3 de novembro de 2014 | Cinema & TV | Texto: | Ilustração:
Dicas de filmes para relaxar

Processed with VSCOcam with m5 presetIlustração: Bia Quadros

O último ano da escola é frequentemente um período corrido. Além de fechar um ciclo muito importante, é também um período cheio de incertezas: qual faculdade cursar, se vai pra faculdade ou não, o que fazer no futuro e quem sou eu são alguns dos milhões de questionamentos que adolescentes de 16/17 anos podem ter.

Mas no meio de tanta correria e provas, é preciso também ter alguns momentos de descanso e descontração. Algumas pessoas gostam de ficar apenas de bobeira, outras gostam de ler, andar de bicicleta ou sair com os amigos, nós aqui da coluna achamos que ver filmes e seriados é uma ótima maneira de tirar um tempo para descansar a cabeça do ENEM.

Essa lista é pra tentar fazer vocês relaxarem um pouco, mas se são gurias que não desligam a cabeça nem por um minuto pensando na prova, que as dicam fiquem pra próxima semana quando estiverem esperando os resultados.

Essa lista tem algumas das indicações de filmes e séries que nossas colaboradoras gostam de ver para relaxar:

Nossa revisora, Georgia, sugeriu o seu filme preferido: Um Grande Garoto (About a Boy, 2001). Baseado no livro do escritor inglês, Nick Hornby, e estrelado pelo então ator mirim desconhecido Nicholas Hoult (ou se tu preferir Tony do seriado inglês Skins), vemos a história de Will (Hugh Grant), um homem de meia idade que costuma ir à reuniões de pais divorciados a fim de arranjar mulheres. Num de seus casos, ele acaba por conhecer Marcus (Nicholas), com quem acaba desenvolvendo uma amizade;

Numa época não muito distante, a atriz Lindsay Lohan era não famosa apenas por suas controvérsias, mas também por protagonizar filmes que eram sucessos de bilheterias e que, de fato, eram muito bons. Produções como Confissões de Uma Adolescente em Crise (Confessions of a Teenage Drama Queen, 2004), Sexta-feira Muito Louca (Freaky Friday, 2003) e Meninas Malvadas (Mean Girls, 2004) são os melhores exemplos de como LiLo era a rainha adolescente dos anos 2000.  A indicação de filmes da Lilo é da Natasha, que ainda espera por uma volta glamorosa da atriz;

As colaboradoras da coluna são fãs de adaptações para televisão e cinema das obras da Jane Austen. Elas, por exemplo, acham que o Colin Firth é o pior Darcy, personagem do livro Orgulho e Preconceito e de acordo com a Nicole, o melhor é Matthew Macfadyen;

A Giulia indicou o seriado Freaks and Geeks de 1999. Apesar de ter tido apenas uma temporada, ele é considerado hoje um dos melhores seriados americanos sobre adolescentes. Passado nos anos 80, vemos dois grupos de amigos tentando sobreviver ao ensino médio. Lindsay Weir (Linda Cardellini) e seu irmão Sam (John Francis Daley), cada um com seu grupo, estão longe de ser os adolescentes mais populares da McKinley, mas isso não significa que a vida deles sejam imunes de muito drama e acontecimentos típicos da adolescência;

Grande Menina Pequena Mulher (Uptown Girls, 2003) foi indicado pela Amanda. Uma comédia sobre a relação de uma menina de oito anos (Dakota Fanning) e sua babá (Brittany Murphy). Molly (Murphy) nunca precisou se preocupar muito na vida, mas quando perdeu todo o dinheiro do pai falecido, precisou arrumar um emprego. Ray (Fanning) é uma menina que se preocupa demais com tudo e sempre foi criada por babás.  A relação delas é o guia do filme, de como apesar da diferença de idade, elas conseguem encontrar um tipo de conforto uma na outra;

Para terminar as sugestões, a indicação de Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (Sabrina, the Teenage Witch, 1996 -2003) é da Nicole. Seriado sobre uma adolescente que aos 16 anos descobre que é bruxa – assim como as mulheres de sua família. Se a adolescência já não fosse complicada o suficiente, descobrir ser bruxa pode não ajudar nada.

Esses são alguns de dezenas de filmes e séries que poderíamos sugerir para vocês. São filmes leves, mas tem gente que prefere outros tipos de gêneros para relaxar. O importante é você saber quais filmes gosta e se focar neles. Além do mais, desejamos a todas uma ótima prova.

Natasha Ferla
  • Coordenadora de Cinema & TV
  • Colaboradora de Estilo
  • Audiovisual

Natasha Ferla tem 25 anos e se formou em cinema e trabalha principalmente com produção. Gosta de cachorro, comprar livros e de roupas cinza. Gosta também de escrever, de falar sobre o que escreve porque escreve melhor assim. Apesar de amar a Scully de Arquivo X sabe que no fundo é o Mulder.

  • Nyah

    Oi oi, tenho lido algumas colunas de vcs, e achei maravilhoso tudo o que vcs escreveram. Parabéns, são ótimos textos e além disso são super interessantes. Acho que ganharam uma leitora, ou melhor, uma fã. beijinhos e continuem com o ótimo trabalho.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos