15 de fevereiro de 2017 | Se Liga | Texto: | Ilustração: Heleni Andrade
Em fevereiro… tem hits de carnaval!

Tudo começou há um tempo atrás na ilha do sol… Às vezes é impossível tirar algumas músicas da cabeça, né? Fica ainda mais difícil quando a música em questão surge todo ano como trilha sonora do nosso Carnaval.

O Carnaval era conhecido como a “festa do adeus à carne”. Na tradição cristã a Quarta Feira de Cinzas dá início à Quaresma. Conforme o tempo passou o Carnaval foi perdendo esse lado religioso e hoje em dia é uma grande celebração da alegria, com desfiles, blocos de rua, fantasias, confete e muita música.

No Brasil a festa possui ritmos característicos – que costumam variar de acordo com o local – como o maracatu, frevo, axé, samba e, é claro, as marchinhas. As marchinhas de carnaval surgiram mais ou menos no fim do século XIX. A primeira marchinha reconhecida, “Ó Abre Alas”, foi composta em 1889 por uma mulher: Chiquinha Gonzaga. Se você se interessa pela história das marchinhas, já falamos um pouco sobre elas aqui na Capitolina! 

Gostando de festejar ou não, as músicas que mais tocam nesses dias de folia ficam na nossa memória por meses – ou até mesmo anos! É o caso das músicas da nossa playlist de Carnaval. De Chico Buarque a Banda Eva, passando pelo frevo e samba, escolhemos músicas que consideramos hits dessa grande festa e nos fazem botar nosso bloco na rua – ou simplesmente afastar o sofá da sala – e dançar muito.

 

 

E você, quais seus hits de Carnaval favoritos? Conta pra gente nos comentários!

Heleni Andrade
  • Colaboradora de Artes
  • Ilustradora

Minhas amigas me chamam de Leni. Estudo Artes Visuais mas tenho um pézinho no design. Gosto de navegar na internet, fotografar o mundão, cozinhar, descobrir músicas legais e fazer playlists.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos