30 de dezembro de 2014 | Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração: Beatriz Leite
EVP em retrospectiva

2014 chegando ao fim e o ritmo é ritmo de festa. Hoje em EVP, vamos fazer uma lista no estilo “TOP *insira um número aqui*” para relembrar algumas coisas que rolaram na nossa querida coluna de terça-feira! Sintam-se mais do que convidadas, aliás, para explorar as pautas que ficaram de fora.

Especial de férias

Em primeiro lugar, aproveitando as férias de verão, que tal dar uma conferida no nosso Especial de Férias? Um combo de posts com dicas de atividades para se divertir, tanto ficando em casa, como saindo com a galera. Você pode checar tudo aqui, aqui e aqui. Tem até tutorial de como pintar o cabelo e sugestões de passeios inusitados! Adapte as atividades para o verão, adicionando coisas como fazer seu próprio sorvete. A ideia é não ter regras, ou, na verdade, a regra é uma só: se divertir.

Recuperação

Fim do ano também é sinônimo de fim de período letivo, mas nem sempre: tem vezes que rola aquela chata da recuperação no colégio – ou, para quem já está na faculdade, aquela greve que estende seu semestre até o Carnaval. Mas estamos aqui para te dizer “tudo vai ficar bem” com este texto da Clara. Vale a pena dar uma lida e já manter como um mantra para o semestre que se aproxima.

Nome social

Para muitas de nós, talvez a transexualidade e os direitos das pessoas trans possam ainda ser um pouco desconhecidos, já que as mídias tradicionais quase nunca os abordam ou o fazem de uma forma que deixa a desejar. Com uma série de textos, a nossa colaboradora trans, Maria Clara, nos ajuda a compreender melhor estes temas, quase que uma leitura obrigatória. Que tal começar pelo texto sobre nome social?

Sororidade

O ambiente escolar pode ser bastante complicado para as garotas. Também pudera: desde cedo somos incentivadas a manter rivalidade com nossas colegas e competir sempre com elas. Esse é o mundo retratado no colégio de Meninas Malvadas. Mas será mesmo que tem que ser assim? Nesse texto falamos um pouco sobre esse contexto de rivalidade e a opção que temos a ele: a sororidade.

Planos

Nenhuma época é mais propícia para fazer planos do que final/começo de ano, não é? Aliás, todo recomeço traz aquele friozinho de ansiedade na barriga, porque nunca sabemos o que nos aguarda – mas queremos, a qualquer custo, descobrir. Então aqui vão dois textos que podem ajudar na hora de fazer planos e lidar com a ansiedade que as coisas novas trazem.

*****

Aproveitamos para ser piegas um pouquinho hehe e agradecer por estarem juntas com a gente nesse projeto de construir a Capitolina no dia a dia. Que juntas cresçamos cada vez mais em 2015! E ah, contem para gente o que vocês gostariam de ver aqui em EVP no ano que chega 🙂

 

 

Gabriella Beira
  • Coordenadora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Gabriella Beira é formada em Relações Internacionais e, como qualquer "internacionalista" (é assim que se chama a pessoa que estuda RI), quer conhecer o mundo todo e, se possível, mudar o mundo. Gosta muito de falar sobre educação, cultura, sociedade e feminismo, mas seu hobby mesmo é jogar Plants vs Zombies. É impaciente, procrastinadora, irmã mais velha e aluna mediana.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos