4 de novembro de 2014 | Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração: Ana Maria Sena
Guia da tranquilidade para vestibulandas

Poucas coisas são mais estressantes do que provas do vestibular. É quase insano – para não dizer bastante injusto – que uma prova tenha um peso tão decisivo. Pensando nisso, nós resolvemos fazer um guia da tranquilidade com dicas e mantras para te ajudar a manter a calma antes, durante e depois das provas.

 

O que você precisa saber/afirmar antes tudo: Sua vida vai além do vestibular.

Esse é o mantra essencial para ser uma vestibulanda deboísta. É claro que o vestibular é muito importante, mas seu resultado não define quem você é ou será. Há toda uma vida que é só sua e não diz respeito à escola, notas e futuro profissional. O mundo é enorme, não se reduza a uma avaliação, não coloque sua saúde mental e física em jogo por isso. Respire e repita, é só uma prova – uma prova muito importante, mas só uma prova.

 

O que fazer antes da prova:

  • Use florais!

A terapia à base de florais, embora não seja considerada um tratamento médico oficial, ajuda muitas pessoas a se sentirem mais calmas e menos angustiadas. Então, se você sofre com a ansiedade do vestibular, vale tentar! O ideal é tomar os florais ao longo da semana anterior a prova ou nos momentos em que se sentir mais nervosa. Você pode encontrar florais em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais.

  • Escute músicas motivacionais!

Escute – ou faça sua própria – playlists com músicas animadas para te deixar mais confiante! E, claro, aproveite para dançar até o nervosismo passar.

  • Se organize!

No dia anterior à prova, escolha sua roupa, arrume sua bolsa, separe seus documentos, os lanches, o estojo… Se você deixar tudo organizado, já se livra da paranoia de esquecer alguma coisa importante e também é menos uma preocupação no dia da prova.

  • Se distraia!

Estudar na véspera da prova não vai te ajudar, pelo contrário, é possível que te deixe mais ansiosa e cansada. Já que a prova vai te exigir muita concentração, o ideal, no dia anterior, é se manter distante de qualquer assunto que envolva vestibular. Relaxe e deixe sua cabeça mais leve! Eu, como ansiosa declarada, sei que isso é bastante difícil, por isso pensei em algumas dicas:

Saia por aí! Pode ser à pé, de bicicleta, skate, patins… Se movimentar é ótimo para desanuviar as ideias e cansar o corpo (o que, de brinde, ainda te ajuda a dormir mais rápido!).

Cozinhe e aproveite comidinhas boas! Porque, nesse caso, tá permitido, sim, descontar as emoções em comida, afinal, brigadeiro é terapêutico. Só tome cuidado para que isso não se transforme um hábito ruim, ok?

– Veja filmes e séries que te levem para outra realidade. Nada melhor para esquecer de si mesma do que fazer uso da ficção. Escolha algo que seja leve e divertido, nessas horas aposto sempre nos musicais!

  • Durma bem!

Sei que às vezes é difícil, bate o nervosismo e, logo, a insônia. Por isso mesmo é importante ter um dia agradável e tranquilo, assim, você bota a cabeça no travesseiro mais feliz e sem paranóias. Se você costuma ter problemas para dormir, vale investir em fazer exercícios físicos para se cansar. Também é bom ter cuidado com a alimentação, evite cafeína, muito açúcar ou comidas pesadas. Dá-lhe suco de maracujá e chá de camomila!

  • Se prepare para acordar com antecedência!

É bom acordar cedo, com calma, tomar um belo café da manhã – mesmo que você não goste de comer de manhã, é importante se alimentar, são muitas horas de prova -, fazer tudo com tranquilidade e sem riscos de atrasos. Perrengues acontecem e se você estiver precavida e adiantada, pode passar por eles sem se abalar demais.

 

Durante a prova:

  • Respire!

E repita o primeiro mantra. Se concentre apenas em fazer as questões e não se desespere se surgir dificuldades, apenas, continue.

  • Beba água!

Se manter hidratada é bom para seu corpo inteiro, inclusive, seu cérebro. Não se concentre tanto na prova a ponto de esquecer disso.

  • Faça lanches!

É bom dar uma pausa para aliviar a cabeça e abastecer o corpo. Acho sempre válido levar lanches leves, mas também gostosos, porque você merece um momento de felicidade.

  • Se alongue!

De novo, seu cérebro faz parte do seu corpo, então, não deixe sua coluna tensa, se espreguice, relaxe, respire.

 

Depois da prova:

  • Se permita um pouco de ar livre.

Depois de passar horas dentro de uma sala, sinta o sol, fique descalça na grama ou na areia, dê um mergulho ou simplesmente uma volta pelo seu bairro. Faça qualquer coisa fora de ambientes fechados, só, por favor, não se enfurne em seu quarto e nem pense em ligar o computador!

  • Esqueça da prova.

Ficar remoendo as questões não vai adiantar em nada. Já foi, vida que segue. Não fique esperando o gabarito ou comentando as questões com seus amigos, isso não é deboísta e só gera mais ansiedade.

  • Tire uma soneca.

Porque soneca é uma das melhores coisas da vida e você tem uma ótima desculpa para se entregar a esse prazer.

  • Vá ao cinema.

Você pode até assistir um filme em casa, mas tem algo incrível em entrar na sala escura, sentar e simplesmente se esquecer ali. É bem mais fácil entrar na história do filme e ignorar a ansiedade no cinema. ps: se você for como eu, mestre das sonecas, também pode acabar dormindo no meio do filme de tão exausta, não tem problemas, na verdade, pode ser bem gostoso.

  • Saia com os amigos ou a família.

Mas com a condição de não falar da palavra que começa com V. Nessas horas de espera e nervosismo, é ótimo ter companhia, mas, por favor, não deixe que o motivo de seu nervosismo se torne o assunto mais recorrente das conversas!

 

Por fim, essas são só algumas dicas, não existem regras para o caminho da tranquilidade, o que realmente importa é você escolher o que te faz bem. Tem alguma outra dica, mantra ou tradição para acalmar os nervos durante o vestibular? Conta pra gente! Juntas somos mais fortes e deboístas 🙂

Taís Bravo
  • Colaboradora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Artes
  • Vlogger

Taís tem 25 anos e passa os dias entre livros, nas horas vagas dá lições sobre selfies para Kim Kardashian e aprende sobre o que foi e não quer ser com Hannah Horvath. Feminista deboísta, acredita no poder das sonecas, das migas e do mar acima de todas as coisas.

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A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

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