16 de julho de 2015 | Artes | Texto: and | Ilustração: Helena Zelic
Sarau em casa!

As férias de julho são gostosas porque dá pra gente ficar debaixo das cobertas, comendo brigadeiro e assistindo netflix. Ao mesmo tempo, o frio faz os dias ficarem meio cavernosos, e aí sair com as amigas se torna uma tarefa um pouco mais difícil. Fosse verão, nós da Capitolina estaríamos sugerindo piqueniques, passeios no parque, caminhadas e idas à praia. Mas… e no inverno? Faz o rolê dentro de casa, ué!

“Mas fazer o que dentro de casa? Ficar em casa é chato!”, assim muitas de vocês nos dizem. Ué?! Se pararmos para pensar, tem várias coisas divertidas que dá para fazer em casa. Dá para chamar todo mundo para cozinhar (a área FVM da Capitolina tem várias receitas, inclusive), dá para fazer pipoca e ver uns filmes (já checou a área Cinema e TV essa semana?), dá para fazer um zilhão de coisas, mas como somos da área de artes, vamos puxar a sardinha pro nosso lado com…

Sarau em casa!

Sim, um sarau em casa pode ser mais divertido do que você imagina! Calma, não sabe o que é um sarau? Não tem problema, a gente te explica: é tipo uma “reuniãozinha” com a galera que adora compartilhar arte e cultura! Geralmente ocorre a leitura de poesias, apresentações musicais, exposições de fotos, pinturas e por aí vai, até onde a sua imaginação permitir. Não é um ótimo evento para fazer dentro de casa, juntar os amigos e compartilhar suas próprias criações?

Organizar um sarau também é coisa fácil e divertida. Você pode combinar com seus amigos para cada um levar alguma coisa que gostaria de apresentar. Ou pode até mesmo disponibilizar folhas a4, canetinhas, giz de cera, papéis coloridos, fantasias e muitas outras coisas para que eles criem suas obras na hora. Se você tiver livros de poesia em casa, deixe-os em algum canto visível, para quem se sentir confortável escolher um belo poema e ler para todos na hora que as apresentações começarem. Ah, e claro: tenha certeza de que a trilha sonora será impecável, para inspirar todo mundo (você pode usar uma playlist da Capitolina!).

Outra dica bacana: junte todos os desenhos, poesias, pinturas e artes feitas nos papéis a4 e coloridos e faça um varal com toda essa produção, para todo mundo ver! Pegue um rolo de barbante, ache a janela mais próxima, amarre-os de uma extremidade a outra (ou onde você achar melhor posicionar o varal) e pendure nessa cordinha todas as artes produzidas. Assim, todo mundo vê a obra das amigas e dos amigos!

Sinta-se livre para ter mais ideias e criar um sarau com a sua cara! Você pode definir um tema para o encontro, incluir comes e bebes no meio (lembre-se que a nossa seção de FVM pode te ajudar nisso!), entre muitas outras coisas! Vai ou não vai ter muita cultura, arte e história para contar (daqui uns anos e até mesmo nas redes sociais)? 🙂

Má Dias
  • Coordenadora de Social Media
  • Coordenadora de Literatura
  • Colaboradora de Artes

Má Dias, 21 anos. Mora em um Rio de Janeiro, mas ama uma São Paulo. Estuda Comunicação Social na UFRJ, aceitou o árduo (e feliz) caminho de ser jornalista e foi parar no incrível mundo das redes sociais. Adora uma bagunça, ler, criar e inserir livros novos na sua estante: tudo culpa do Aquário com ascendente em Capricórnio. Segue firme e forte encarando o 7x1 de cada dia.

Helena Zelic
  • Coordenadora de Literatura
  • Ilustradora
  • Colaboradora de Relacionamentos & Sexo

Helena tem 20 anos e mora em São Paulo. É estudante de Letras, comunicadora, ilustradora, escritora e militante feminista. Na Capitolina, coordena a coluna de Literatura. Gosta de ver caixas de fotografias antigas e de fazer bolos de aniversário fora de época. Não gosta de chuva, nem de balada e nem do Michel Temer (ugh).

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos