22 de abril de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Aula básica de tricô – cachecol da Corvinal

Neste mês daquilo-que-não-deve-ser-nomeado, nós já presenteamos vocês com um tutorial de cerveja amanteigada e, agora, vamos finalmente realizar o sonho de introduzir vocês no fantástico mundo do tricô! Você não precisa gastar uma fortuna para ter algumas peças inspiradas em Harry Potter: nós ensinamos você a fazer seu próprio cachecol para arrasar no inverno.

Tricô com agulhas

FOTO 0

Como não amar a  Corvinal, a casa da maravilhosa Luna Lovegood? E o que poderia ser melhor do que fazer um cachecol lindo para se sentir integrante dessa casa?!  Vou ensiná-las a fazer uma peça super simples com agulhas de tricô, usando apenas duas cores de lã – azul e cinza escuro. É tricô pra quem quer começar, então não se assustem e não desistam na primeira tentativa. Tricotar é bom demais. Vamos ? Então vamos. Olha só do que você vai precisar para fazer um lindo cachecol com as cores da Corvinal:

FOTO 1

– Dois novelos de lã azul
– Dois novelos de lã cinza escuro
– Um par de agulhas de tricô (usei tamanho 12)
– Uma tesoura

Eu decidi fazer um cachecol mesclado com algumas partes em cinza e outras em cinza+azul. O primeiro passo é juntar a ponta das duas linhas, uma de cada novelo.

FOTO 2

Montagem dos pontos na agulha

Para montar os pontos na agulha, basta seguir esse GIF! Faça um revólver com sua mão esquerda;  no dedão, coloque a parte da linha mais próxima da agulha, e nos três dedos que ficam fechados coloque a parte da linha que dá para o novelo. Basta passar a agulha por baixo da linha que está presa no dedão, como no GIF 😉

GIF 1

Vamos colocar 20 pontos na agulha, isto é, você precisa ter 20 laçadinhas nela, ok? Vai ficar assim:

FOTO 3

Agora, vamos começar a fazer as carreiras, que são cada “camada” adicional de tricô. Basicamente, você vai passar cada um desses pontos que estão na sua agulha para a outra agulha.

Comece segurando a agulha montada na sua mão esquerda. Com a mão direita, segure a outra agulha. Este GIF vai te ajudar a entender o que deve ser feito:

GIF 2

Coloque a ponta da agulha direita dentro do primeiro ponto da agulha esquerda, passe a linha por cima da agulha direita (pela frente); passe a ponta da agulha direita por dentro dessa laçada que você acabou de dar e tire o ponto da agulha esquerda, deixando-o apenas na agulha direita. Parece difícil e complicado mas, depois que você pegar o jeito, é bem  simples! Quando você terminar esta carreira, troque a agulha de mão e repita os mesmos passos.

Você vai seguir fazendo isso pelo resto de todo tutorial! Para facilitar, mantenha uma folha de papel do seu lado para ir anotando o que você já fez. A “receita” deste tricô é:

* 30 crr tricô (linha dupla)
* 60 crr tricô (linha simples)
* 30 crr tricô (linha dupla)
*60 crr tricô (linha simples)
* 30 crr tricô (linha dupla)

No total, você fará 210 carreiras! Ufa!

Quando você acabar as trintas primeiras carreiras, que eu chamarei de carreiras de fio duplos, você passará a tricotar apenas com um fio. No caso, escolhi seguir apenas com o fio cinza, para ficar mais neutro. Você vai abandonar o fio azul e continuar tricotando somente com a linha cinza.

Quando você tiver feito algumas carreiras de fio simples, você pode cortar o fio azul e dar um nó para não desfazer o trabalho, assim ó:

FOTO 4 FOTO 5 FOTO 6

Quando você precisar recomeçar as carreiras de fio duplo, é só dar um nó usando as linhas azul e cinza, e seguir tricotando com as duas, como você fez nas primeiras carreiras do trabalho!

FOTO 7 FOTO 8

Quando um dos seus novelos acabar (já que você vai usar mais de um novelo de cada cor!), você precisa dar um nó simples entre a ponta do novelo antigo e do novelo novo. Super simples, olha:

FOTO 9

Agora que você já fez suas 210 carreiras, é hora do arremate! Ele vai “fechar” todos os seus pontos e deixar seu trabalho com um acabamento super lindo! Siga os seguintes passos:

* fazer 2 pontos tricô

FOTO 10

*colocar a ponta da agulha esquerda no primeiro ponto da agulha direita

FOTO 11

* passar o primeiro ponto por cima do segundo ponto
* sobra apenas um ponto na agulha direita
*fazer um ponto tricô (agulha esquerda)
*passar primeiro ponto da agulha esquerda sobre o segundo ponto
* sobra apenas um ponto na agulha direita
*repetir até sobrar apenas um ponto na agulha direita

FOTO 12

Pode tirar a agulha e dar um nó! Pronto!!

FOTO 13

Como fazer a franjinha?
Pegue um objeto que irá servir de molde, para padronizar o tamanho das franjas, e enrole a linha nele.

FOTO 14

Corte vários pedacinhos de lã do mesmo tamanho, assim:

FOTO 15

Você vai amarrar as franjas de duas em duas, com um nó simples. A agulha de crochê serviu apenas para ajudar a passar as franjas por dentro de um ponto da última carreira do tricô. Você pode usar uma caneta fina também.

FOTO 16 FOTO 17 FOTO 18 FOTO 19

Daí, é só fazer isso até ter quantas franjinhas você quiser!!

GIF 3

Faça as franjas nas duas pontas do  cachecol e pronto!!!!

FOTO 20

Quem ficou ansiosa pro inverno chegar?? :3

FOTO 21

#timecorvinal

Carolina Sapienza
  • Colaboradora de Relacionamentos e Sexo
  • Revisora

Carol nasceu em 1991 e mora em São Paulo. Bióloga que queria ser de humanas, gosta de escrever sobre ciência mas mantém o caderninho de poemas sempre na bolsa.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos