17 de dezembro de 2014 | Tech & Games | Texto: | Ilustração:
Os três espíritos do Natal no video game

Uma seleção de jogos para dar uma repaginada no manjado “Um Conto de Natal” de Charles Dickens.

Espírito do Natal Passado

Christmas Lemmings é o espírito do natal passado por excelência. É uma série e seu primeiro demo foi lançado em 1991 para a Amiga, uma família de computadores pessoais da Commodore. Tudo tão nostálgico quanto esse disquete.

Imagem: via Wikipedia

Imagem: via Wikipedia

Christmas Lemmings é na verdade a versão festiva do seu puzzle original Lemmings e segue à risca a mesma dinâmica. Você é responsável por guiar algumas dúzias de humanóides devidamente vestidos de Papai Noel por paisagens também devidamente natalinas até a saída de cada nível, atribuindo diferentes funções aos bonitinhos.  Lemmings é tido como um dos predecessores do RTS, real-time strategy ou estratégia em tempo real, onde você exerce indiretamente (e em tempo real) o controle sobre os personagens na tela, princípio presente até hoje em jogos como League of Legends.

Dá pra jogar online aqui e aproveitar a trilha sonora chiptune pra entrar no clima.

Espírito do Natal Presente

Papail Noel Is Dead é um jogo independente e brasileiro do Pedro Paiva, um desenvolvedor provocador que sugere a apropriação sociopolítica do videogame.

Imagem: divulgação.

Imagem: divulgação.

Lançado agora em 2014, o jogo propõe um diálogo entre o consumo festivo, o fenômeno dos rolezinhos e o Yomango, tática de reapropriação direta e redistribuição de bens. Ao contrário do video game que é “só um jogo” e se blinda do contexto real em que está inserido, Papai Noel Is Dead discute o agora na mídia do agora. É um arcade com 7 fases infinitas pra jogar do Natal até o Reveillon e não deixar o papo da mesa cair na piada no pavê.

Baixe aqui (e não tema, pode abrir mesmo com o antivírus apitando).

Espírito do Natal Futuro

Snatcher é um adventure cyberpunk da Konami escrito e dirigido pelo Hideo Kojima. Foi lançado pela primeira vez no Japão em 1988 e em 1994 fora de lá. A trama se dá num futuro distópico e oriental onde você, Gillian Seed, é recrutado pela J.U.N.K.E.R. (Japanese Undercover Neuro Kinetic Elimination Ranger) para combater os Snatchers, uma forma de vida andróide. Lembrou de Blade Runner, né? É bem por aí mesmo, beirando o plágio.

Por mais improvável que pareça, o jogo se passa no Natal de 2047 e um dos seus informantes aparece disfarçado de Papai Noel, olha só:

Espírito do Natal – Menção Honrosa

Essas crianças ganhando o MELHOR PRESENTE DE NATAL DE TODOS OS NATAIS: NINTENDO SIXTY FOOOOOOOOOOUR

Carolina Stary
  • Ex-colaboradora de Tech & Games

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos