20 de setembro de 2015 | Música | Texto: | Ilustração: Helena Zelic
Quero montar uma banda, e agora?

Como fã do movimento riot grrrl, que incentiva principalmente mulheres a ocupar palcos, sinto a obrigação moral de fazer esse breve tutorial sobre como montar uma banda. Vamos lá?

Conheça suas referências: uma banda é uma responsabilidade conjunta. Outras pessoas chegarão e na coletividade vocês farão o som. Mas, para não se perder da ideia principal, é sempre bom ter um acervo de referências e compartilhá-lo com outros integrantes. Esse acervo pode ser montado numa playlist do 8track, por exemplo.

Monte algo como um portfólio: assim, outras pessoas que se interessarem em tocar com você, poderão entender melhor sua técnica, habilidades e experiência. Um perfil pessoal no soundcloud é uma ótima ferramenta! É também um bom registro de como você avança no aprendizado constante de fazer música.

Bota a cara no sol: chame as pessoas pra tocar com você! As migas, o pessoal do teu bairro… Se você tem timidez ou não conhece muita gente, existem grupos e fóruns online de pessoas procurando gente pra tocar. Há inclusive grupos específicos de minas, com essa finalidade.


Esteja ciente de que não vai ser fácil, que mulheres ainda sofrem muito machismo na música, nos palcos. Que não é rápido, o processo de montar uma banda com gente maneira, achar o som de vocês e dai partir pra ensaiar/tocar/gravar. É uma responsabilidade coletiva, mas também é uma expressão artística maravilhosa e libertadora! Espero que você consiga, e se quiser, divulgue seu trabalho aqui nos comentários!

Sofia Laureano
  • Colaboradora de Música

Sofia tem 19 anos e mora no Rio de Janeiro. É estudante de Geografia, zineira, capricorniana, gateira, militante feminista sapatão e preta, rolezeira e guitarrista da Belicosa.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos