9 de junho de 2014 | Cinema & TV | Texto: and | Ilustração:
Lista: k-dramas, dramas coreanos ou doramas

KDrama-IsadoraM

Ilustração: Isadora M. Almeida

Texto: Domenica Morvillo e Giulia Fernandes

 Você já ouviu falar em dramas coreanos? Os dramas são seriados produzidos na Coreia do Sul e exibidos duas vezes por semana na televisão. Criados durante a invasão japonesa na Coreia e uma das únicas formas de entretenimento no idioma coreano permitidos na época, os dramas eram inicialmente transmitidos no rádio e parecidos com as antigas radionovelas brasileiras. Em 1961, com a inauguração do canal de TV coreano KBS, os dramas migraram para a televisão com um formato inspirado em séries ocidentais. O sucesso fora da Coreia só veio nos anos 2000, quando o dorama Winter Sonata e a primeira onda do k-pop ajudaram a tornar a cultura coreana conhecida internacionalmente. Um drama comum normalmente possui entre 16 e 21 episódios e duração de 40 a 50 minutos. Preparamos uma listinha para compartilhar com vocês os nossos dramas favoritos, aproveite!

Aviso:  conteúdo extremamente viciante.

Para acompanhar a lista,  fizemos uma playlist de kpop com muito esmero, pode clicar no play sem medo.

  Favoritos da Domenica:

 Untitled1Secret Garden ( ??? ??)

Kim Joo Woon (Hyun Bin) é presidente de uma grande loja de departamentos. Gil Ra Im (Ha Ji Won) é uma dublê de filmes de ação. Os dois têm vidas muito diferentes,  mas Joo Woon se interessa por Ra Im logo quando a conhece, diferentemente dela, que o despreza. Quando ela vence uma promoção para ir até a ilha de Jeju ver a gravação do videoclipe de seu cantor favorito,  ele vai atrás dela e, durante uma trilha de bicicleta, os dois se perdem e acabam indo parar numa cabana,  onde uma senhora lhes oferece uma estranha bebida. Os dois bebem e acordam com os corpos trocados, o que lhes traz grandes problemas. Ra Im é uma mulher forte e independente, e Jo Woon, apesar de se mostrar durão, também tem muitas fraquezas, e esses são dois entre os vários motivos que fazem Secret Garden ser meu k-drama favorito,  mesmo sendo um clichê moça pobre x rapaz rico.

Untitled2The 1st Shop of Coffee Prince (????? 1??)

Este é outro clichê moça pobre x rapaz rico, mas apesar disso, também tem um lugar muito especial no meu coração. Go Eun Chan (Yoon Eun-hye) é uma moça que trabalha muito para ajudar sua mãe e sua irmã. Por ser meio “desleixada” com a  aparência, muitas vezes acaba sendo confundida com um rapaz, o que faz com que ela seja contratada por Choi Han-kyul (Gong Yoo) para se passar por seu namorado, para que assim ele afaste as pretendentes arranjadas por sua avó, que, cansada da teimosia do neto, lhe dá de “presente” um café falido para que ele tome conta. Han-kyul, ainda pensando que Eun Chan é homem, a contrata para trabalhar no café e acaba se apaixonando por ela, o que o leva a questionar sua sexualidade.

Untitled3Shut Up! Flower Boy Band  (??? ??? ??)

Eye Candy é uma banda de rock formada por seis garotos rebeldes. Quando eles são expulsos da escola onde estudam, são obrigados a se mudarem para um prestigioso colégio de elite, onde conhecem os membros da Strawberry Fields, que virão a ser seus rivais.

 

Untitled4Flower Boy Next Door (??? ???)

Esse k-drama é baseado num web toon chamado I peak at him everyday. Conta a história da reclusa Go Dok Mi (Park Shin-hye). Ela é muito tímida, e por alguma razão do passado,  se recusa a sair de casa, a não ser que seja por um motivo muito importante. Ela tem o costume de espiar o rapaz que mora no prédio em frente ao dela, Han Tae Joon (Kim Jung San), pelo qual tem uma paixão platônica. Sua vida muda completamente quando Enrique Geum (Yoon Shi-yoon), um jovem designer de video games recém-chegado da Espanha para passar uma temporada na casa de Tae Joon, a pega espionando, e decide fazer com que ela volte a se abrir para o mundo.

                                                      Favoritos da Giulia:

Untitled5 Answer Me 1997 ( ???? 1997)

Recheado de referências à cultura pop dos anos 90. Sung Shi-won, a personagem principal,  é super fã do H.O.T, um dos grupos fundadores do kpop.  O drama começa em 1997, acompanhando o ano escolar de um grupo de amigos e segue até os dias atuais na reunião da antiga turma da escola.  Answer Me 1997 é o drama perfeito para aqueles que conhecem as emoções de ser fã de verdade (e para quem gosta de rir também).

Untitled6Secret Love Affair (??)

Ao assistir dramas,  é provável que você encontre o  termo “noona romance”, (noona é como uma pessoa do sexo masculino chama uma pessoa do sexo feminino mais velha na Coreia) um romance em que a protagonista é mais velha que seu par romântico. Em Secret Love Affair, um noona romance, a protagonista é Oh Hye Won, uma profissional elegante e bem sucedida  que sacrificou sua possível carreira de pianista por um cargo importante em uma poderosa e corrupta empresa do ramo das artes. O encontro com Lee Sun Jae, um jovem e brilhante pianista em começo de carreira, faz Hye Won questionar suas escolhas. A combinação perfeita entre roteiro, fotografia, direção, atuação e trilha sonora; dê uma chance a ele se você é fã de produções impecáveis.

Untitled7White Christmas (??? ?????)

Com apenas 8 episódios, alma de Hitchcock e elenco estreante, White Christmas é uma espécie rara na dramalândia. Sete estudantes da melhor escola do país recebem uma carta anônima e decidem ficar na escola durante as férias de inverno, única folga do ano, para desvendar o mistério da carta e achar o seu autor.  Quando uma tempestade de neve deixa os jovens incomunicáveis com o mundo fora dos muros do colégio, eventos seguidos ameaçam os protagonistas. White Christmas pergunta:  os monstros são criados, ou já nascem monstros?  Ideal para fãs de thrillers psicológicos, Clube dos Cinco ou histórias com adolescentes complexos.

Untitled8Painter of the Wind  (??? ??)

Painter of the Wind é um sageuk, gênero onde habitam os dramas históricos, em sua maioria ambientados no período da dinastia Joseon (1392 – 1897). A protagonista, Shin Yoon Bok, é uma pintora talentosa que para ingressar na Dohwaseo (uma escola de pintura da realeza) vive como um menino desde os 10 anos de idade,  quando foi adotada. Yoon Bok desenvolve um forte relacionamento com seu professor, que está disposto a ajudar na investigação do assassinato de seu pai.  Baseado em um romance homônimo, Painter of the Wind é um drama para os admiradores das artes e interessados em História.

Menções Honrosas:

Os dramas fazem sucesso em outros países asiáticos também! Os nossos dramas favoritos fora da Coreia são:

Untitled9In Time With You ( ???????) – Taiwan (http://pt.wikipedia.org/wiki/In_Time_with_You)

Um dos dramas taiwaneses mais amados dos últimos tempos, faz jus à sua fama.

 

Untitled10Itazura Na Kiss – Love In Tokyo (?????Kiss?Love in Tokyo) – Japão

Adaptação mais recente e fofa do famoso mangá Itazura na Kiss.

 

 

Onde assistir:  Dramafever (http://www.dramafever.com/pt/) e Viki (http://www.viki.com/) ambos pussuem legendas em português.

Domenica Morvillo
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Cinema & TV & Música

Domenica tem 18 anos e mora no interior de São Paulo, de onde sempre foi louca para sair. Não sabe bem o que quer da vida e às vezes tem vontade de largar tudo e se mudar para Tóquio. Gosta muito de ler, escutar música e conversar.

Giulia Fernandes
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Colaboradora de Esportes

Giulia Fernandes, 17 anos, Rio de Janeiro, estudante. Meus interesses são: film noir, batons roxos, criptozoologia, árvores centenárias, garimpar livros e LPs, colecionar caracóis e algumas vezes outras coisas também.

  • http://estantenalua.wordpress.com Adri

    Olha, durante muito tempo fui muito viciada em kdramas e jdramas. Fiquei um tempão sem ver nenhum e ainda há alguns que não cheguei a finalizar (tipo Coffee Prince), mas tem um tempinho que ando com saudades e tava até meio perdida com qual ver, então umas dicas assim são sempre válidas. Se bem que acho que vou terminar Coffee Prince primeiro (talvez até Goong) haha

    • Mírian Olivieh

      Adri…nossa, você esta realmente perdendo os novos doramas.Meu gosto são por doramas mais adulto,tipo: I Need Romance III,49 Days, A Gentleman´s Dignity , The Greatest Love , Lie to Me, dentre outros que possuo e assisti, mas tem um que não me canso, eu o acompanhei junto a estreia então foi tipo passava lá na Coreia primeiro e um dia depois eu assistia ou na Dopeka(site só de doramas) ou eu simplesmente assistia na emissora de lá KBS vale a pena assistir se chama The Heirs( com o lindíssimo Lee Min Ho, e a adorável Park Shin)Coffe prince nunca assisti, já vi vários post , mas nunca me interessei, quem sabe algum dia. Sou viciada também em doramas, mas não tenho tempo para assisti devido a faculdade, mas sempre me previlegio nas férias então bora ficar atualizada mulher.Abraço

      • Élida

        The Heirs é com certeza um dos melhores de Doramas.. ^^

  • Larissa

    secret garden, coffee prince, the masters sun e my love from another star são meus queridinhos de todos os tempos <3 estou precisando de umas indicações 🙁

  • Adineia Silva Borges

    Tem o dorama THE KING 2 HEARTS que é o melhor de todos e não foi mencionado. Ainda não teve um para superar The King, é o
    melhor sem dúvida.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos