11 de outubro de 2015 | Música | Texto: | Ilustração: Jordana Andrade
Esta música me faz lembrar de você

Acontece. Lá está você ouvindo rádio no ônibus e começam os primeiros acordes. Seu coração acelera e sua respiração fica ofegante.  Sem querer, sua mente se transporta para aquela situação, aquele momento. O cheiro da pessoa, o ambiente físico não está mais lá! Agora seu pensamento está no passado, enfurnado no cérebro, aquele órgão que guarda nossas lembranças.

Então, depois de dias, a música toca novamente, desta vez em outro lugar. Sim, a pessoa está contigo, cantando cada verso da canção que ecoa no seu ouvido. Esta é a música da pessoa. A música que te faz lembrar de toda uma história, uma lembrança sem querer da existência dela.

A música pode aparecer em diversas situações. Numa festa, alguém te mostrando tal banda, uma trilha sonora de namoro, uma piada interna… A música não é escolhida por um acaso, é ao acaso. Ela é escolhida, nos escolhe, nos junta. Às vezes nem é nossa música favorita, mas por nos fazer recordar daquele momento nos faz bem.

A música também nos faz lembrar de situações. Certa vez, num término de namoro, eu ouvia I know It’s Over, do Smiths, e por hoje, ao escutá-la, recordo da vez em que fiquei triste e desacolhida sem a tal pessoa. Ou quando num grupo de amigos, ao tocar Show Me The Meaning Of Being Alone, do Backstreet Boys, todos cantaram como se estivessem num karaokê. Minha última epifania  aconteceu ao Lá vem o alemão, do Mamonas Assassinas e lembrar do meu namorado cantando-a num karaokê. Veja, não tem lógica ou romantismo. Apenas acontece. Aconteceu. E assim me lembro.

E para você? Qual música te faz lembrar de um bom/mau momento?

Bia Quadros
  • Coordenadora de Música
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo
  • Ilustradora

Bia na verdade é Beatriz e tem 20etantos anos. É do RJ, nunca saiu de lá e é formada em Artes Visuais. Transita entre ilustrações, pinturas, textos, crianças e frustrações. Tudo que está ligado a arte faz, sem vergonha e limite. Já fez algumas exposições, já fez algumas vitrines, vive fazendo um monte de coisa. Uma Metamorfose Ambulante.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos