8 de abril de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Descobrimos a receita perfeita de cerveja amanteigada

Fazemos parte de uma geração que sempre se pergunta “onde foi parar a minha carta de Hogwarts?”. Esse mundo mágico, incrível e sensacional nos conquistou há algum tempo e vai continuar fazendo parte das nossas vidas por muitos mais. Então, já que a gente não pode frequentar Hogsmeade todo dia, resolvemos trazer o mundo mágico até nós.

Lembro de sempre ficar me perguntando como seria o gosto da cerveja amanteigada enquanto lia os livros da J.K. Rowling. Séra que tinha gosto de manteiga? Ou mais de cerveja? Talvez fosse baunilham mas eu nem cogitava. Isso tudo se resolveu quando eu finalmente fui visitar o estúdio onde os filmes foram gravados, em Londres, e pude apreciar um dos principais quitutes de Hogsmeade. Tendo como base essa experiência, e fazendo umas pesquisas aí pela internet, fiz uma receita própria que definitivamente é 99% igual a que tomei lá! É doce, gente!

Ingredientes

200 ml de sorvete de baunilha
50g de açúcar mascavo
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada
300 ml de refrigerante de creme (que pode ser substituído por cidra sem-álcool de maçã ou qualquer outra bebida de maçã ou creme gaseificada. Acho legal ir testando com refrigerantes diferentes…vai que uma versão brasileira com guaraná fica boa?)

fig 1

Primeiro você vai deixar o sorvete ficar bem derretidinho, na temperatura ambiente praticamente. Assim como a manteiga, que se não estiver derretendo pode ser colocada no microondas por tipo 30 segundos. Misture o sorvete, a manteiga derretida, a noz moscada e a canela.

fig 2

Quando esses ingredientes estiverem bem misturados, você pode colocar o açúcar mascavo também. Nesse caso, eu escolhi adicionar o açúcar mascavo depois porque ele tem tendência a ficar bem mais empedrado aqui em casa.

fig 3

Depois de misturar tudo, você vai ter uma pasta bem homogênea com várias pintinhas dos temperos. Pegue a sua bebida gaseificada escolhida e jogue por cima disso tudo. É esse gás que faz a cerveja ter a espuma no final das contas.

fig 4

fig 4.2

O bom é deixar a bebida bem gelada, pra cerveja amanteigada ficar bem refrescante. Sirva num copo e se divirta! Essa receita dá para aproximadamente 2 copos daqueles de requeijão (aproximadamente 500ml).

fig 5

 

E aí? Para qual casa você vai oferecer seu drink?

Nathalia Valladares
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Ilustradora

Sol em gêmeos, ascendente em leão, marte em áries e a cabeça nas estrelas, Nathalia, 24, é uma estudante de Design que ainda nem sabe se tá no rumo certo da vida (afinal, quem sabe?). É um grande paradoxo entre o cult e o blockbuster. Devoradora de livros, apreciadora de arte, amante da moda, adepta do ecletismo, rainha da indecisão, escritora de inúmeros romances inacabados, odiadora da ponte Rio-Niterói, seu trânsito e do fato de ser um acidente geográfico que nasceu do outro lado da poça. Para iniciar uma boa relação, comece falando de Londres, super-heróis, séries, Disney ou chocolate. É 70% Lufa-Lufa, 20% Corvinal e 10% Grifinória.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos