18 de dezembro de 2015 | Culinária & FVM | Texto: and | Ilustração:
Duas receitas diferentes para a sua ceia de Natal

Natal é aquele momento que você pensa: vou comer muito. Afinal, tem chocotone pra um lado, uva passa pro outro, farofa pra todos os lados. E, também, pra aturar tios chatos, só mesmo na base de muita comida gostosa! Com isso em mente, nós juntamos todas as nossas energias natalinas pra trazer pra você um jantarzinho gostoso e especial de natal!

Pro prato principal da ceia capitolínica nós resolvemos deixar os perus e os chesters em paz e trazer pra mesa a nova estrela do natal: a couve-flor!

COUVE-FLOR COM VINAGRETE DE LIMÃO E ERVAS (vegana!)
Ingredientes da couve-flor natalina:

– 1 couve-flor bem grande e uniforme!
– 1 colher (sopa) de azeite de oliva
– 1 pitada de sal

1
Ingredientes do vinagrete:

– suco de ½ limão (siciliano ou tahiti)
– 1 punhado de sálvia fresca (ou a erva fresca que preferir)
– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
– sal a gosto
– pimenta calabresa seca em flocos a gosto
– um punhado de ameixas secas
(quem quiser, pode trocar a ameixa seca por uva passa, mas trazer uva passa pra mesa de natal pode ser levemente polêmico hehe)

3

Primeiro, ligue o forno a 230 graus!

Depois é preciso limpar a nossa querida couve-flor: passe água nela pra tirar as sujeiras (bem delicadamente, couve-flor é um vegetal frágil!) e corte as folhas.

É preciso também cortar fora o caule da couve-flor, só assim ela vai ficar parada bonitinha na assadeira (além do caule ser duro e difícil de comer!). Quando for cortar o caule, lembre-se de fazer isso em formato de cone, para não ter riscos de cada florzinha se soltar! Assim ó:

2

Tá quase na hora de colocar no forno!

Após limpar, passe azeite na assadeira e em toda a superfície da couve-flor, e lembre-se de espalhar bem! Pra ser mais prático, eu coloquei azeite na minha mão e fui passando bem suavemente na couve-flor! Tipo uma massagem mesmo – assim você transfere amor pra comida ?

Assim que a couve-flor estiver coberta de azeite é só colocar na assadeira e levar pro forno!
Ela vai ficar lá por, em média, uma hora, uma hora e meia… lembre-se de ficar olhando para não ter risco de queimar! Quando ela estiver dourada e com cara de crocante, tá na hora de tirar do forno!

Enquanto a couve-flor estiver no forno, vamos fazer o vinagrete.
Corte o limão no meio e esprema o seu suco numa vasilha. Corte algumas folhas de sálvia em pedacinhos pequenininhos e misture junto com o limão.

4
Junte o azeite, o sal e a pimenta e misture bem! Tá pronto! Simples, né?

5

Quando a couve-flor estiver no ponto certo, retire do forno e dê um banho de vinagrete nela! Até tudo ficar beeeeem molhadinho. Tá valendo salpicar mais pimenta calabresa em cima, pimentinha é sempre bom! E, por último, jogue as ameixas em cima!

6

Bonita e muito gostosa! Com farofa então! Huuuuuuuum!

E agora passamos pra sobremesa: BOLINHO CHOCOTONOEL

O primeiro passo desse bolinho de chocolate e morango natalino é fazer a massa do bolo… você pode preparar em casa com uma receita própria ou pode comprar as aquelas massas pré-prontas que vendem em mercado (eu usei essas).
Você vai precisar de:
– 300ml de leite
– massa pré-pronta de bolo ou chocomousse de chocolate
– chantilly em pó
– 3 ovos
– forminha para os bolinhos
– e saquinho para o chantilly

11
O primeiro passo é a massa de bolo, no caso desse chocomouse pré-pronto é bem fácil. Basta misturar o leite, os ovos e o conteúdo do pacote e bater por um tempo. Você pode bater bastante até ficar consistente.

12
Depois você passa para a forminha e deixa no forno por meia hora aproximadamente. Fica assim:

15

Nesse momento você pode preparar os morangos e o chantilly. Fazer o chantilly é igualmente simples. Só é preciso 100ml de leite gelado e um braço ou batedeira bem dispostos. Você coloca o conteúdo do pacote em um recipiente, mistura com o leite e bate… mas assim, tem que bater muito mesmo! No caso de batedeira por uns 4 minutos na potência máxima e, no caso de braço… até cansar! Ou até obter a consistência desejada. Depois disso é só reservar na geladeira e cortar os morangos.

1617
A ideia dos morangos é que eles fiquem como gorrinhos de Papai Noel, então só utilizaremos a parte de cima do morango.

14
Depois de tirar o bolo do forno é hora de confeitar! Para isso você precisa pegar seu chantilly e colocar no saquinho especifico de confeiteira… se você acharque isso está dando muito trabalho, também super rola pegar aqueles chantillys prontos de mercado, só é mais caro!

18
Daí é só montar… chantilly na borda + gorro de morango + gota de chantilly em cima e tcharã!! Um bolinho choconoel!

19

Dora Leroy
  • Coordenadora de Quadrinhos
  • Ilustradora

Dora Leroy tem 21 anos e acredita que o universo é grande demais para não existir outras formas de vida inteligente por aí. E, enquanto espera uma invasão alienígena acontecer, gosta de ler livros que se passam em universos mágicos e zerar séries do Netflix.

Fabiana Pinto
  • Colaboradora de FVM & Culinária

Fabiana Pinto, negra e carioca. Graduanda em Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro em tempo integral e, escritora de suas percepções e experimentações do mundo em seu tempo livre.

  • Viih

    Parece delicioso vou tentar dps

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos