27 de março de 2015 | Culinária & FVM | Texto: and | Ilustração:
Muffin para acalmar os ânimos

*receita da Maísa, texto da Nicole

Nós nem sempre estamos com a cabeça no lugar. Às vezes é TPM (que nem todas as mulheres têm, aliás), às vezes é crise de ansiedade, stress… tudo isso irá nos afetar uma hora ou outra. E, para tentarmos viver uma vida mais tranquila, sem descontar nos amiguinhos, é importante descobrir o que te coloca no eixo novamente.

Depois de uma crise na escola, que me fez passar um mês todinho em casa, estudando, eu comecei a assar brownies para a minha família nos breaks de estudo. Os brownies viraram muffins, que viraram bolos, que viraram alfajores e depois viraram almoços completos. Mas eu gosto particularmente de fazer doces porque eles exigem concentração total: você precisa ler a receita toda, checar e medir os ingredientes, untar fôrmas, esquentar o forno na temperatura certa, misturar tudo na ordem da receita, bater, deixar descansar, gelar, etc. São umas duas horas de silêncio total, foco e dedicação (e ai de quem entrar na minha cozinha enquanto estou cozinhando!), e que do final produzem um resultado maravilhoso.

Mas essa é a minha terapia – cada uma tem a sua forma de aplacar as angústias! A Maísa disse que gosta de mascar chiclete e dançar no escuro. Tem gente que medita, se alonga, fica bem quietinha. Conheço pessoas que precisam de companhia e conversa para alinharem o corpo e a mente. Muitas artistas gostam de desenhar, por horas a fio, em silêncio. Tem quem ache que se exercitar é o melhor remédio. Tudo é válido! Encontrar aquilo que te traz paz de espírito pode ser uma ótima ferramenta de auto-terapia para dias difíceis. O importante é ir testando até descobrir o que te acalma. Nós do FVM & Culinária recomendamos muitíssimo as receitas, e por isso hoje a Maísa ensina um muffin delicioso e vegano. Preste atenção no passo a passo e desligue do mundo e das preocupações por algumas horinhas.

Ingredientes

001IngredientesSecos

-1 xíc e meia de farinha

-1 xíc de açúcar

-1/2 xíc de cacau

– uma pitada de sal

– 1 colher de sopa de fermento

Temperinhos

-2 col de chá de canela em pó

-1 col chá de gengibre em pó

– ½ col de café de pimenta-do-reino branca ou rosa em pó

Molhados

-1 xíc de café morno e sem açúcar

-1/2 xíc de oléo

-1/2 xíc de água filtrada

-2 col de sopa de farinha de linhaça, ou linhaça triturada no liquidificador

-1 col de sopa de vinagre branco

Cobertura

-3 ou 4 bananas

-cerca de 2 col de chá de açúcar mascavo

 Preparo

002FalsoOvo

1. Pra começar, vamos preparar o “ovo vegano”. Basta misturar a linhaça triturada/farinha de linhaça na água filtrada e deixar de molho por cerca de 15 minutos.

003Secos

2. Depois, numa vasilha, vamos misturar todos os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau em pó, fermento, temperos e sal)

004eMolhados

3. Então, acrescentamos os molhados (óleo, vinagre, café e “falso ovo”)

004eMolhados

4. Então teremos uma massa meio viscosa que deve ser distribuída em forminhas de silicone, ou papel, ou de alumínio untadas. Uma vez que toda a massa estiver enformada, coloque o forno pra preaquecer, no alto.

005Enformar5. Pra dar uma cara e uma texturinha especiais, cubra a massa com rodelas de banana (vale ter mais de uma camada, deixar umas rodelas sobrepostas e tal, que aí quando assar a parte de cima cresce e as bananas espalham). Por cima da banana polvilhe uma camada generosa de açúcar mascavo.

006BananaeAçucar

6. Coloque os muffins no forno e abaixe a temperatura pro médio. O tempo de cozimento é em torno de 25 minutos, mas vale sempre a regra do esperar sentir o cheiro e fazer o teste do palito 😉

007Nhammm

E você, o que faz quando precisa relaxar a mente? Queremos saber!

Tags: , ,
Maísa Amarelo
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

21 anos, cursando o primeiro de design. Pras coisas que não gosta de fazer, inventa um monte de regras. Já as que gosta - como cozinhar - faz sem regra nenhuma. É muito ruim com palavras, ainda assim resolveu escrever sobre suas receitas que, em geral, não tem medida alguma.

Nicole Ranieri
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Vlogger

Nicole é Paulista de 22 anos, mas mora em todos os lugares e pertence a lugar nenhum. Estuda administração com foco em exportação mas é gente boa, não gosta de tomate mas é uma pessoa do bem, curte uma coisinha mal feita e não recusa jamais uma xicara de chá verde. Se fosse uma pizza, Nicole seria meia espinafre, meia cogumelo.

  • Salmão Bronzeado No Shimeji

    Eu amo a escrita das Capitolinas. Lendo esse texto senti uma precisão, leveza, carinho, empatia e verdade tão… cinema argentino, sabe? Eu nem me lembro como conheci a revista, já faz uns bons meses. Não comento tanto mas leio tudo e por isso agradeço demais a vocês por essas leituras deliciosas que vocês proporcionam a nós, espectadoras e espectadores.

    Com certeza farei esse Muffin. Será um fiasco mas será divertido!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos