5 de abril de 2016 | Colunas, Educação, Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração: Sarah Roque
Guia da Vestibulanda Solitária: Como fazer um cronograma de estudos
cronoilustra

Como já falamos um pouco no post anterior (aqui): se organizar é uma das coisas essenciais quando queremos ter bons resultados em alguma coisa, e isso se aplica a praticamente tudo, e não somente aos estudos.

IMPORTANTE: Quando falamos de organização, estamos falamos de algo que deve facilitar a sua/nossa vida, e não complicar ela ainda mais, ok? 😉

Mas… o que é um cronograma de estudos?

O próprio nome já dá uma pista, mas tentando simplificar: é uma espécie de calendário —só que com horários, e normalmente se limitando a uma semana— onde você vai colocar coisas que acontecem no seu dia, desde o horário que você levanta até o horário de dormir, passando pelo almoço, horário de vídeo game e internet, e o horário de estudos (claro hehe), etc.

Quando organizamos nosso dia ele tende a ser mais produtivo e se fazemos isso de uma maneira correta, as tarefas tendem a não ficar tão pesadas. Nem todo mundo gosta de estudar certas matérias, certo? Quando intercalamos essas matérias com coisas prazerosas muitas vezes isso se torna menos cansativo.

Por que devo fazer um cronograma?

Você não deve, mas é provável que ele vá te ajudar MUITO nessa jornada de estudos e a torne um pouco menos pesada e cansativa. Quando você se organiza, as noções de saber o que, quando e como fazer ficam sempre mais claras, e daí o processo fica mais fácil e você não vai precisar quebrar tanto a cabeça pra saber que matéria estudar amanhã ou hoje, por exemplo.

O cronograma também te ajuda a criar uma rotina e a procrastinar menos, e isso é muito importante. Aprender a respeitar seus horários e conhecer suas demandas são fundamentais!

Ah, mas eu trabalho/faço cursinho/escola/faculdade/etc, o cronograma serve pra mim?

Sim, com toda certeza! Haha A única coisa que você vai precisar é colocar os horários que você gasta nessas atividades (+ deslocamento) e plim plim. Nessas situações, o cronograma segue sendo muito importante porque você precisa muito organizar os horários que tem livres pra estudo da melhor maneira possível (e claro, os horários de descanso, porque ninguém é de ferro).

No final desse post vou colocar exemplos bonitinhos e links espertos que ajudam quem não tem o dia inteiro ocioso.

UAU! E como eu faço o meu cronograma?

Bom, a criação do cronograma pode levar mais de um dia, mas calma!!! Eu não estou dizendo que ele vai dar um trabalhão e vai tomar seu precioso tempo. Ele é até que bem simples.

Você vai precisar de: algum meio editável, pode ser uma folha de sulfite, ou planilha no Excel, ou algum outro programa bacana ou app descolado que você conheça e possibilite isso —o importante é que você consiga editar/mudar as coisas, certo?

Visto isso, você vai mapear o seu dia, vai por o horário que você levanta, o de tomar café, o de estudar etc., e vai colocar quanto tempo leva pra fazer essas atividades. Segue um pequeno exemplo de como seria ele prontinho:

Tchãran

Tchãran

Visto nosso lindo exemplo e sabendo agora como estruturar o seu cronograma, no seu próximo passo precisaremos de MUITA, mas MUITA sinceridade.

Não adianta criarmos um cronograma e estipular metas que vão ser impossíveis ou muito difíceis de serem cumpridas. Por exemplo, não coloque que você vai acordar às 7h da manhã pra tomar café e começar a estudar às 8h se você sabe que não vai levantar da cama. Se você quer acordar mais cedo coloque que vai acordar 7:30, 8:00, depois vá ajeitando seu sono pra se acostumar à nova rotina e isso não se tornará um sofrimento.

Tenha horários de descanso! Vamos falar da importância do descanso em algum outro episódio do guia da vestibulanda, mas não se esqueça dos horários de descanso NUNCA! Eles são extremamente importantes e valiosos.

DEPOOOOIS de tudo isso, basta você ir editando e sentindo com o que mais bate com você. Se você achar que tá pouco o estudo e precisa de mais, coloque mais, mas não se esqueça de descansar mais. Se você achar que tá pouco o horário de falar com as migas, bote mais horário pras migas, mas lembre que sua grande missão é passar no vestibular e precisamos dar prioridade a isso.

Agora os exemplos pras pessoas que trampam/estudam/ou são mais ocupadinhas com outras coisas:

O descomplica tem uma vídeo-aula completinha ensinando o cronograma e + dicas pra estudos:

E tem um lindo pdf com exemplos de cronogramas pra quem trabalha/faz faculdade (é só clicar!)

Isis Naomí
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Ciência & Tecnomania
  • Colaboradora de Saúde
  • Colaboradora de Educação
  • Colaboradora de Sociedade

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos