13 de abril de 2018 | Ano 4, Se Liga | Texto: | Ilustração: Gabriela Nolasco
As mulheres de Wakanda
opa

O ano nem começou direito e o filme Pantera Negra já deixou sua marca na história. O filme está entre as dez maiores bilheterias do cinema e é a 3º maior dos EUA. Pantera Negra segue a história de T’Challa, o príncipe de Wakanda, uma nação fictícia na África, ele é um super-herói das histórias em quadrinhos da Marvel, possui habilidades aprimoradas de inteligência, força e velocidade. Mas ao contrário do que se esperava, foram as mulheres que roubaram a cena do filme.

No filme, temos mulheres negras como rainhas, princesas, guerreiras, espiãs, ativistas, políticas e até vilãs. São mulheres que não estão a serviço do olhar masculino, mas que tem  histórias e objetivos diferentes e que portanto, não repetem os estereótipos femininos que estamos cansadas de ver nas telas. Vem conhecer essas mulheres negras incríveis:

shuri

 

Shuri – a pessoa mais inteligente de Wakanda

Se alguém roubou a cena em Pantera Negra, foi a Letitia Wright  interpretando a Shuri. Sua personagem é o retrato de tudo que queríamos ver na tela. Shuri não é só a mulher, mas a PESSOA mais inteligente de Wakanda. Ela é responsável por todo o desenvolvimento do aparato tecnológico da nação, chegando a desenvolver o uniforme do herói e outras tecnologias de combate. Além disso, a personagem é muito engraçada e ao ponto com suas críticas raciais dando um clima de leveza para o filme.

okoye e dora

 

General Okoye  e as Dora Milaje

Danai Gurira interpreta a General Okoye, que é responsável pelas Dora Milaje – o maravilhoso exército de Wakanda totalmente composto por mulheres negras que juraram proteger o trono. Como líder do exército, Okoye tem um papel central na narrativa e representa as mulheres negras de luta que são lideranças do movimento negro ao lado ( e nunca atrás) dos homens negros. É incrível ver no cinema uma mulher que luta de igual para igual  com um homem e que coloca seus deveres a frente de interesses pessoais e românticos. Okoye é fiel ao trono e não a nenhum homem.

 

nakia

 

Nakia – muito mais do que um par romântico

Nakia, é uma espiã e ativista de Wakanda, interpretada pela Lupita Nyong’o, que se infiltra em tribos africanas para libertar as mulheres que são vendidas como escravas sexuais. Além disso, a personagem é o par romântico de T’Challa, o Pantera Negra. Mas ao contrário do que vemos reproduzido nos filmes, Nakia é uma mulher que não tem medo de lutar lado ao lado com o Rei, faz críticas a sua atuação e tem como principal motivação proteger o país.  Em determinado momento do filme, ela é cogitada para assumir o lugar de Pantera Negra – que já pertenceu às mulheres negras também – de tão incrível que a personagem é.

ramonda

 

Ramonda – a matriarca de Wakanda

Angela Bassett é a rainha-mãe de Pantera Negra, que aconselha a administração de Wakanda. A matriarca tem uma postura de muita firmeza no filme, sempre preocupada com sua nação e seus filhos. Ela representa muito bem as mulheres negras mais velhas que abriram as portas para as novas gerações e que são referências de atuação.

 

O que acharam do filme e das personagens femininas? Conta para a gente.

WAKANDA FOREVER!

 

wakanda

Vicky Régia
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Se Liga
  • Coordenadora de Esportes
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Sociedade
  • Colaboradora de Educação

Vitória Régia tem 21 anos, estuda jornalismo e acredita no poder da comunicação para mudança social. É nordestina de nascimento, paulista de criação e carioca por opção. Adora conhecer diferentes culturas e é apaixonada pela arte de contar histórias. Dedica a vida a militância nos movimentos feminista, negro e LGBT e acorda todos os dias pensando em como mudar o mundo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos