Ilustração: Isadora M. Almeida
Texto: Domenica Morvillo e Giulia Fernandes
Você já ouviu falar em dramas coreanos? Os dramas são seriados produzidos na Coreia do Sul e exibidos duas vezes por semana na televisão. Criados durante a invasão japonesa na Coreia e uma das únicas formas de entretenimento no idioma coreano permitidos na época, os dramas eram inicialmente transmitidos no rádio e parecidos com as antigas radionovelas brasileiras. Em 1961, com a inauguração do canal de TV coreano KBS, os dramas migraram para a televisão com um formato inspirado em séries ocidentais. O sucesso fora da Coreia só veio nos anos 2000, quando o dorama Winter Sonata e a primeira onda do k-pop ajudaram a tornar a cultura coreana conhecida internacionalmente. Um drama comum normalmente possui entre 16 e 21 episódios e duração de 40 a 50 minutos. Preparamos uma listinha para compartilhar com vocês os nossos dramas favoritos, aproveite!
Aviso: conteúdo extremamente viciante.
Para acompanhar a lista, fizemos uma playlist de kpop com muito esmero, pode clicar no play sem medo.
Favoritos da Domenica:
Kim Joo Woon (Hyun Bin) é presidente de uma grande loja de departamentos. Gil Ra Im (Ha Ji Won) é uma dublê de filmes de ação. Os dois têm vidas muito diferentes, mas Joo Woon se interessa por Ra Im logo quando a conhece, diferentemente dela, que o despreza. Quando ela vence uma promoção para ir até a ilha de Jeju ver a gravação do videoclipe de seu cantor favorito, ele vai atrás dela e, durante uma trilha de bicicleta, os dois se perdem e acabam indo parar numa cabana, onde uma senhora lhes oferece uma estranha bebida. Os dois bebem e acordam com os corpos trocados, o que lhes traz grandes problemas. Ra Im é uma mulher forte e independente, e Jo Woon, apesar de se mostrar durão, também tem muitas fraquezas, e esses são dois entre os vários motivos que fazem Secret Garden ser meu k-drama favorito, mesmo sendo um clichê moça pobre x rapaz rico.
The 1st Shop of Coffee Prince (????? 1??)
Este é outro clichê moça pobre x rapaz rico, mas apesar disso, também tem um lugar muito especial no meu coração. Go Eun Chan (Yoon Eun-hye) é uma moça que trabalha muito para ajudar sua mãe e sua irmã. Por ser meio “desleixada” com a aparência, muitas vezes acaba sendo confundida com um rapaz, o que faz com que ela seja contratada por Choi Han-kyul (Gong Yoo) para se passar por seu namorado, para que assim ele afaste as pretendentes arranjadas por sua avó, que, cansada da teimosia do neto, lhe dá de “presente” um café falido para que ele tome conta. Han-kyul, ainda pensando que Eun Chan é homem, a contrata para trabalhar no café e acaba se apaixonando por ela, o que o leva a questionar sua sexualidade.
Shut Up! Flower Boy Band (??? ??? ??)
Eye Candy é uma banda de rock formada por seis garotos rebeldes. Quando eles são expulsos da escola onde estudam, são obrigados a se mudarem para um prestigioso colégio de elite, onde conhecem os membros da Strawberry Fields, que virão a ser seus rivais.
Flower Boy Next Door (??? ???)
Esse k-drama é baseado num web toon chamado I peak at him everyday. Conta a história da reclusa Go Dok Mi (Park Shin-hye). Ela é muito tímida, e por alguma razão do passado, se recusa a sair de casa, a não ser que seja por um motivo muito importante. Ela tem o costume de espiar o rapaz que mora no prédio em frente ao dela, Han Tae Joon (Kim Jung San), pelo qual tem uma paixão platônica. Sua vida muda completamente quando Enrique Geum (Yoon Shi-yoon), um jovem designer de video games recém-chegado da Espanha para passar uma temporada na casa de Tae Joon, a pega espionando, e decide fazer com que ela volte a se abrir para o mundo.
Favoritos da Giulia:
Recheado de referências à cultura pop dos anos 90. Sung Shi-won, a personagem principal, é super fã do H.O.T, um dos grupos fundadores do kpop. O drama começa em 1997, acompanhando o ano escolar de um grupo de amigos e segue até os dias atuais na reunião da antiga turma da escola. Answer Me 1997 é o drama perfeito para aqueles que conhecem as emoções de ser fã de verdade (e para quem gosta de rir também).
Ao assistir dramas, é provável que você encontre o termo “noona romance”, (noona é como uma pessoa do sexo masculino chama uma pessoa do sexo feminino mais velha na Coreia) um romance em que a protagonista é mais velha que seu par romântico. Em Secret Love Affair, um noona romance, a protagonista é Oh Hye Won, uma profissional elegante e bem sucedida que sacrificou sua possível carreira de pianista por um cargo importante em uma poderosa e corrupta empresa do ramo das artes. O encontro com Lee Sun Jae, um jovem e brilhante pianista em começo de carreira, faz Hye Won questionar suas escolhas. A combinação perfeita entre roteiro, fotografia, direção, atuação e trilha sonora; dê uma chance a ele se você é fã de produções impecáveis.
Com apenas 8 episódios, alma de Hitchcock e elenco estreante, White Christmas é uma espécie rara na dramalândia. Sete estudantes da melhor escola do país recebem uma carta anônima e decidem ficar na escola durante as férias de inverno, única folga do ano, para desvendar o mistério da carta e achar o seu autor. Quando uma tempestade de neve deixa os jovens incomunicáveis com o mundo fora dos muros do colégio, eventos seguidos ameaçam os protagonistas. White Christmas pergunta: os monstros são criados, ou já nascem monstros? Ideal para fãs de thrillers psicológicos, Clube dos Cinco ou histórias com adolescentes complexos.
Painter of the Wind é um sageuk, gênero onde habitam os dramas históricos, em sua maioria ambientados no período da dinastia Joseon (1392 – 1897). A protagonista, Shin Yoon Bok, é uma pintora talentosa que para ingressar na Dohwaseo (uma escola de pintura da realeza) vive como um menino desde os 10 anos de idade, quando foi adotada. Yoon Bok desenvolve um forte relacionamento com seu professor, que está disposto a ajudar na investigação do assassinato de seu pai. Baseado em um romance homônimo, Painter of the Wind é um drama para os admiradores das artes e interessados em História.
Menções Honrosas:
Os dramas fazem sucesso em outros países asiáticos também! Os nossos dramas favoritos fora da Coreia são:
In Time With You ( ???????) – Taiwan (http://pt.wikipedia.org/wiki/In_Time_with_You)
Um dos dramas taiwaneses mais amados dos últimos tempos, faz jus à sua fama.
Itazura Na Kiss – Love In Tokyo (?????Kiss?Love in Tokyo) – Japão
Adaptação mais recente e fofa do famoso mangá Itazura na Kiss.
Onde assistir: Dramafever (http://www.dramafever.com/pt/) e Viki (http://www.viki.com/) ambos pussuem legendas em português.
Domenica tem 18 anos e mora no interior de São Paulo, de onde sempre foi louca para sair. Não sabe bem o que quer da vida e às vezes tem vontade de largar tudo e se mudar para Tóquio. Gosta muito de ler, escutar música e conversar.
Giulia Fernandes, 17 anos, Rio de Janeiro, estudante. Meus interesses são: film noir, batons roxos, criptozoologia, árvores centenárias, garimpar livros e LPs, colecionar caracóis e algumas vezes outras coisas também.