá-los offline, sem internet! É muito massa e dá pra pesquisar o nome de lugares, como cinemas, cafés e pontos turísticos quando você está perdida numa cidade diferente. O único inconveniente é o tamanho do aplicativo, e quanto mais mapas offline você baixa, mais pesado ele fica. Eu apenas deixo salvo o mapa de onde estou indo, para não gastar memória do celular.
Tem 21 anos, mora em São Paulo capital e adora café (mas sem qualquer infinitésimo de açúcar). Não acredita em signo, não gosta de fazer escolhas, tenta se planejar com antecedência e sonha em um dia conseguir terminar de ler todos os livros que tem. Estuda física, e queria que todas as pessoas pudessem se encantar com as maravilhas dessa ciência tanto quanto ela (queria conseguir ser uma boa divulgadora de ciência e/ou professora pra tornar isso um pouco mais possível). Mas acha que a ciência só vai ser completa quando houver mais mulheres cientistas e quando essas não forem estigmatizadas.
Carol nasceu em 1991 e mora em São Paulo. Bióloga que queria ser de humanas, gosta de escrever sobre ciência mas mantém o caderninho de poemas sempre na bolsa.
Gabriela, 26, moro em São Paulo/SP. Gosto de assistir documentários e umas bobagens no Netflix, ficar na Twitch e assistir videos no Youtube. Além disso adoro achar músicas novas pra escutar, conversar sobre política, jogar Minecraft ou Sims e ler teorias da conspiração. Sou formada em Artes Visuais e tenho um instagram com minhas ~~artes~~ (@bbbibilandia).