7 de julho de 2014 | Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração:
Especial Férias: se divertir em casa

WP_20140706_001 (1)Ilustração de Clara Browne.

Férias é aquela época delícia em que a gente pode acordar a hora que quiser e não tem nenhuma obrigação. Além de ser muito bom esse tempo para se permitir não fazer nada, esse período sem aulas e horários também é bom para você se organizar para começar o próximo semestre preparada para passar de ano sem crise. Por isso, nós da coluna de EVP resolvemos fazer esse especial de férias, com listas de ideias para se divertir no tempo livre e também com dicas de como se organizar para o semestre que vem! Preparem-se para um mês de julho recheado de mil ideias gostosas para você não ficar de bode durante 31 dias.

Para começar, então, essa temporada, nada melhor do que dicas do que fazer para relaxar (ainda mais depois do estresse das provas finais). Assim, ficam aqui algumas ideias de coisas legais para fazer em casa sem gastar muito dinheiro:

Lista de coisas legais para fazer em casa gastando pouco dinheiro:

 

  • Faça maratona de séries e filmes

Nas férias você pode ver cinco episódios seguidos da sua série preferida sem culpa. Você finalmente tem tempo para conhecer aquela série ótima que todo mundo fala, mas você ainda não tinha conseguido acompanhar, como Girls e My Mad Fat Diary . Eu recentemente aproveitei um feriado e vi toda a segunda temporada de Orange is the new black em quatro dias, foi maravilhoso (porém muito intenso e sonhei demais com prisão). Também é legal fazer uma maratona de filmes. Geralmente escolho um tema, por exemplo, musicais, e então penso em pelo menos três filmes desse gênero que eu goste muito, tipo, Dirty Dancing, Hair e Hairspray. Se você estiver sem inspiração, dá uma olhada nessa matéria que a Lorena  escreveu com ótimas sugestões de filmes e séries. Se suas amigas também estiverem de bobeira, chame-as para a maratona com você!

 

  • Aprenda a cozinhar comidinhas deliciosas

Para acompanhar uma maratona de séries ou filmes é fundamental bastante comida gostosa. É claro que você pode comprar chocolates e biscoitos no mercado, mas é bem mais divertido quando você mesma prepara algo diferente e as férias são um ótimo momento para aprender a cozinhar! Se arriscar na cozinha é divertido e aprender a fazer uma comida que você goste é também um gesto de autonomia. Aproveite esse tempo livre para experimentar algumas receitas (e se der errado, tudo bem, faz parte). Na coluna de Faça Você Mesma temos várias receitas fáceis fáceis pra você começar:

http://www.revistacapitolina.com.br/por-que-nos-amamos-fazer-nos-mesmas/

http://www.revistacapitolina.com.br/nossas-primeiras-e-infaliveis-receitas-continuacao/

http://www.revistacapitolina.com.br/receita-de-sonho-de-comer/

 

  • Tire um dia só para se curtir

Escolha uma mixtape relaxante, toma aquele banho demorado e faz esfoliação, máscara fácil, hidratação no cabelo, massagem… É bem legal brincar de spa em casa, porque é tudo mais confortável e barato, nessa matéria a Luiza ensinou a fazer duas máscaras, uma esfoliante e outra hidratante.

Você também pode aproveitar para fazer algo diferente e mudar o visual, por exemplo pintar uma mecha de cabelo! Nesse tutorial a Beatriz Trevisan ensina como é fácil colorir seus cabelos!

 

  • Comece a escrever um diário (e, melhor, faça seu próprio diário)

As férias podem ser um bom momento pra você passar mais tempo sozinha, pensar e escrever. Ter um diário (e melhor ainda, fazer seu próprio diário) é um jeito legal de começar a se expressar!

 

  • Reúna os amigos

Não é porque você vai ficar em casa que precisa ficar sozinha, né? Cozinhar e ver filmes é sempre mais divertido em companhia! Chame seus amigos que estão na cidade para ir na sua casa e, mesmo que vocês acabem não fazendo nada, sempre vale a companhia de pessoas queridas.

 

  • Conheça melhor alguém da sua família

Você já parou pra pensar que sua tia não é só sua tia? Que sua mãe já teve sua idade e cometeu erros terríveis? Que seu avô pode ter muitas histórias para contar sobre quase todo mundo de sua família? Estamos acostumadas a olhar as pessoas ao nosso redor de acordo com a relação que temos com elas e nos esquecemos de toda uma vida que passa longe desses laços. Tentar sair da rotina nessas convivências familiares e conversar mais com seus parentes pode ser uma grande descoberta. E isso pode se dar conversando com a sua avó assim como abrindo uma caixa de fotos antigas.

 

  • Descubra o prazer de fazer nada

Ultimamente nos preocupamos o tempo todo em produzir algo ou pelo menos “aproveitar” o tempo. Às vezes, parece que não fazer nada é sinônimo de tédio, mas não precisa ser assim: o ócio é bom e importante. Deite (na grama, na areia, no tapete do quarto, tanto faz) e encare o teto, pode ser acompanhado de música, mas não se preocupe em escolher, coloque uma mixtape aleatória, fique longe do celular ou de qualquer ocupação, enfim, deixe rolar. Você pode acabar dormindo ou ter vários insights, tanto faz, também pode subitamente ter vontade de desenhar,  escrever, fazer colagens ou tocar violão… Realmente não importa, desde que você faça essas coisas sem ter planejado, sem alguma finalidade ou utilidade. Não fazer nada é um ótimo modo para descobrir o que você quer fazer.

 

  • Aventure-se nas artes

Agora não é pra se cobrar. Nada de olhar o papel em branco e ter pânico dele. Ao contrário: olhe para ele e deixe as mil possibilidades rolarem. Mexer com tinta, nanquim, aquarela, colagem, giz, tinta guache, carvão… Deixe sua criatividade solta e divirta-se! Terminar um dia com mãos sujas de tinta é sempre mais gostoso. Quem sabe você não descobre uma nova paixão?

 

  • Se jogue no jogo!

Todo mundo adora jogos de tabuleiro, de cartas, com tempo cronometrado – até porque sempre lembram aqueles dias de praia com chuva. Então, por que não chamar os amigos para se divertir um pouco? Escolham seus jogos preferidos – de Twister a War, de Detetive a Imagem e Ação, de Buraco a Banco Imobiliário – e façam uma (ou quantas quiserem) divertida partida! Com direito a bebidas e comidas gostosas e muuuuuita risada.

Agora não dá mais pra reclamar que ficou em casa nas férias, não é?! Deixa de lado o mau-humor e se divirta! E, claro, se você tiver outra dica de coisas legais para fazer em casa, conta pra gente nos comentários.

Taís Bravo
  • Colaboradora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Artes
  • Vlogger

Taís tem 25 anos e passa os dias entre livros, nas horas vagas dá lições sobre selfies para Kim Kardashian e aprende sobre o que foi e não quer ser com Hannah Horvath. Feminista deboísta, acredita no poder das sonecas, das migas e do mar acima de todas as coisas.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos