Neste mês daquilo-que-não-deve-ser-nomeado, nós já presenteamos vocês com um tutorial de cerveja amanteigada e, agora, vamos finalmente realizar o sonho de introduzir vocês no fantástico mundo do tricô! Você não precisa gastar uma fortuna para ter algumas peças inspiradas em Harry Potter: nós ensinamos você a fazer seu próprio cachecol para arrasar no inverno.
Tricô com agulhas
Como não amar a Corvinal, a casa da maravilhosa Luna Lovegood? E o que poderia ser melhor do que fazer um cachecol lindo para se sentir integrante dessa casa?! Vou ensiná-las a fazer uma peça super simples com agulhas de tricô, usando apenas duas cores de lã – azul e cinza escuro. É tricô pra quem quer começar, então não se assustem e não desistam na primeira tentativa. Tricotar é bom demais. Vamos ? Então vamos. Olha só do que você vai precisar para fazer um lindo cachecol com as cores da Corvinal:
– Dois novelos de lã azul
– Dois novelos de lã cinza escuro
– Um par de agulhas de tricô (usei tamanho 12)
– Uma tesoura
Eu decidi fazer um cachecol mesclado com algumas partes em cinza e outras em cinza+azul. O primeiro passo é juntar a ponta das duas linhas, uma de cada novelo.
Montagem dos pontos na agulha
Para montar os pontos na agulha, basta seguir esse GIF! Faça um revólver com sua mão esquerda; no dedão, coloque a parte da linha mais próxima da agulha, e nos três dedos que ficam fechados coloque a parte da linha que dá para o novelo. Basta passar a agulha por baixo da linha que está presa no dedão, como no GIF 😉
Vamos colocar 20 pontos na agulha, isto é, você precisa ter 20 laçadinhas nela, ok? Vai ficar assim:
Agora, vamos começar a fazer as carreiras, que são cada “camada” adicional de tricô. Basicamente, você vai passar cada um desses pontos que estão na sua agulha para a outra agulha.
Comece segurando a agulha montada na sua mão esquerda. Com a mão direita, segure a outra agulha. Este GIF vai te ajudar a entender o que deve ser feito:
Coloque a ponta da agulha direita dentro do primeiro ponto da agulha esquerda, passe a linha por cima da agulha direita (pela frente); passe a ponta da agulha direita por dentro dessa laçada que você acabou de dar e tire o ponto da agulha esquerda, deixando-o apenas na agulha direita. Parece difícil e complicado mas, depois que você pegar o jeito, é bem simples! Quando você terminar esta carreira, troque a agulha de mão e repita os mesmos passos.
Você vai seguir fazendo isso pelo resto de todo tutorial! Para facilitar, mantenha uma folha de papel do seu lado para ir anotando o que você já fez. A “receita” deste tricô é:
* 30 crr tricô (linha dupla)
* 60 crr tricô (linha simples)
* 30 crr tricô (linha dupla)
*60 crr tricô (linha simples)
* 30 crr tricô (linha dupla)
No total, você fará 210 carreiras! Ufa!
Quando você acabar as trintas primeiras carreiras, que eu chamarei de carreiras de fio duplos, você passará a tricotar apenas com um fio. No caso, escolhi seguir apenas com o fio cinza, para ficar mais neutro. Você vai abandonar o fio azul e continuar tricotando somente com a linha cinza.
Quando você tiver feito algumas carreiras de fio simples, você pode cortar o fio azul e dar um nó para não desfazer o trabalho, assim ó:
Quando você precisar recomeçar as carreiras de fio duplo, é só dar um nó usando as linhas azul e cinza, e seguir tricotando com as duas, como você fez nas primeiras carreiras do trabalho!
Quando um dos seus novelos acabar (já que você vai usar mais de um novelo de cada cor!), você precisa dar um nó simples entre a ponta do novelo antigo e do novelo novo. Super simples, olha:
Agora que você já fez suas 210 carreiras, é hora do arremate! Ele vai “fechar” todos os seus pontos e deixar seu trabalho com um acabamento super lindo! Siga os seguintes passos:
* fazer 2 pontos tricô
*colocar a ponta da agulha esquerda no primeiro ponto da agulha direita
* passar o primeiro ponto por cima do segundo ponto
* sobra apenas um ponto na agulha direita
*fazer um ponto tricô (agulha esquerda)
*passar primeiro ponto da agulha esquerda sobre o segundo ponto
* sobra apenas um ponto na agulha direita
*repetir até sobrar apenas um ponto na agulha direita
Pode tirar a agulha e dar um nó! Pronto!!
Como fazer a franjinha?
Pegue um objeto que irá servir de molde, para padronizar o tamanho das franjas, e enrole a linha nele.
Corte vários pedacinhos de lã do mesmo tamanho, assim:
Você vai amarrar as franjas de duas em duas, com um nó simples. A agulha de crochê serviu apenas para ajudar a passar as franjas por dentro de um ponto da última carreira do tricô. Você pode usar uma caneta fina também.
Daí, é só fazer isso até ter quantas franjinhas você quiser!!
Faça as franjas nas duas pontas do cachecol e pronto!!!!
Quem ficou ansiosa pro inverno chegar?? :3
#timecorvinal
Carol nasceu em 1991 e mora em São Paulo. Bióloga que queria ser de humanas, gosta de escrever sobre ciência mas mantém o caderninho de poemas sempre na bolsa.