11 de julho de 2014 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Biscoitos rendados Havreflarn

Existe uma loja de móveis sueca, com filiais em todo o mundo, que vende algumas comidinhas tradicionais suecas. Um dia, após um passeio por lá, resolvi comprar uma caixinha de biscoitos de aveia bem fininhos: era como ter pequenos unicórnios dançando na minha boca. Fininhos, caramelizados, ricos. Na pressa, acabei esquecendo de anotar o nome – Havreflarn não é uma palavra constante no meu vocabulário, portanto os biscoitos acabaram esquecidos.

Meses depois, durante uma crise louca de TPM, necessitando urgentemente de doce, minha flatmate bate na porta de meu quarto com uma travessa de Havreflarns quentinhos, que ela havia acabado de fazer. Juro que quase chorei ao reencontrar aquelas rendinhas douradas e crocantes.

A melhor coisa sobre esse biscoito é que ele leva bem poucos ingredientes, então dá pra fazer com o que tem em casa. Você pode comê-los puros, ou com geleia. Eu gosto de fazer as coisas direito na vida, então recheei com chocolate derretido em uma bolinha de manteiga (pra não endurecer). Nutella também é uma ótima ideia 😉

Ingredientes

1/2 xícara de manteiga

1/2 xícara de açúcar

1 col. de chá de canela

1 xícara de aveia

2 col. de sopa de farinha de trigo

1 col. de chá de fermento

Recheio

1 barra de chocolate de 200g

Meia colher de sopa de manteiga

Como proceder:

Antes de tudo, separe todos os ingredientes, pra ter certeza de que tem a quantidade suficiente de tudo. Aqueça o forno a 180ºC.

0

Derreta a manteiga no microondas, tomando cuidado pra ela não ficar muito quente e explodir dentro do aparelho.

Feito isso, misture todos os ingredientes, fazendo uma espécie de farofinha. Essa massa não fica muito compacta mesmo, portanto não se assuste – ela se junta no forno e forma os biscoitos direitinho.

1

 

2

Forrando uma fôrma grande com papel manteiga, coloque bolinhas de massa beeeem pequeninas (mais ou menos uma colher de chá), com bastante espaço entre si.

3

Coloque para assar por 7 ou 9 minutos, até as bordinhas dourarem.

4

Assim que eles saem do forno, ficam meio moles, então espere uns dois minutos para retirá-los de lá. Depois retire com cuidado, porque eles são muito fininhos e delicados.

5

Para completar, derreti o chocolate. Depois, esperei os biscoitos esfriarem e os recheei, formando um sanduíche-íche.

Tadaaaam! Eis os biscoitos suecos mais maravilhosos do mundo!

6

 

Nicole Ranieri
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Vlogger

Nicole é Paulista de 22 anos, mas mora em todos os lugares e pertence a lugar nenhum. Estuda administração com foco em exportação mas é gente boa, não gosta de tomate mas é uma pessoa do bem, curte uma coisinha mal feita e não recusa jamais uma xicara de chá verde. Se fosse uma pizza, Nicole seria meia espinafre, meia cogumelo.

  • Helena Zelic

    meu deus eu quero muito comer isso

  • Mariana Fonseca

    meu deus eu quero muito comer isso [2]

  • Mariana Romariz Leivas

    Fiz hoje e ficou uma delícia! Obrigada pela dica!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos