2 de abril de 2015 | Edição #13 | Texto: | Ilustração: Mazô
Dicas culturais: Abril

A seção de dicas culturais é por onde indicamos os mais variados eventos para nossas queridas leitoras! É uma parte da revista que está em constante atualização para que as dicas sempre acompanhem o fluxo do mês. Então, não deixem de conferir as novidades que ainda estão por vir e, por agora, deem uma olhada no que já preparamos para vocês.

 

ARTES VISUAIS (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo)

 

Conversa – João Teófilo e Virgílio Neto (DF)

A Referência Galeria expõe desenhos e aquarelas dos artistas João Teófilo e Virgílio Neto. As obras têm como ponto de partida a figura da cabeça humana e retratam os limites da criação e da arte. No dia 18 de abril, às 17h, a galeria realiza um encontro com os artistas.

Onde: Referência Galeria | SQN 205 Bloco A, loja 9 – Asa Norte, Brasília.

Quando: até 28 de abril.

Quanto: grátis.

 

William Eggleston, a cor americana (RJ)

William Eggleston é um dos maiores nomes da história da fotografia do século XX. Suas famosas imagens coloridas apresentam o cotidiano e a paisagem das pequenas cidades e subúrbios do sul dos Estados Unidos, a região natal do fotógrafo, durante os anos 1960 e 1970.

Onde: IMS | R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro.

Quando: até 28 de junho.

Quanto: grátis.

 

Picasso e a modernidade espanhola (SP)

Com cerca de 90 obras, a exposição evidencia a influência de Picasso na arte moderna espanhola. Além de obras de Picasso, a mostra também conta com alguns de seus contemporâneos, como Miró e Dalí.

Onde: CCBB SP | R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo.

Quando: até 8 de junho.

Quanto: grátis.

 

It’s Not Personal, It’s Drag!” (SP)

A mostra apresenta trabalhos de Rafael Suriani, artista brasileiro radicado em Paris. Ao retratar drags – que ganharam fôlego com o reality de RuPaul – as obras de Suriani abordam questões de gênero dentro da arte de rua.

Onde: TAG Gallery | R. Líbero Badaró, 336, 3º Andar – Centro, São Paulo

Quando: de 4 a 18 de abril.

Quanto: grátis.

 

CINEMA (Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo)

 

14ª Mostra do Filme Livre (DF, RJ, SP)

A Mostra do Filme Livre (MFL) é a maior mostra brasileira de filmes independentes. Completando catorze anos, exibe mais de 200 filmes em cada edição. Neste ano, a mostra acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A programação completa está disponível neste link.

Onde: CCBB DF | SCES, Trecho 02, lote 22 – Brasília.

CCBB RJ | R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.

CCBB SP | R. Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo.

Quando: de quarta a segunda-feira, durante todo o mês.

Quanto: grátis.

 

Cinema e Rock’n Roll – III (MG)

A mostra conta com filmes cujas temáticas permeiam o universo musical, cultural e estético de diferentes gerações do rock. Serão exibidas obras como o documentário Um filme sobre Jimi Hendrix, Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, sobre David Bowie, e o filme Tommy, baseado no disco homônimo da banda britânica The Who. A programação completa está disponível neste link.

Onde: Cine Humberto Mauro | Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte.

Quando: até 9 de abril.

Quanto: grátis.

 

É Tudo Verdade (MG, RJ, SP)

O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade traz mais de cem títulos – em sessões gratuitas – a diversas salas de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. A programação completa com as salas, horários e sinopses dos filmes está disponível no site do festival.

Onde: em diversos locais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Quando: São Paulo e Rio de Janeiro, de 9 a 19 de abril | Belo Horizonte, de 27 de abril a 5 de maio.

Quanto: grátis.

 

Mostra Viagens no Tempo (SP)

Até o dia 17 de abril, o CINUSP Paulo Emílio apresenta uma seleção de filmes com narrativas que percorrem e envolvem viagens através do tempo. As sessões acontecem na Cidade Universitária, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, e no Centro Universitário Maria Antônia, às sextas-feiras, 20h, e sábados e domingos, às 18h e 20h, sempre com entrada franca. A programação completa está disponível no site do CINUSP.

Onde: CINUSP | R. do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04 – Cidade Universitária, São Paulo.

Centro Universitário Maria Antônia | R. Maria Antônia, 294, 1º andar – Centro, São Paulo.

Quando: até 17 de abril.

Quanto: grátis.

 

DANÇA (São Paulo)

 

Deslugares (SP)

O espetáculo Deslugares é uma das ações do projeto de ocupação artística do Grupo Musicanoar, na SP Escola de Teatro. Além dele, o projeto conta com diversas outras ações gratuitas, como intervenções urbanas e uma exposição fotográfica.

Onde: SP Escola de Teatro | Pça. Roosevelt, 210 – Centro – São Paulo.

Quando: dias 1, 2, 8, 9 e 10 de abril, às 21h30.

Quanto: grátis.

 

Aos Vencedores, As Batatas (SP)

A Fragmento Cia. de Dança, grupo paulista dirigido por Vanessa Macedo, vem circulando com o espetáculo Aos Vencedores, As Batatas em espaços descentralizados da cidade de São Paulo. Aos Vencedores, As Batatas é constituído por cinco solos elaborados pelas/os intérpretes-criadoras/es da companhia, iniciados a partir do estímulo do sentido e significado da palavra “ruptura”.

Onde: CCJ | Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 – Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo.

Quando: dias 9 e 10 de abril (quinta, às 16h30, e sexta, às 20h).

Quanto: grátis.

 

LITERATURA (São Paulo)

 

Sarau Carolina (SP)

Em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, mulher, negra, favelada e pouco estudada pelos cânones acadêmicos, este sarau é aberto a todos que tenham algo a dizer, os que fazem da poesia um canto de cultura e resistência, como essa mulher que hoje é inspiração para um movimento de literatura periférica.

Onde: Casa das Rosas | Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo.

Quando: 11 de abril, às 19h.

Quanto: grátis.

 

Ocupação Hilda Hilst (SP)

Na 22ª edição do programa Ocupação, centrado em personagens fundamentais da arte brasileira, a homenageada é a escritora Hilda Hilst. Até 21 de abril ficarão expostos registros, notas, desenhos e reflexões da escritora. Além do espaço expositivo, a Ocupação traz uma programação paralela. São quatro peças baseadas em textos de Hilda: A obscena senhora D; Osmo; O meu lado homem, Um minicabaré d’escárnio; e Matamoros.

Onde: Itaú Cultural | Av. Paulista, 149 – São Paulo.

Quando: até 21 de abril.

Quanto: grátis.

 

Múltiplo Leminski (SP)

Depois de passar por cinco cidades brasileiras – e atingir um público de 330 mil pessoas – a exposição itinerante Múltiplo Leminski chega a São Paulo. A mostra reúne mais de mil objetos originais entre fotos, livros, pinturas, poesias, vídeos e filmes do curitibano Paulo Leminski que, além de poeta, era músico e compositor, romancista, tradutor, publicitário… e judoca!

Onde: Caixa Cultural São Paulo | Pça. da Sé, 111 – Centro, São Paulo.

Quando: até 3 de maio.

Quanto: grátis.

 

MÚSICA (Rio de Janeiro, São Paulo)

 

Ocupação Arte Sonora (RJ)

A ocupação Arte Sonora toma conta do Castelinho do Flamengo para realizar atividades relacionadas ao som. As obras transitam entre instalações, objetos sonoros, vídeos e performances, que cruzam arte e som nas mais variadas direções.

Onde: Castelinho do Flamengo | Rua Buarque de Macedo, 158 – Flamengo, Rio de Janeiro.

Quando: até 26 de abril.

Quanto: grátis.

 

Marcelo Jeneci (SP)

Indicado ao Grammy Latino 2014 pelo seu segundo álbum, De graça, o paulistano Marcelo Jeneci se apresenta pelo Circuito São Paulo de Cultura, no Teatro Flávio Império, na zona leste da capital, região onde Marcelo nasceu.

Onde: Teatro Flávio Império | R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo.

Quando: dia 4 de abril, às 20h

Quanto: grátis.

 

Mombojó (SP)

Também pelo Circuito São Paulo de Cultura, a banda pernambucana Mombojó apresentará as novidades de seu novo álbum, Alexandre, e também as músicas que os tornaram conhecidos.

Onde: Teatro Martins Penna | Largo do Rosário, 20 – Penha, São Paulo.

Quando: dia 24 de abril, às 20h.

Quanto: grátis.

 

TEATRO/ PERFORMANCE (Rio de Janeiro, São Paulo)

 

Mostra RealizARTE (RJ)

A Arena Carioca Dicró promoverá a primeira edição da RealizARTE, mostra de teatro e intervenções artísticas. Durante abril e maio, grupos de teatro, dança e música ocuparão a programação do final de semana da Arena. Mais informações estão disponíveis neste link.

Onde: Arena Carioca Dicró | Parque Ary Barroso, Penha. Entrada pela Rua Flora Lobo.

Quando: todo sábado e domingo.

Quanto: R$10 (inteira)/ R$5 (meia entrada).

 

Terra Comunal (SP)

A exposição Terra Comunal – que já comentamos aqui na Capitolina – aborda a artista sérvia Marina Abramovi? sobre três aspectos de sua obra: o Corpo artista, referindo-se à presença de seu próprio corpo em suas performances; o Corpo público, que se torna evidente pela desconstrução dos limites entre performer e observador; e o Corpo estudante, que cria espaços de colaboração para artistas, pesquisadores e o público em geral.

Onde: SESC Pompéia | R. Clélia, 93 – Pompéia, São Paulo.

Quando: até 10 de maio.

Quanto: grátis.

 

OUTROS (Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo)

 

Comemorações de um ano da Capitolina

Em abril, a Capitolina completa um ano (de muitos!) e, para comemorar, muitos piqueniques serão realizados, contando com diversas atividades legais! Por enquanto estão definidos os eventos em Porto Alegre, no dia 11 (sábado); São Paulo, no dia 12 (domingo); e no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 (sábado e domingo).

Porto Alegre: na Praça do Dmae (R. 24 de Outubro, 200), dia 11 de abril (sábado), das 13h30 às 17h30.

São Paulo: no CCSP (R. Vergueiro, 1000), dia 12 (domingo), a partir das 12h.

Rio de Janeiro: no Parque Madureira (R. Parque Madureira), dia 11 (sábado), a partir das 11h;

e nos Jardins do MAM (Av. Infante Dom Henrique 85), dia 12 (domingo), a partir das 11h.

 

Curta O Gênero (CE)

O evento conta com um Simpósio Temático, mostras audiovisuais, rodas de conversa, apresentações teatrais (Gênero em Cena) e musicais, feiras artísticas e de livros – com a presença de palestrantes de grande renome –, além de convidados internacionais para debater gênero na contemporaneidade. A programação completa está disponível neste link.

Onde: Casa Amarela | Av. da Universidade, 2591 – Benfica, Fortaleza.

Quando: de 13 a 18 de abril.

Quanto: grátis.

 

Heleni Andrade
  • Colaboradora de Artes
  • Ilustradora

Minhas amigas me chamam de Leni. Estudo Artes Visuais mas tenho um pézinho no design. Gosto de navegar na internet, fotografar o mundão, cozinhar, descobrir músicas legais e fazer playlists.

  • Marina

    Olá, onde exatamente no ccsp será o encontro?

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos