10 de junho de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Mingau – amor em forma de comida

Já jurei algumas vezes que estava amando. Quando vi a minha gata tomar sol naquela brechinha de luz, tive certeza que a amava. Quando tive medo de acabar um livro e demorei horas pra ler as últimas páginas, eu sabia que tinha amado. Quando fiz o primeiro chá com ervas cultivadas no jardim, aquilo sim foi amor.

Amor é aquela coisa, né? Tem tanto peso em cima de uma palavra que a gente chega a duvidar se o que estamos sentindo é realmente amor.

Certas coisas, porém, nós não precisamos nem pensar duas vezes. Ver seu filme favorito, sozinha ou com pessoas, debaixo das cobertas, comendo algo que literalmente cheira e tem gosto de carinho – isso é amor na certa.

Pensando nisso, resolvemos ensinar uma das comidas mais fáceis e que mais transborda amor. É ele mesma, o mingau. Simples, eterno e internacional.

Temos aqui duas opções. Alguém quer esninar mais alguma pra gente?

Mingau de aveia:

1 copo de leite
4 colheres de sopa de aveia em flocos

aveia1

• Esquente o leite numa panela até que comece a sair aquela fumacinha que avisa: eu tô quase fervendo!

• Quando começar a sair fumaça, coloque toda a aveia e mexa até a mistura engrossar (e ficar no ponto que você mais gosta).

aveia2

• Pronto! Simples assim. O bom do mingau de aveia é que combina com absolutamente tudo, tem geleia de morango na geladeira? Ótima combinação! Tem banana e mel e canela? Hum!! Tem extrato de baunilha e açúcar? Assim fica gostoso também! E chocolate em pó? Pode por! Depois é só comer quentinho e aquecer a alma.

aveia3

Mingau de ovo (ou gemada):

1 gema
1 copo de leite
2 colheres de chá de Maizena
1 colher de chá de extrato de baunilha

gemada

• Divida o copo de leite em dois. Uma metade vai para a panela em fogo baixo, a outra você dilui as colheres de chá de Maizena.

• Quando o leite tiver quase fervendo, coloque a outra metade do leite e misture até chegar na consistência de mingau!

gemada2

• Quando tiver pronto, desligue o fogo e coloque a gema e a colher de chá de baunilha. E aí mexe mexe mexe até o mingau ficar com aquela corzinha amarela.

• Você pode comer com canela, no melhor estilo vó, ou adicionar frutas e outras coisas. O bom de mingau é que sempre dá pra ser bem criativo e usar aquilo que tem em casa.

gemada3

Qual é a sua combinação de mingau preferida? Mostra aqui pra nós e compartilhe o seu amor

Dora Leroy
  • Coordenadora de Quadrinhos
  • Ilustradora

Dora Leroy tem 21 anos e acredita que o universo é grande demais para não existir outras formas de vida inteligente por aí. E, enquanto espera uma invasão alienígena acontecer, gosta de ler livros que se passam em universos mágicos e zerar séries do Netflix.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos