6 de outubro de 2018 | Ano 4, Sociedade | Texto: and | Ilustração: Sarah Roque
Guia para as eleitoras | Eleições 2018

Às vésperas das eleições, muita gente está em dúvida sobre em quem votar, como buscar suas candidatas e candidatos e como construir uma política mais representativa. Nesse domingo, vamos eleger no Legislativo: deputados estaduais, distritais e federais e 2 senadores; e no Executivo governador e presidente. Para ajudar quem está indecisa ou perdida nessas eleições, a Capitolina organizou um guia de plataformas, iniciativas e aplicativos que podem te ajudar a votar de forma mais consciente nos nossos representantes. Se vocês conhecem outras iniciativas além das listadas, compartilha com a gente!

Match eleitoral – Esse site da Folha te apresenta os candidatos a deputado federal e senador que se aproximam mais do seu posicionamento político, baseado em uma série de perguntas sobre temas variados. A plataforma conta com informações apenas para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Tem meu voto – Plataforma que te ajuda a pesquisar sobre candidatos que têm o seu perfil político, com a possibilidade de filtrar por alguns critérios. O site tem uma ferramenta bem prática de listas de favoritos, assim você pode salvar os perfis com os quais mais se identificou e escolher entre eles. 

Me representa – Site que faz correspondência com os candidatos que apresentam um posicionamento parecido ou igual ao seu, de acordo com as suas prioridades políticas. 

Plataforma Aliança LGBTI Eleições 2018 – mostra informações sobre políticos que representam e apoiaram a população LGBTI em eleições passadas. Conta com uma base de dados até o ano de 2014. 

Elacandidata Site de apoio à candidatura de mulheres  na eleição de 2018. Tem vídeos de entrevistas com algumas candidatas, no qual apresentam suas propostas e posicionamentos. 

Meu deputado – Aqui nesse site, você pode acompanhar os gastos de cada deputado e saber como votaram em pautas passadas.

Vote na web – Site que mostra os projetos de lei em votação no Congresso Nacional e te dá a possibilidade de votar contra ou a favor. Os organizadores se encarregam de levar essas informações ao Congresso e assim pretendem promover uma maior participação da população em decisões que envolvam seus assuntos de interesse. 

Transparência Brasil – Traz informações relacionadas ao combate da corrupção e à integridade dos candidatos. 

Bússola Eleitoral – Ajuda o eleitor a descobrir candidaturas de deputados, reunindo informações e conhecimento sobre o seu posicionamento político. 

Mulheres Negras Decidem – Plataforma que traz dados, informações e um podcast para incentivar a formação política de eleitoras negras e a candidatura de mulheres negras. 

Encontre sua candidata:  Gênero e Número – Ferramenta que apresenta todas as mulheres na disputa eleitoral de 2018 por raça, partido e estado.

Vote em Preto O site é fruto de um movimento que busca maior representatividade preta nos poderes legislativo e executivo. Apresenta candidaturas de negros e negras dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Espírito Santo. 

Adversárixs da Juventude – Eleições 2018 – Criado pelo Fórum das Juventudes da Grande BH (MG), é um ranking que analisa os planos de governo das candidatas e candidatos à Presidência da República levando em consideração o enfrentamento ao genocídio, política de segurança cidadã, acesso à justiça, cultura e políticas sociais, que são questões fundamentais na luta das juventudes. 

Meu Voto Será Feminista – Promovido pela PartidA – movimento suprapartidário orientado à esquerda – busca impulsionar as candidaturas de mulheres feministas em todo o Brasil. No site, é possível conhecer as propostas das candidatas. https

Detector de corrupção – App que usa reconhecimento facial para informar se o político em questão possui ficha limpa ou não.

Vicky Régia
  • Conselho Editorial
  • Coordenadora de Se Liga
  • Coordenadora de Esportes
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Sociedade
  • Colaboradora de Educação

Vitória Régia tem 21 anos, estuda jornalismo e acredita no poder da comunicação para mudança social. É nordestina de nascimento, paulista de criação e carioca por opção. Adora conhecer diferentes culturas e é apaixonada pela arte de contar histórias. Dedica a vida a militância nos movimentos feminista, negro e LGBT e acorda todos os dias pensando em como mudar o mundo.

Nicole Ranieri
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Vlogger

Nicole é Paulista de 22 anos, mas mora em todos os lugares e pertence a lugar nenhum. Estuda administração com foco em exportação mas é gente boa, não gosta de tomate mas é uma pessoa do bem, curte uma coisinha mal feita e não recusa jamais uma xicara de chá verde. Se fosse uma pizza, Nicole seria meia espinafre, meia cogumelo.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos