1 de setembro de 2017 | Ano 4, Edição #37 | Texto: e | Ilustração: Gabriela Sakata
Carta das editoras #37: Sensações
sensacoes-cartadaseditoras

No mês de setembro começamos um tema novinho da Capitolina para vocês: Sensações.

Sensação é uma reação física ou emocional do nosso corpo a qualquer ação do mundo ao nosso redor captada através dos sentidos (visão, tato, audição etc). Isso envolve não apenas um estímulo sensorial, mas também a sensibilidade e o sentimento. Por isso, fizemos um especial falando sobre como conhecer, explorar, e se apropriar de algumas sensações.

Para começar, a Vicky e a Mari (editoras organizadoras desse especial) vão contar um pouquinho para vocês sobre quais são as sensações preferidas delas <3

Vicky: Sempre me foi negado a questão do autocuidado, seja por ser mulher negra ou pobre, o que dificultava o acesso a essa questão e fez com que eu conhecesse e me preocupasse com isso muito mais tarde na minha vida. Hoje em dia, eu aprecio muito mais cuidar do meu corpo e da minha mente, e da sensação de bem estar que isso me proporciona. Desde separar um tempo no meu dia para ler um bom livro, até cuidar da minha pele com cremes específicos ou aquelas receitinhas caseiras maravilhosas. Nada melhor do que chegar em casa da aula e do trabalho e tomar um bom banho. Isso sempre me relaxa e me ajuda a ficar mais tranquila. Outra coisa muito legal que venho fazendo há pouco tempo é a meditação e alguns exercícios de yoga – como sofro de ansiedade, essas técnicas têm me ajudado muito em momentos de crises e tensão.

Mari: Quando tive depressão, a sensação que mais me marcou foi a de um grande isolamento e uma apatia profunda. Era como se eu tivesse perdido a capacidade de sentir, e isso era horrível. Por isso foi um alívio tão grande quando aos poucos fui voltando ter sensações. As minhas preferidas são a de aconchego e conforto, que sempre encontro numa caneca de chá quentinho, no cheiro do feijão da vovó ou no ronronar da minha gata quando ela se enrosca no meu colo. Mas como sou um paradoxo ambulante, também curto algumas sensações que me tiram dessa zona de conforto, como admirar uma tempestade de raios ou ouvir o rock melancólico desconcertante da banda Muse.

O grande lance das sensações é que, independente de serem agradáveis ou não, elas nos colocam em contato com o universo. E elas são um lembrete constante de que não vivemos isoladas.

Neste especial vamos falar de sensações do nosso corpo como o orgasmo; discutiremos a importância do autocuidado; vamos ter dicas de livros que nos despertam muitas emoções, além de quadrinhos incríveis e uma playlist recheada de músicas sobre o tema. Não deixem de contar para a gente quais as sensações preferidas de vocês também, e não esqueçam que agora é possível colaborar com a revista através da Capitomigas! Fiquem ligadas nas nossas redes e participem <3

 

Mariana Fonseca
  • Coordenadora de Saúde
  • Colaboradora de Literatura e do Leitura das Minas

Mariana tem 25 e se formou em medicina. Carioca, ama viver no Rio de Janeiro, mas sonha em voltar para a Escócia. É feminista deboísta e acredita que todo mundo merece chá.

Vicky Régia
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Se Liga
  • Coordenadora de Esportes
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Sociedade
  • Colaboradora de Educação

Vitória Régia tem 21 anos, estuda jornalismo e acredita no poder da comunicação para mudança social. É nordestina de nascimento, paulista de criação e carioca por opção. Adora conhecer diferentes culturas e é apaixonada pela arte de contar histórias. Dedica a vida a militância nos movimentos feminista, negro e LGBT e acorda todos os dias pensando em como mudar o mundo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos