12 de maio de 2015 | Estilo | Texto: | Ilustração: Laura Viana
Com que trança eu vou?

Amiga, sabe quando a gente encontra aquela coisa maravilhosa que deixa a gente se sentindo a moça mais linda do mundo? Então, eu encontrei, e a gente pode chamar de trança – ou por alguma variação, como box braid ou twist. Elas são ótimas para você que está entrando naquele momento de transição capilar para assumir seu afro e fica incomodada usando o cabelo com várias texturas diferentes, mas também são incríveis só para se sentir maravilhosa mesmo, então a gente preparou algumas dicas para você entender melhor:

 

Quais são os tipos?

Existem vários tipos de cabelos – alguns são mais pesados, outros mais leves, outros vêm com as pontas enroladas ou com fios sintéticos como lã, jumbo ou kanakelon. E cada estilo tem um nome diferente – ou seja, não, não é tudo simplesmente “trança” – que a gente mostra aqui com ajuda da maravilhosa Solange Knowles:

 

sknowles_gl_15jun1_PA

JUMBO: São bem grossas, e a melhor opção para quem não tem paciência de sentar horas para fazê-las.

 

185293751CA00012_EBAY_S_FUT

FINAS: Há quem diga que duram menos, e na hora de trançar vai demorar mais. 

 

6th Annual Roots Picnic

TWIST: É um tipo que é um pouco diferente da trança de verdade, como se fosse uma trança de duas pernas em vez de três, sabe?

 

beyonce

(essa aqui a Solange não teve, então pedimos uma ajuda pra irmã Beyoncé)

NAGÔ: são tranças feitas junto ao coro cabeludo, que podem cobrir a cabeça inteira ou só uma parte. Dá até pra fazer desenhos com elas. 

 

Solange-Knowles-Braids-Bun

PENTEADOS: Dá para fazer mais de 50, amiga, e usar até com a cabeça raspada.

Além de todos os modelos, ainda dá pra deixá-las coloridas, e é um arraso completo: dá para usar ruivo, loiro, combinar preto com alguma cor – as posssibilidades são infinitas, ou seja, você pode fazer praticamente um arco íris na sua cabeça.

 

E como cuidar?

Para as tranças durarem mais, amiga, você precisa dormir com uma touca, lavar dia sim, dia não, e não passar o shampoo diretamente na cabeça: em vez disso, use um borrifador com o shampoo misturado em água, que, assim, seu cabelo maravilhoso vai durar mais tempo.

Algumas tranças chegam a durar 3 meses e é preciso muito cuidado na hora de retirá-las, porque, se for feito da maneira errada, pode estragar bastante o cabelo.

 

Miga, a revolução não será alisada, e, se depender de mim, vai ser trançada também! Muito amor para a gente que quebra os padrões impostos pela sociedade e que se ama, seja com nossas tranças ou com nossos blacks e curtinhos.

E, por último, um link para você pirar um pouquinho em vários modelos:
http://iloveboxbraids.tumblr.com/

Tags: , ,
Andreza Delgado
  • Colaboradora de Escola, Vestibular e Profissão

Andreza Delgado, 19 anos, leonina e baiana da terra do cacau, é estudante de Letras mas não tão assim, gosta de astrologia porque acha que resume metade dos problemas dela com as pessoas, é militante do movimento negro, apaixonada por colocar ketchup em tudo que é comida , fala mais que os cotovelos e acha que vai mudar o mundo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos