22 de setembro de 2015 | Estudo, Vestibular e Profissão | Texto: | Ilustração: Dora Leroy
SOCORRO! Um mês para o ENEM!

Sim, caras leitoras vestibulandas, falta só um mês para o ENEM, e por isso nós da coluna de EVP resolvemos te ajudar a sobreviver a esses últimos dias de tensão.

1º Calma, cara!

Em primeiro lugar, vamos com calma, miga. Tá permitido ficar apreensiva, mas controlar a ansiedade é fundamental. Pra manter o foco sem perder o bem-estar, lê esse guia de como ser uma vestibulanda deboísta.

Calma, miga!

2º #Foco #Força #Fé

Se você quer passar no vestibular, não há outra coisa que pode ser mais importante do que estudar durante esse último mês. Por isso, é bom avisar aos amigos e à família que essa é a sua prioridade, pedir apoio e paciência. A vida social e suas outras ocupações podem esperar um pouquinho.

Sua vida durante este mês. Cuidado com os postes!

3° Aproveite todo bom conteúdo disponível na internet:

Tem muito material ótimo e gratuito nesse mundão que é a internet. Você pode estudar vendo vídeos no YouTube, lendo blogs e fazendo questões no seu celular. Nós recomendamos especialmente o Descomplica, que além de ter um canal sensacional no YouTube tem o blog Desconversa. O Guia do Estudante também disponibiliza alguns vídeos e dicas em seu site.

Pode estudar usando o computador e o celular, sim!

4° Estude a prova

Infelizmente, pra passar no vestibular não basta ser muito inteligente ou conhecer o conteúdo das matérias, porque também é importante saber se adaptar ao modelo da prova. Um bom modo de treinar para isso é refazendo as questões dos últimos anos. No site do INEP, você encontra as últimas edições do ENEM com seus gabaritos.

Depois vai ter tempo pra festa de verdade!

5º Se cuide

Não adianta se organizar para passar todas as horas dos últimos dias revisando matéria. Você não é uma máquina, precisa de tempo para dormir, comer e se distrair um pouquinho. Não adianta estudar igual a uma desesperada e ter um colapso nervoso no dia anterior à prova. Por isso, não se esqueça do seu bem-estar. Dê o seu melhor e confie em você. Vai dar tudo certo, miga!

CHEGAAAAAA

Taís Bravo
  • Colaboradora de Escola, Vestibular & Profissão
  • Colaboradora de Artes
  • Vlogger

Taís tem 25 anos e passa os dias entre livros, nas horas vagas dá lições sobre selfies para Kim Kardashian e aprende sobre o que foi e não quer ser com Hannah Horvath. Feminista deboísta, acredita no poder das sonecas, das migas e do mar acima de todas as coisas.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos