26 de agosto de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Brigadeiro vegano de grão-de-bico germinado
IMAGEM6

Algumas experiências culinárias nos dão alegria, outras nem tanto, e assim, quando vemos uma receita diferente, realmente só testando pra saber se ela vale a pena ou não. Com esse brigadeiro de grão de bico foi assim: tinha a maneira fácil e fria, e a maneira quente e elaborada de se fazer. Eu preferi a forma fria, porque assim senti ter o alimento “vivo”. E a receita foi bem mais rápida, tirando é claro o tempo de germinação do grão-de-bico.

Então, para quem é vegano ou vegetariano, essa receita é uma mão na roda, porque além de ser bem mais saudável do que o brigadeiro tradicional, que geralmente leva muito de leite condensado e açúcar, ela pode ser feita apenas com o cacau de sua preferência, ou um chocolate em barra, mas eu adianto aqui que esse não se faz muito necessário. Além disso, como nós temos como base do brigadeiro o grão-de-bico, você vai estar também fazendo um alimento nutritivo, já que este é fonte de sais minerais, proteínas e vitaminas do complexo B, essenciais para os veganos e todo o resto do mundo. Ah, e o grão-de-bico também tem uma grande quantidade de amido, ou seja, nosso corpo usa ele como uma fonte de energia maravilhosa, e isso tudo com um teor bem baixo de gordura e colesterol. Só sucesso esse tal de grão de bico, viu?

Bom, passado o momento “Dicas da ex-nutri”, vamos colocar a mão na massa para fazermos esse brigadeiro do amor.

Os ingredientes que vamos precisar serão:

• 200 g de grão-de-bico (de preferência já germinado por 12hrs ou cozido em panela de pressão)
• 150g de cacau em pó
• 500ml mais ou menos de leite de coco (essa parte vai no feeling do momento, mas é bom irmos preparadas)
• 1 xícara de açúcar (mas, se você não quiser usar açúcar na receita, também não é obrigada!)

IMAGEM1
Como eu disse, uma boa ideia é deixar o grão-de-bico germinando por 12hrs. Assim você vai preservar melhor os nutrientes deles e começar a namorar sua receita horas antes dela sequer pensar em estar pronta.

IMAGEM2
Depois disso o processo é realmente simples, você coloca o grão-de-bico no liquidificador e vai adicionando calmamente o leite de coco. É importante adicionar aos poucos para você ter ideia da consistência que você deseja para o seu brigadeiro, por isso essa receita feita do modo “cru” é tão boa, pois a chance de “perdermos o ponto” é bem menor.
IMAGEM3
Em seguida, você adiciona o cacau. Pode colocar açúcar também, e uma barra de chocolate se você quiser, mas nessa receita eu usei apenas o cacau mesmo e provei para ver como tava. E já estava bom!

IMAGEM4
Tcharã! Não disse que era rápido? Se você quiser incrementar sua receita, é válido na hora que for bater os ingredientes colocar avelãs e/ou amêndoas para dar uma gourmetizada no brigadeiro. Mas, se não tiver como, o brigadeiro puro já é um sucesso! Aproveita aí!

IMAGEM7

Fabiana Pinto
  • Colaboradora de FVM & Culinária

Fabiana Pinto, negra e carioca. Graduanda em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro em tempo integral e, escritora de suas percepções e experimentações do mundo em seu tempo livre.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.