12 de junho de 2014 | Artes | Texto: , , and | Ilustração:
Quem disse que o Tumblr só tem foto de gatinho?

artistas-tumblr-banner

 

Você conhece o Tumblr? Se não conhece, vou explicar. O Tumblr é uma rede social de compartilhamento de mídias – texto, imagens, áudios, vídeos, gifs. É o paraíso dos gifs engraçados, das frases famosas de filmes, dos desenhos românticos, das fotos de gatinho (e eu adoro fotos de gatinho). Mas, além disso, é também um bom lugar para conhecer novas artistas visuais. Várias delas postam nas páginas de Tumblr suas pinturas, desenhos, fotografias, sua obra em geral, e qualquer um que gostar pode sair compartilhando. Essas artistas muitas vezes são novas e conseguem na internet o espaço que precisavam para conseguir um público, mostrar a que vieram. Museus e galerias de arte são espaços pouco abertos e, então, o Tumblr e outras plataformas ajudam a começar a democratizar a arte.

Nós, meninas das áreas de Artes e Ilustração, nos juntamos aqui para recomendar oito Tumblrs legais de mulheres artistas. Olha só:

 

Eu recomendo:

phoebe-wahlhttp://phoebewahl.tumblr.com/

Pensa no seguinte: junta umas pessoinhas serenas, algumas folhagens e um ambiente natural, entre plantinhas, sementes, flores. Ou então pensa num vilarejo. Ou naqueles universos fantásticos de crianças que imaginam muito, aqueles universos que na verdade são nada mais nada menos que a vida real. É isso que Phoebe Wahl faz, com um traço muito detalhista e carinhoso. E as pessoas têm maçãs do rosto coloridas, repare só.

 

a-pattern-a-dayhttp://a-pattern-a-day.tumblr.com/

Você sabe o que é pattern? Pattern é um padrão. Uma imagem criada a partir de determinados ícones, e que pode se repetir, se repetir, se repetir, e formar algo. Sabe aquele seu vestido de bolinhas? É, aquilo é feito a partir de um padrão. Pattern. Agora imagina um padrão só com desenhos de acessórios de praia? Ou de origamis de bichinhos? Ou kombis vermelhas, menininhas de kimono, likes de Facebook ou… vestidos estampados? Todo dia tem alguma coisa nova lá, e sempre com muita criatividade.

Clara Browne recomenda:

mar-de-marinahttp://mar-de-marina.tumblr.com/

nome do Tumblr dela explica direitinho a visão de mundo da Marina: as formas são as características das coisas. Então, se você gosta de estampas, cores e mandalas, os desenhos dela vão ser sua mais nova paixão. Às vezes nem dá para acreditar que ela fez tudo a mão mesmo, mas é verdade. Com 18 anos, recém ingressada em Artes Plásticas, amante de miojo e dona de um coelhinho que é a cara dela, a Marina se joga no psicodelismo e, só para deixar a gente com a boca mais aberta, ainda faz alguns desenhos super trabalhados (mas que eu não duvidaria se ela fizesse em dois minutos) de paisagens e pessoas. E, se você também futucar a página do Facebook dela, vai ver que pode encomendar uma estampa pro seu próprio tênis!

giulia-fiorattihttp://giuliafiorattiarte.tumblr.com

Todas as românticas vão amar os desenhos da Giulia. Chegada na aquarela e no nanquim, ela desenha pessoas (principalmente mulheres) como ninguém. Inspirados muitas vezes em filmes que gosta (na lista estão inclusos: Brilho eterno de uma mente sem lembranças, O fabuloso destino de Amélie Poulain e As virgens suicidas) e também nas músicas (normalmente indies) que fazem a trilha sonora da sua vida, os desenhos tratam muito sobre solidão, dor, flores e amor. Tudo da maneira mais poética que existe. Ah! E ela também vende os desenhos, caso você queira um!

Isadora Marília recomenda:

two-black-catshttp://twoblackcatsstudio.tumblr.com

Ilustrações fofas de animais e uma paleta de cores suave é o que traduz esse tumblr. Dá vontade de entrar dentro da tela, abraçar todos os desenhos e pedir para morar ali. São gatos (que inclusive dão o nome ao tumblr), cachorros, raposas, coelhos, esquilos, corujas e outras coisas repletas de características infantis porém fofas que despertam a sensibilidade de quem gosta desse estilo.

hannah-leehttp://hanoodles.tumblr.com

O que mais chama atenção aqui são as cores intensas e os traços simples, que compõem com muita harmonia as ilustrações de animais, pessoas, monstros e criaturas mágicas que parecem estar vivas e ter uma personalidade forte. Uma mistura de fofura, agressividade e emoções, seja em quadrinhos, em desenhos mais surreais ou simples rascunhos, que parecem fazer parte de alguma história que com certeza, seria muito diferente.

Jordana Andrade recomenda:

seo-kim
http://seokim.tumblr.com/

Comecei a acompanhar a Seo tem uns cinco anos. Gosto dela porque ela faz tirinhas do próprio gato de um jeito maravilhoso, e tem um traço simples e meio sujinho que me fascina. Agora ela trabalha fazendo Adventure Time, então eu curto mais ainda, ela até deu um jeito de enfiar o gato dela no desenho…

manzannna

http://manzannna.tumblr.com/

Não lembro como achei essa moça, sei que caí no Tumblr dela por acaso e me apaixonei . Ela tem umas tirinhas que me lembram muito o Rafael Sica, só que com um toque de menina, tipo, acho que era uma coisa que faltava nas tiras do Rafa, hahaha. E adoro as aquarelas dela também, é tudo bem delicado, simples e lindo. 

*****

E você também pode tentar! Criar uma página com suas produções pessoais, seus rascunhos de canto de caderno, suas novas ideias, pode ser uma experiência bem bacana.

Deixo ainda, de brinde, outros dez links bacanas que não couberam na lista, mas que merecem também uma olhadinha:

http://mariananquim.tumblr.com/
http://angeladalinger.tumblr.com/
http://ateliedatulipa.tumblr.com/
http://hipananus.tumblr.com/
http://desalineada.tumblr.com/
http://gentle-insomnia.tumblr.com/tagged/my-art
http://natalikoromotoart.tumblr.com/
http://tumblr.tanji.jp/
http://lariceb.com/
http://dlaurenti.tumblr.com/

Helena Zelic
  • Coordenadora de Literatura
  • Ilustradora
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Helena tem 20 anos e mora em São Paulo. É estudante de Letras, comunicadora, ilustradora, escritora e militante feminista. Na Capitolina, coordena a coluna de Literatura. Gosta de ver caixas de fotografias antigas e de fazer bolos de aniversário fora de época. Não gosta de chuva, nem de balada e nem do Michel Temer (ugh).

Clara Browne
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Clara nasceu em 1994 no Rio de Janeiro, mas se mudou para São Paulo ainda pequena. Estuda Letras e sempre gostou mais de poesia do que de prosa. Ama arte moderna, suéteres e o musical Jesus Cristo Superstar. Aprendeu a fazer piadas com seu nome e sobrenome por sobrevivência. Em setembro de 2013, teve a ideia da Capitolina, a qual co-editou até setembro de 2016. Hoje em dia, ela escreve pra um montão de lugares. É 50% Corvinal e 50% Lufa-Lufa.

Isadora M.
  • Coordenadora de Ilustração
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Estilo
  • Ilustradora

Isadora Maríllia, 1992. Entre suas paixões estão: Cookie Monster, doces, histórias de espiãs (como Harriet The Spy e Veronica Mars), gatos e glitter. No entanto, detesta bombom de abacaxi e frutas cristalizadas.

Jordana Andrade
  • Ilustradora
  • Colaboradora de Tech & Games

Jordana, 22, nascida no mar e logo nova levada para a selva, hoje mora em Belo Horizonte. Ilustradora, designer, tatuadora, fotógrafa, figurinista e bota na conta aí qualquer outra profissão "hype" mas que não dá dinheiro nenhum. Consegue ser acumuladora e maníaca de limpeza ao mesmo tempo, não perguntem como. Concilia sua agenda (e talvez até a sua vida) conforme as séries que tem de assistir. Muito feminista, tem até tatuagem sobre o assunto.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos