16 de outubro de 2015 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Cadê meu lápis azul? Um tutorial pra (tentar) se organizar

Sou virginiana com ascendente em sagitário, ou seja, eu tento ser organizada, mas falho miseravelmente. Já bolei tantos esquemas de organização que perdi a conta, tentei ter agendas, alarmes no celular, mas no fim eu sempre acabo me afogando em post-its e perdendo horários. 
Até que me vi morando sozinha e precisando aprender a organizar muito mais do que só o meu espaço; eu precisava administrar uma casa. É provável que uma boa parte de vocês leitoras um dia vá morar sozinha também. Pode ser logo, por causa da faculdade que é longe, ou pode demorar um pouco mais. De qualquer forma, se organizar às vezes é bom. Me ajuda não só em coisas práticas da vida, mas também é um jeito de ter menos preocupações e ter a cabeça mais livre pra pensar e fazer outras coisas. É um ótimo remédio pra ansiedade. 
Foi pensando nessas coisas de crescer, ter que assumir responsabilidades e aprender a se organizar que eu decidi ensinar a fazer um organizador pra mesa de paperkraft!

O que a gente precisa

Uma folha a4 de qualquer papel mais durinho
Régua
Esquadros (é opcional)
Cola
Tesoura ou estilete
Lapiseira
Borracha
Compasso (também dá pra fazer sem)
E tudo o que você achar que pode servir pra decorar… eu usei caneta nanquin e aquarela

FOTO001
Primeiro a gente vai dividir a folha, na orientação de paisagem, em 7 colunas. Uma com 1cm e as outras com aproximadamente 4,7cm. E depois em quatro linhas, duas com 0,75cm, uma com 12cm e o que sobrou a principio não importa.

FOTO002
Na penúltima coluna de 4,7cm a gente vai posicionar o compasso com uma ponta em casa extremidade e marcar dos dois lado aonde as curvas vão se cruzar. É nesse ponto que a gente vai ter um dos vértices de um triângulo equilátero, ou seja, um triângulo com os três lados iguais.

FOTO003

É nesse ponto também que a gente vai passar três retas, formando seis triângulos com 4,7cm de cada lado. Vai nascer um hexágono, essa figura de seis lados iguais.

FOTO005
Agora tem que desenhar as beiradas que vão auxiliar na hora de colar o nosso organizador. Eu não medi muito bem, mas acho que uns 0,7cm é suficiente. A gente vai precisar de mais espaços nos 5 lados que sobraram do hexagono, o resto já tá marcado com lapis. Em cada um desses espaços é preciso fazer um corte diagonal, pra encaixar com mais facilidade. E cortar o que sobrou. Vai ficar assim:

FOTO006
CALMA. Antes de dobrar a gente tem que decorar! É legal usar o lado contrário ao que está todo rabiscado com as marcações. O meu ficou desse jeito:

foto007
Agora é só dobrar, colar e esperar um pouquinho pra encher de coisas!

foto008
Pronto!

FOTO009
*~Dicas: dá pra fazer vários, de alturas e tamanhos diferentes e colar um no outro, tipo aqueles padrões de pisos. Também dá pra fazer quadrados, pentágonos, enfim, o que o seu coração mandar!~*

 

Bárbara Fernandes
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

Bárbara, 21 anos, vinte vividos na cidade de São Paulo até o dia da fuga pro sul numa tentativa falha de pertencer a algum lugar. Não sabe fazer decisões, medrosa além do normal, odeia usar sapato, sempre lê tudo o que está escrito nas embalagens, gosta de ficar conversando com os gatos e de tomar banho no escuro.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos