10 de junho de 2017 | Colunas, Relacionamentos & Sexo | Texto: | Ilustração: Sarah Roque
Fala que eu te escuto!
fala

Às vezes queremos perguntar alguma coisa para alguém e não sabemos direito para quem perguntar, né? Por isso resolvemos começar uma coluna de conselhos na Revista Capitolina! Você pode perguntar o que quiser sobre relacionamentos e sexo aqui. Sua identidade não será revelada e seu segredo está seguro entre nós! Só não podemos responder questões de saúde – essas devem ficar para profissionais da área. A coluna será publicada na primeira semana de cada mês.

PERGUNTA: Oi, tenho 17 anos, sou de SP! Queria saber se eu preciso e como eu faço pra usar camisinha com a minha namorada. Sei que sexo entre mulheres também passa DST, mas nunca encontro camisinha vaginal e não sei se faço sem ou se tenho que deixar de fazer por não ter. Obg, bjs!

RESPOSTA:  Olá querida. Sabemos que infelizmente temos poucas informações sobre sexo seguro entre mulheres cis, por isso é muito importante sua pergunta. O indicado é sempre procurar sua ginecologista para tirar suas dúvidas, mas vamos indicar algumas coisas básicas para se proteger das DSTs e fazer sexo seguro. É essencial também que você converse sempre com sua parceira sobre proteção e sexo, isso pode ajudar na prevenção e a garantir um sexo mais seguro

  • Lavar as mãos e cortar as unhas: A gente sabe desde pequena a importância de lavar as mãos para comer,  mas ninguém fala que é essencial lavarmos as mãos antes e depois de fazermos sexo. Principalmente quando fazemos sexo entre garotas e usamos muito nossas mãos. Além disso, cortar as unhas evita o acúmulo de bactérias entre elas.
  • Use camisinha: As mulheres cis devem usar a camisinha feminina que devem estar disponíveis em qualquer posto de saúde. Se informe e use camisinha.
  • Lave os brinquedos: Se for usar brinquedos sexuais é importante sempre lembrar de lavá-los com sabonete. E  de usar camisinhas nos brinquedos. Sim, é muito importante usar camisinha neles também.
  • Cuidados: É preciso ter cuidado ao transar menstruada, usar roupas íntimas e toalhas de banho da parceira.

Para mais informações sobre como usar a camisinha feminina ou vaginal esse tutorial é bem didático. 

Outros links interessantes:

SOCORRO, CRESCEU UMA COISA ESTRANHA NA PPK! – O QUE SÃO DSTS?

[SÉRIE VISIBILIZAR] 10 RESPOSTAS A 10 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LÉSBICAS

HPV: SE CONSCIENTIZANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO.

Tags:
Vicky Régia
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Se Liga
  • Coordenadora de Esportes
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Sociedade
  • Colaboradora de Educação

Vitória Régia tem 21 anos, estuda jornalismo e acredita no poder da comunicação para mudança social. É nordestina de nascimento, paulista de criação e carioca por opção. Adora conhecer diferentes culturas e é apaixonada pela arte de contar histórias. Dedica a vida a militância nos movimentos feminista, negro e LGBT e acorda todos os dias pensando em como mudar o mundo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos