Então, logo depois das nossas dicas do mês passado sobre aplicativos para poupar tempo, resolvemos bancar as advogadas do diabo e, bom, achar uns links que ajudem a perder tempo, nem que seja para dar uma “espairecida”: a boa e velha procrastinação. Tentamos fugir do óbvio, Candy Crush, 2048, Plants vs Zombies. A maioria dos sites está em inglês, mas nenhum deles exige muito diálogo, é só seguir a interface. Vamos lá 😉
Se você andou se concentrando demais em algo complicado, tipo matemática, eis aqui o antídoto. Esse é um Tumblr sobre animais. E eles estão bem vestidos. Mudar o foco para algo simples e fofo vai dar mais tempo para o seu cérebro processar todos aqueles logaritmos.
Honestamente, quem resiste a uma porquinha de roupinha florida? Não nós! Foto: divulgação na página.
Assim que você entra na página, toca um som de ondas batendo na praia e surge um timer para dois minutos. Durante esse tempo, não se pode encostar no mouse ou no teclado. Se você encostar, aparece uma mensagem de “FAIL” e o timer recomeça. Bom para quando se quer descansar, mas não há muito tempo.
3) Wikipédia – O jogo de Einstein
A Wikipédia não é bem um site específico para isso, mas falamos aqui de um jogo mais ou menos famoso na internet. Funciona assim: abra a Wikipédia. Clique no link de página aleatória. O objetivo é chegar até a página de Albert Einstein apenas clicando em artigos dentro do link.
Por exemplo, aqui abriu uma página sobre Chavinillo, um distrito peruano. Clicamos em Peru, achamos uma citação sobre colonizadores, clicamos em Alemanha e, dentro de Alemanha, na seção de Ciência e Tecnologia, achamos o link para Albert Einstein. Parece fácil, não é? Mas nem sempre.
Há quem sugira que existem níveis. Por exemplo, no nível “fácil”, o objetivo é chegar com a menor quantidade de cliques possível. No modo “normal”, deve-se chegar em no máximo cinco cliques. No modo difícil, datas e lugares não são permitidos e o limite é de quatro cliques. Aliás, voltar para a página anterior conta como clique, afinal, a intenção do jogo não é achar a rota mais rápida, mas ir desenvolvendo-a conforme se vai jogando.
Claro que ninguém está observando ou pontuando. Você pode jogar como quiser, inclusive trocando Albert Einstein por Demi Lovato.
2) Virtualnes
E, não, não esquecemos das nossas garotas gamers. Esse site permite jogar dezenas de jogos originais do SNES online. Assim que você se acostumar com os comandos do teclado, nem o Koopa Troopa mais violento vai conseguir te fazer parar.
Nosso favorito. Ache a vaca invisível. Quanto mais perto você está da vaca, mais rápido e alto a voz fala “cow”. Simples assim.
Luisa tem 22 anos e é gaúcha. É escritora mais do que universitária (Ciências Sociais na UFRGS). Usou o SNES do irmão escondida (era "coisa de menino") e teve um Game Boy Color cor de rosa. Além disso, gosta de informalidade, ler, cachorros, gifs e dormir. Tem um Tumblr, onde dá pra aprender mais dessa coisa "escritora", e Twitter, onde não dá pra aprender muita coisa.