26 de maio de 2014 | Cinema & TV | Texto: | Ilustração: Isadora M.
Lista: Filmes e séries sobre garotas adolescentes
veronicamars

Depois de passar um mês inteiro celebrando o aniversário de um jovem clássico, a equipe de Cinema & TV pede licença a Cady Heron e Regina George para voltar ao cronograma normal. Até mais, Meninas Malvadas! Obrigada pelas lições de sororidade e por ter nos apresentado à Tina Fey. Mas a gente não quer que o debate sobre a representação de meninas adolescentes nas telas termine agora. Por isso, deixamos aqui um pequeno presente para estimular o mergulho nesse universo: uma postagem com várias recomendações de filmes e séries sobre garotas. Não acreditamos que vocês formem um grupo de interesses homogêneos e preocupações idênticas, então tentamos organizar dicas bem diversas de obras que possam contemplar várias meninas. Assim como vocês, cada uma tem a sua história. O cenário muda, a época muda, as escolhas mudam. Mas todas são garotas incríveis sobrevivendo à sua maneira, experimentando as dores e os prazeres de ser uma adolescente e provando que não existe uma receita única.

Acreditamos que aquela classificação indicativa dos cinemas é um conceito bem arbitrário que não leva em conta as experiências individuais de cada pessoa. Não queremos dizer o que você pode ou não assistir. Contudo, a Capitolina reúne leitoras bem diferentes, e é importante indicar o tipo de conteúdo de cada filme e série. Assim, lendo os resumos, você pode avaliar se é o momento de conhecer a história ou se vale a pena esperar um pouquinho.

A lista não segue nenhum tipo de hierarquia. Nossa proposta não é selecionar os melhores filmes sobre garotas adolescentes. Não temos essa pretensão! Aqui você vai encontrar somente dicas de coisas legais que a equipe está louca para compartilhar.

P.S.: My Mad Fat Diary não entrou na postagem porque já falamos – e morremos de amor – sobre ela aqui.

Filmes

easya
A Mentira
(Easy A)

A pequena e inofensiva mentira de Olive adquire proporções dignas de um romance do século XIX quando toda a escola passa a tratá-la de forma diferente por acreditar que perdeu a virgindade. É divertido e cheio de referências que satisfazem os fanáticos por cultura pop. Nossa queridinha Emma Stone foi indicada a um Globo de Ouro por seu desempenho – que também pode ser conferido em um monte de gifs animados lá no Tumblr.

 

thevirginsuicides
As Virgens Suicidas
(The Virgin Suicides)

A estreia de Sofia Coppola na direção de longas-metragens conta a história das cinco enigmáticas irmãs Lisbon, isoladas da comunidade por seus pais religiosos e autoritários. Melancólico, doce e lúgubre, acompanha a transformação das meninas em mulheres em um ambiente sobre o qual elas não têm controle, e realça a admiração e fascínio dos rapazes que as observam de longe.

 

heathers
Atração Mortal
(Heathers)

Um dos retratos mais sombrios e perspicazes da selva urbana que chamamos de Ensino Médio. É uma comédia satírica cheia de profanidades, que já se transformou em clássico cultuado por muitos. A vingança aqui é perversa, sangrenta e inconsequente, fazendo com que o filme não agrade a todos os públicos. Mas a equipe se encantou pelas garotas cruéis que encarnam a louca dinâmica desse universo.

 

carrie
Carrie (Carrie)

A versão dos anos 70 é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos por unir duas paixões pessoais: protagonistas femininas poderosas e filmes de terror. Carrie é uma força da natureza tentando escapar de um corpo e uma mente moldados por anos de pressão social e opressão religiosa. Sua doçura e timidez inicial em contraste com o ódio destrutivo dos minutos finais são um espetáculo imperdível.

 

confissoesdeadolescente
Confissões de Adolescente
(Confissões de Adolescente)

Estamos falando aqui da nova versão, a de 2013, okay? Na comédia dramática, quatro irmãs experimentam as descobertas e mudanças da idade de forma bem diferente, mas não deixam de se apoiar e permanecer unidas. Apesar de ser baseado em um texto escrito há muitos anos, o filme consegue dialogar com as angústias contemporâneas e capturar um pedacinho da alma adolescente.

 

foxfire
Foxfire: Confissões de uma Gangue de Garotas
(Foxfire)

GANGUE. DE. GAROTAS. Você não precisa de mais argumentos. Confie em mim. Mas só para dar um gostinho: o filme é inspirado num livro homônimo da autora Joyce Carol Oates. Ele se passa na década de 50, quando um grupo de jovens meninas de Nova York decide formar uma gangue para se vingar de pessoas que as humilharam publicamente. Com o tempo, os alvos se diversificam e as repercussões aumentam.

 

oursong
Our Song
(Our Song)

Um trio de meninas negras e latinas encara as escolhas e os desafios que surgem em um verão no Brooklyn. Em meio a discussões que parecem cotidianas e banais, descobrimos seus mundos, seus sonhos e a importância do forte laço existente entre as amigas. É um filme bem desconhecido, mas vale a pena tentar encontrar. Se quiser a nossa ajuda, é só mandar um e-mail. Bônus: Kerry Washington quando era bem novinha!

 

pariah
Pariah
(Pariah)

Alike é uma menina negra de 17 anos que luta para expressar sua sexualidade e ser aceita pela família. É uma narrativa brutal e impactante de beleza inegável, porém pode não ser apropriada para todos os públicos por lidar com temas delicados e dolorosos. Não há finais felizes açucarados, mas a coragem e a força de Alike são inspiradoras.

 

persepolis
Persepolis
(Persepolis)

Baseado no quadrinho autobiográfico de Marjane Satrapi, Persepolis é uma animação fascinante que acompanha o crescimento de uma precoce menina durante a Revolução Iraniana. Seus conflitos adolescentes se misturam às mudanças políticas, sociais e culturais, de forma que o filme não é só um relato sobre a juventude, mas também um documento histórico do período.

 

Séries

thatssoraven
As Visões da Raven
(That’s So Raven)

É uma sitcom adolescente sobrenatural que foi protagonizada pela divertidíssima Raven-Symoné. E nem adianta dizer que séries do Disney Channel são para crianças. Se você não gosta de As Visões da Raven, nem quero saber sua opinião sobre Sabrina, A Aprendiz de Feiticeira. O que importa é que a Raven é uma adolescente que tem pequenos vislumbres do futuro e precisa lidar com os problemas que esse fantástico dom traz.

 

bunheads
Bunheads
(Bunheads)

Comédia dramática da mesma criadora de Gilmore Girls que, infelizmente, não teve tanto sucesso em termos de audiência. Ela acompanha a vida da professora de balé Michelle Simms, mas quem realmente importa para esta lista são as alunas adolescentes com personalidades únicas e aspirações distintas. É uma trama tenra e delicada, perfeita para quem amava Lorelai e Rory.

 

freaksandgeeks
Freaks and Geeks
(Freaks and Geeks)

A melhor tradução da minha adolescência para o meio audiovisual. A primeira cena da série já dita o tom e anuncia seu propósito: no campo da escola, a câmera se afasta de um casal tradicional e mergulha debaixo da arquibancada para apresentar alguns dos verdadeiros protagonistas.  Jovens que, até então, eram relegados ao plano de fundo de programas adolescentes. Os esquisitos e disfuncionais ganham voz e dimensão. A protagonista Lindsay é uma das minhas heroínas televisivas, embaixadora das meninas que tentam encontrar o seu lugar no mundo.

 

pedroebianca
Pedro & Bianca 
(Pedro & Bianca)

Produção brasileira da TV Cultura, a simpática série conta a história de dois irmãos gêmeos bivitelinos de 15 anos. Pedro é branco e Bianca é negra, o que faz com que eles sejam conhecidos em sua região e na escola pública que frequentam em São Paulo. O programa se preocupa em falar de forma aberta sobre questões de diversidade e sexualidade, com um grande leque de bons personagens secundários.

 

veronicamarspequeno
Veronica Mars: A Jovem Espiã
(Veronica Mars)

Como o subtítulo brasileiro que eu desconhecia já diz, Veronica é uma jovem espiã. Idealizado como uma série adolescente noir, o programa une dramas juvenis aos intrincados mistérios que a garota resolve ao lado do pai. O resultado é um produto ousado repleto de experimentos narrativos. Recentemente, os fãs se uniram para ajudar a financiar o filme.

 

somegirls
Some Girls
(Some Girls)

É focada na vida de um grupo de estudantes de 16 anos às voltas com preocupações profissionais, familiares e românticas. Cheia de escárnio e humor adequado à sensibilidade britânica, a série apresenta meninas diferentes e divertidas que são parceiras no time de futebol e dividem absolutamente tudo.

 

Menções Honrosas

A Different World (A Different World)

Atraídas pelo Perigo (Sugar & Spice)

Bem-vindo à Casa de Bonecas (Welcome to the Dollhouse)

Buffy, A Caça-Vampiros (Buffy The Vampire Slayer)

Daria (Daria)

Dead Like Me (Dead Like Me)

Educação (An Education)

Galera do Mal (Saved!)

Ganhando Espaço (Just Another Girl in the IRT)

Garota Fantástica (Whip it)

Gatinhas e Gatões (Sixteen Candles)

Ghost World: Aprendendo a Viver (Ghost World)

Gilmore Girls (Gilmore Girls)

Juno (Juno)

Mi Vida Loca (Mi Vida Loca)

My So-Called Life (My So-Called Life)

Não me Abandone Jamais (Never Let Me Go)

Nunca Fui Santa (But I’m a Cheerleader)

O Diário de uma Virgem (The To Do List)

Spring Breakers: Garotas Perigosas (Spring Breakers)

That ‘70s Show (That ‘70s Show)

The Runaways: Garotas do Rock (The Runaways)

Lorena Piñeiro
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Lorena tem 26 anos e mora no Rio, embora tenha crescido nos subúrbios da Internet. Trabalha com análise de roteiros televisivos, avalia manuscritos literários, traduz e revisa obras em inglês e escreve por aí. É igualmente fascinada pelo gracioso e pelo grotesco. Adora filmes de terror, livros de fantasia, arte surrealista e qualquer coisa que não carregue o mínimo semblante de realidade. Tem empatia até por objetos inanimados e queria ser um urso ?•?•?

  • luizavilela

    AY QUE LISTA MARAVILHOSA!

    • Lorena Piñeiro

      <3 <3 <3

  • Amanda Alvarenga Fernandes

    Gostei muito da lista, Lore, principalmente da indicação de “Bunheads”, visto que eu ainda não conheço, mas sou fã de Gilmore Girls. 😉 Agora, se me permite dar mais uma dica pra lista de filmes, acho os dois filmes de “Quatro amigas e um jeans viajante” (The Sisterhood of the Traveling Pants) boas pedidas também para acompanharmos personagens femininas adolescentes com alguns dramas comuns da adolescência, e outros nem tanto assim…

    • Lorena Piñeiro

      Obrigada, Tandi! :)
      Uma outra amiga também indicou o Sisterhood assim que viu a lista, vou assistir.

  • Pingback: Especial Férias: se divertir em casa | Capitolina()

  • rebeca

    massa, uma lista de séries adolescentes só é valida pra mim quando aparece Freaks and Geeks, melhor série adolescente de todas.

  • Pingback: Tutorial: prisma (ou arco-íris dançante) | Capitolina()

  • Pingback: Links do mês #9: Dezembro - Capitolina()

  • Pingback: Links do mês #10: Janeiro - Capitolina()

  • Lady Cigana

    Preciso de indicação de um filmes que fale sobre
    – adolescente que se envolve com rapazes drogados…ou coisa similar

    – com problemas com a autoridade dos pais

    – com questões relativas a escolha de carreira…Tipo 17 outra vez, que é uma delícia,, com exceção do final

    Se puderem ajuda, agradeço as sugestões.

  • Pingback: Filmes lésbicos para a "geração Netflix" — Capitolina()

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos