29 de dezembro de 2015 | Colunas, Educação, Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração: Laura Athayde
Escolas ocupadas, ENEM feminista, studyblrs… ufa! 2015 em retrospectiva
pg 1 quadrinho escolas p capitolina

2015 foi tão… intenso que até parece que durou 24 meses! Difícil foi elencar os “TOP 5″ eventos do ano, já que muita coisa (ruim e boa) aconteceu, né? E, se as coisas foram agitadas aqui na Capitolina (cof cof lançamento do livro cof cof) como um todo, em EVP não poderia ter sido diferente.

Num esforço de tentar incluir o máximo de coisas importantes/marcantes/necessárias do ano dentro do escopo “escola, vestibular e profissões”, fizemos uma lista com alguns textos da editoria publicados em 2015. Mas vocês estão mais do que convidadas a explorar as pautas que ficaram de fora da lista! Agora vem com a gente:

1) Escolas ocupadas

Não poderia ficar de fora um dos eventos mais debatidos no ano: as ocupações em cerca de 170 escolas na capital paulista e outras dezenas em cidades da Grande São Paulo e até em outros estados. Um movimento espontâneo e autônomo, protagonizado por crianças e adolescentes de não mais do que 18 anos, que se organizaram para impedir o  fechamento de diversas unidades, anunciado pelo governador Geraldo Alckimin. Depois de muitos protestos e uma linda demonstração de força e luta dos estudantes secundaristas, o decreto foi temporariamente revogado. Leia mais aqui e aqui.

2) A escola precisa ser um ambiente inclusivo e seguro

Não é exclusividade de 2015 o debate sobre a necessidade de maior inclusão nas escolas, que precisam se tornar um espaço seguro paras as minorias. Precisam, porque elas ainda infelizmente não são. Neste ano, falamos aqui em EVP sobre revenge porn e a escola, direitos das pessoas transexuais e a importância das adaptações nos espaços físicos de estudo para pessoas com deficiência.

3) O que é “sororidade” e outros termos mais

Percebendo (e vivenciando) a dificuldade de muitas meninas dentro do movimento feminista em entender alguns “jargões” frequentemente usados em discussões, campanhas e memes nas redes sociais, fizemos um pequeno glossário de ~*~*termos*~*~ do feminismo para deixar essa linguagem toda (com muitos termos em inglês, infelizmente) mais acessível.

4) Studyblrs? É de comer?

Novamente para desvendar o significado de uma moda gringa, nós em EVP fizemos um guia para vocês descobrirem o “incrível mundo dos studyblrs”, uma mágica espécie de agenda/caderno que te ajuda a organizar os estudos (e, se bobear, as finanças, os rolês, os pensamentos…)

5) ENEM feminista

Um dos assuntos que mais deu o que falar no ano foi o tal do ENEM ~feminista~. Com direito a questões com Simone de Beauvoir e redação que propunha a discussão sobre a violência contra a mulher, listamos o melhor (e também o pior) da prova deste ano.

 

 

 

Gabriella Beira
  • Coordenadora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Gabriella Beira é formada em Relações Internacionais e, como qualquer "internacionalista" (é assim que se chama a pessoa que estuda RI), quer conhecer o mundo todo e, se possível, mudar o mundo. Gosta muito de falar sobre educação, cultura, sociedade e feminismo, mas seu hobby mesmo é jogar Plants vs Zombies. É impaciente, procrastinadora, irmã mais velha e aluna mediana.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos