2 de janeiro de 2015 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Tutorial de estampa

Lá no comecinho da Capitolina, no nosso primeiro post, nós explicamos o motivo que nos faz gostar tanto de fazer nossas próprias coisas e o quanto isso é empoderador.

É super maneiro quando a gente faz alguma receita gostosa, ou quando saímos com uma roupa que nós mesmas fizemos ou customizamos e alguém elogia. A sensação de terminar algo é muito gratificante, assim como todo o processo de criação e desenvolvimento de algo. A gente se sente super poderosa quando transforma vários ingredientes e sai uma torta, ou quando linha e tecido viram um vestido, ou ainda quando um lápis e um papel viram um desenho!

Na hora de escolher o que a gente faria eu realmente fiquei com muitas dúvidas, primeiro pensei em fazer algo relacionado com super heroínas, depois pensei em uma camiseta de alguma banda de meninas e finalmente escolhi fazer uma camiseta inspirada na Beyoncé diva maravilhosa. Não é de agora que as musicas dela deixam bem claro que ela é feminista e que não tem medo de fazer letras empoderadoras e inspirar várias minas pelo mundo todo, né?

Eu decidi aproveitar aquela camiseta com estampa de tie-dye que nós fizemos há algum tempo e ensinar uma técnica de estencil usando papel carbono. É bem fácil e a gente gasta bem pouquinho, então lá vai:

Materiais:

camiseta de algodão
fita adesiva
papel carbono
tinta para tecido
pincel
uma imagem da estampa que você quer usar
lápis

FOTO (1)

passo 1: escolher o lugar onde vai o desenho e prender o papel carbono e a estampa com fita adesiva

output_XmPQyk

passo 2: contornar o desenho com o lápis

FOTO (6)

passo 3: depois de contornar todo o desenho é só descolar o papel carbono 

output_xeIKx2

passo 4: colocar por dentro da camiseta uma revista ou um pedaço de papelão para evitar que a tinta vaze para o outro lado e pintar

FOTO (10)

Prontinho!

FOTO (11)

Bárbara Fernandes
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

Bárbara, 21 anos, vinte vividos na cidade de São Paulo até o dia da fuga pro sul numa tentativa falha de pertencer a algum lugar. Não sabe fazer decisões, medrosa além do normal, odeia usar sapato, sempre lê tudo o que está escrito nas embalagens, gosta de ficar conversando com os gatos e de tomar banho no escuro.

  • Susan

    I WOKE UP LIKE THIS hahahah <3

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos