10 de agosto de 2015 | Ano 2, Edição #17 | Texto: | Ilustração: Sarah Roque
Receitas de Hollywood

Os filmes nos influenciam muito, no modo de agir, nos vestir e até mesmo comer. Quem nunca ficou com vontade de comer algo só porque viu em um filme? Como nosso tema de agosto é Comida, resolvemos mostrar para vocês algumas receitas de filmes, porque, às vezes, a vida imita a arte.

RATATOUILLE

10-ratatouille

Com certeza todos que assistem ao filme ficam com vontade de comer o ratatouille, famoso prato francês. Eu não gostei muito, mas acho que vale a pena experimentar.

Ingredientes:
1 pimentão vermelho médio
1 pimentão verde médio
1 abobrinha italiana média
1 cenoura média
2 tomates médios
1 berinjela pequena
1 cebola média
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (manjericão e coentro)
100 g de azeitonas verdes
100 g de azeitonas pretas médias
sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto

Modo de preparo:
Lave os pimentões, parta-os ao meio, elimine as sementes e os filamentos internos brancos e pique-os em cubos regulares. Corte a abobrinha em cubos médios (igual ao tamanho dos pimentões). Raspe a casca da cenoura e corte-a em cubos. Lave os tomates e pique-os em pedaços médios. Pique a berinjela e a cebola em pedaços regulares. Coloque a abobrinha, o pimentão, a cenoura e a berinjela numa panela com 2 litros de água fervente e sal. Deixe no fogo por quatro minutos ou até ferver novamente. Retire do fogo, escorra a água e passe os legumes na água fria. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva, junte os vegetais e refogue, salteando de vez em quando, por 5 minutos, ou até ficarem ”al dente’ (cozido, mas que tenha uma ligeira rigidez para mastigar). Adicione as ervas, as azeitonas, o sal e a pimenta-do-reino. Misture com cuidado e retire do fogo. Sirva com massas, feijão-branco ou torradas.

BOLO CHABELA

10-chabela

No filme Como água para chocolate, a jovem e excelente cozinheira Tita consegue transferir suas emoções através da comida. Esta é a receita do bolo que ela faz para o casamento de sua irmã.

Ingredientes:
2 ovos
6 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de geleia de damasco
Cobertura:
2 claras
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
raspas de casca de limão

Modo de preparo:
Numa tigela, misture os ovos, duas gemas e o açúcar. Bata na batedeira até obter uma mistura fofa e clara. Junte as gemas restantes e a casca de limão e bata por mais quatro minutos. Adicione a farinha de trigo, peneirando-a por cima da mistura de ovos, e misture devagar com uma espátula até a mistura ficar lisa. Despeje numa forma de 25 cm de diâmetro untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse, em forno preaquecido, por quarenta minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno e reserve por cinco minutos. Desenforme e deixe esfriar. Corte o bolo ao meio e recheie com a geleia.

Cobertura:
Numa tigela, misture as claras, o açúcar e as raspas de limão com um batedor de mão. Bata vigorosamente até obter um creme homogêneo. Com uma espátula, cubra o bolo e sirva em temperatura ambiente.

CRÈME BRÛLÉE

10-creme

Quebrar o crème brûlée com a colher é um dos prazeres da Amélie Poulain, personagem do filme O fabuloso destino de Amélie Poulain. Morro de vontade de experimentar!

Ingredientes:
4 xícaras de creme de leite fresco
10 gemas
1 ovo graúdo
1 fava de baunilha (ou essência de baunilha)
¾ de xícara de açúcar
Para caramelizar:
1 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo. Corte ao meio a fava de baunilha no sentido do comprimento. Retire as sementinhas da baunilha. Coloque as cascas e sementes no creme e aqueça até que comece a ferver nas bordas. Apague o fogo e reserve. Em uma tigela, misture as gemas, o ovo inteiro e o açúcar. Coloque, aos poucos, o creme de leite bem quente, para obter um creme bem liso. Passe a mistura por uma peneira para eliminar as sementes de baunilha. Pré-aqueça o forno na temperatura mínima (cerca de 120ºC ou até um pouco menos). Coloque oito refratários individuais rasos (com aproximadamente 12 cm de diâmetro por 2 cm de altura) em uma assadeira e encha com o creme até mais ou menos de ¾ de cada forminha. Leve ao forno e coloque água fervente na assadeira para preparar um banho-maria. Asse por aproximadamente cinquenta minutos. Verifique se o creme está firme, retire do fogo, deixe esfriar e coloque na geladeira por no mínimo duas horas. Para caramelizar, coloque o açúcar em uma peneira e polvilhe sobre os cremes. Com o maçarico apropriado, caramelize o açúcar.

BOEUF BOURGUIGNON

10-boeuf

No filme Julie & Julia, Julie Powell resolve fazer todas as 524 receitas do livro Mastering The Art Of French Cooking (algo como “Dominando a arte da culinária francesa”) de Julia Childs em um ano e documentar toda sua experiência em um blog. Esta é uma das receitas mais marcantes.

Ingredientes:
500 g de fraldinha bovina em cubos pequenos
400 ml de vinho tinto seco
50 g de bacon picado
100 g de champignon fresco
50 g de farinha de trigo
30 ml de azeite
8 unidades de cebola pequena
2 dentes de alho
tomilho a gosto
20g de manteiga

Modo de preparo:
Frite o bacon no azeite em uma panela funda, quando estiver bem dourado, retire e reserve. Frite a carne na mesma gordura até ficar dourada. Retire e reserve. Doure as cebolas inteiras, retire e reserve. Refogue o alho. Retorne a carne para a panela junto com a cebola e o bacon. Adicione o vinho. Tampe e deixe cozinhar por uma hora. Depois, derreta a manteiga em uma frigideira e refogue o champignon. Acrescente o champignon ao cozido e deixe cozinhar destampado por mais meia hora. Quando a carne estiver macia, adicione o tomilho e engrosse o caldo com a farinha diluída em água. Sirva com arroz ou pão italiano.

SOPA AZUL

10-sopa

No filme O diário de Bridget Jones, a sopa acaba ficando azul por conta de um acidente com um barbante, mas nesta receita dispensamos o barbante e usamos corante alimentício.

Ingredientes:
1 tablete de manteiga
350 g da parte branca do alho-poró bem picada
150 g de cebola bem picada
250 g de batata bem picada
2 taças de caldo de galinha, ou de legumes ou água
300 ml de leite
corante alimentício azul
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Derreta a manteiga numa panela grande, acrescente os legumes, tampe e deixe refogar por cerca de cinco minutos ou até dourar ligeiramente. Coloque o vinho e deixe cozinhar por cinco minutos, acrescente o caldo e deixe cozinhar por mais vinte minutos ou até que a batata fique macia. Acrescente o leite, uma gotinha do corante azul e tempere com sal e pimenta, misture bem para uniformizar. Deixe esfriar um pouco e, em seguida, bata com um mixer ou com o liquidificador.

TOMATES VERDES FRITOS

10tomates

Prato típico do sul dos Estados Unidos que ficou muito famoso pelo mundo por causa do filme de mesmo nome. Eu, que não gosto de tomate, fiquei morrendo de vontade de comer!

Ingredientes:
1/2 xícara de fubá
1/3 xícara de óleo
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino
1/2 colher (chá) de sal
4 tomates verdes médios, cortados em rodelas de 0,5 cm de espessura
3 fatias de bacon (30 g)

Modo de preparo:
Numa frigideira, frite o bacon em fogo médio até ficar crocante. Retire com uma escumadeira, escorra em papel-toalha, deixe amornar e esmigalhe. Acrescente o óleo à gordura que ficou na frigideira. Num prato grande, misture bem o fubá, o queijo parmesão, o sal e a pimenta. Aqueça a frigideira em fogo médio. Passe as rodelas de tomate na mistura de fubá, pressionando bem. Frite metade das rodelas por um minuto de cada lado ou até ficarem douradas e crocantes. Retire com uma escumadeira e disponha num prato coberto com papel-toalha. Frite o tomate restante e também deixe escorrer no papel. Transfira para uma travessa e polvilhe com o bacon esmigalhado. Sirva imediatamente.

Domenica Morvillo
  • Colaboradora de Artes
  • Colaboradora de Cinema & TV & Música

Domenica tem 18 anos e mora no interior de São Paulo, de onde sempre foi louca para sair. Não sabe bem o que quer da vida e às vezes tem vontade de largar tudo e se mudar para Tóquio. Gosta muito de ler, escutar música e conversar.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos