31 de janeiro de 2015 | Relacionamentos & Sexo | Texto: | Ilustração: Jordana Andrade
Quê? Coletor menstrual?

Isso mesmo, caras leitoras. Se vocês nunca ouviram falar sobre, estamos aqui pra te contar o que é: coletor menstrual é um mini copinho, digamos assim, de silicone cirúrgico, flexível, higiênico e reutilizável, que você pode introduzir no canal vaginal quando estiver menstruada. Ele se prende por meio da pressão criada e vai coletar (ah, vá!) seu sangue menstrual, daí depois de algumas horas você o retira, descarta o sangue menstrual (dica: sangue menstrual é super ótimo como adubo para as plantinhas! Tente misturar na água do seu regador.*), dá uma lavadinha, e pode usar de novo.

O coletor menstrual tem se popularizado no Brasil e já é bastante fácil de encontrar, tanto pela internet quanto com revendedoras e ginecologistas, o que já está barateando bastante. Custam, em média, de 60 a 80 reais, mas já é possível encontrar uns mais baratos. Vale a pena pesquisar bem e conferir se a marca é confiável. E, de qualquer forma, se colocar na balança os gastos anuais com absorventes descartáveis, certamente o custo-benefício é positivo.

É uma alternativa muito mais ecológica aos absorventes tradicionais, que produzem um baita volume de lixo (imagina quantos por ano a gente não chega a descartar!!). O coletor é reutilizável (pode durar mais de dois anos, tranquilamente) e, por isso, muito mais econômico, além de ser menos nocivo à flora natural vaginal. O tecido, os aromas e o contato permanente com o absorvente tradicional durante os dias de menstruação podem ser favoráveis à produção de bactérias e fungos e, por sua vez, à desregulação da saúde da vagina. O odor* que sentimos da menstruação, por exemplo, não é do nosso sangue menstrual, mas sim produzido pela oxidação desse sangue quando em contato com o ar e o tecido.

Algumas dicas de como usar:

  • Em geral, existem tamanhos diferentes, mas principalmente em duas categorias: 1 para mulheres que não tiveram parto vaginal e 2, para as mulheres que já tiveram.

  • Antes e ao final de cada ciclo, é importante aferventá-lo em uma panela exclusiva, de preferência esmaltada, para que não se contamine. Afinal de contas, a saúde da nossa ppk é fundamental!

  • Siga estritamente o manual de instruções do coletor. Em geral, não tem muito erro: você deve inseri-lo no canal vaginal. Para isso, deve dobrá-lo, introduzi-lo com cuidado e ao soltar, a pressão criada vai prender ele seguro lá dentro. Ele não deve vazar nem causar incômodo. Se isso acontecer, é porque você está inserindo de maneira errada. Retire-o e tente novamente, a questão aqui é adquirir prática. O ângulo faz toda a diferença, tente se inclinar um pouco ou inclinar o coletor.

  • Teve dificuldades para colocar o coletor? Tente usar um pouco de lubrificante, pode facilitar a colocação, sobretudo se você é virgem ou tem pouca lubrificação natural.

  • O tempo de uso diário depende do seu fluxo e da sua rotina, mas certamente o coletor pode ser usado por períodos mais longos que os absorventes externo e interno. Não é legal, porém, passar mais de 12h consecutivas com ele.

  • Sempre limpe bem as mãos antes de manuseá-lo. Fora isso, o coletor é perfeitamente higiênico e sem riscos.

  • Pode transar* com penetração com coletor? Não, amigas. Como ele fica no começo do canal vaginal, não é possível. Mas sempre dá pra rolar aquele divertimento com o clitóris 😉

“Eita, e o que são esses * no meio do texto?”

Então, já que estamos falando sobre coletores menstruais, nada mais óbvio do que falar também de menstruação. É muito, muito, muito comum que nós odiemos nosso período menstrual, nosso sangue menstrual e tudo o que envolve essa época mensal para muitas. Só que a gente nunca para pra pensar que, poxa, é um ciclo natural, que faz parte de quem somos. Não estou advogando para você amar suas cólicas necessariamente, mas é preciso repensar nossa relação com nosso próprio corpo e aí se insere também a menstruação.

Não tem nada de nojento no nosso sangue. Ele só fica fedido e escuro quando em contato com os absorventes, o que, é claro, serve muito à indústria de cosméticos e higiene feminina. Como se a vagina fosse uma parte mais escusa e suja do que as outras nosso corpo, o que não é verdade! O sangue menstrual é limpo, não cheira, é saudável e faz parte. Por isso mesmo pode regar as plantas, pode sujar a calcinha, pode transar à vontade (você se sentindo confortável, é claro) e ser mais deboísta com seu período menstrual. Talvez até amenize suas cólicas =^.^=

+ LINKS SOBRE O ASSUNTO

Tira Dúvidas: Coletores Menstruais – Blogueiras Feministas

Coletores Menstruais: Prós e Contras – Ativismo de Sofá

Como usar o coletor menstural – Inciclio (vídeo)

E agora que vocês já sabem um pouco mais sobre, dividam com a gente suas dúvidas e dicas sobre coletores menstruais aqui nos comentários!

Gabriella Beira
  • Coordenadora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Gabriella Beira é formada em Relações Internacionais e, como qualquer "internacionalista" (é assim que se chama a pessoa que estuda RI), quer conhecer o mundo todo e, se possível, mudar o mundo. Gosta muito de falar sobre educação, cultura, sociedade e feminismo, mas seu hobby mesmo é jogar Plants vs Zombies. É impaciente, procrastinadora, irmã mais velha e aluna mediana.

  • Pingback: Desmistificando a menstruação - Capitolina()

  • Natalia Lana de Melo

    Muito legal o texto, bem informativo para quem ainda não conhece os coletores! 😉

  • http://www.revistacapitolina.com.br/ Revista Capitolina

    Não se preocupe, o canal pelo qual você faz xixi não é o mesmo da menstruação, portanto o coletor não atrapalha na hora de urinar.

  • Mírian

    Maravilhoso ? (o post e o coletor)

  • Pingback: Ih, vazou! – Por que é tão feio falarmos de menstruação? - Capitolina()

  • Regiane

    Pra quem quiser conhecer melhor: http://www.vaidecopinho.com

  • Girlaine Duque

    Aqui também tem copinhos MeLuna: facebook.com/ciclosaudavel

  • Ella

    Quem é virgem pode usar,msm?

    • Priscila Costa Do Nascimento

      Sim pode sim .

       Tem vontade mas nunca usou o coletor menstrual? Vem perder o medo: é fácil de aplicar, fácil de remover, cômodo e super seguro, vedando e garantindo sua liberdade e vontade de curtir o dia só com as boas emoções da vida.
      Facebook.com/menstrualcupsbrasil

  • Priscila Costa Do Nascimento

    SiM os dois.

  • Priscila Costa Do Nascimento

     Tem vontade mas nunca usou o coletor menstrual? Vem perder o medo: é fácil de aplicar, fácil de remover, cômodo e super seguro, vedando e garantindo sua liberdade e vontade de curtir o dia só com as boas emoções da vida.
    Facebook.com/menstrualcupsbrasil

  • Natasha

    Eu quero tanto um!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos