29 de abril de 2015 | Ano 2, Edição #13 | Texto: | Ilustração: Isadora M.
Sugestões de entretenimento #13: Tempo
Ilustração: Isadora M.

SÉRIES

DoctorWho Doctor Who (1963-)
A clássica série de ficção científica britânica foi exibida, originalmente, de 1963 a 1989 e voltou ao ar, com novos episódios, em 2005. A premissa prossegue a mesma: o “Doutor” é um alien humanoide, um Senhor do Tempo do planeta Gallifrey, que viaja pelo tempo e pelo espaço na TARDIS, sua nave, normalmente com uma companheira.

Hindsight Hindsight (2015-)
Becca está prestes a se casar de novo, mas cheia de dúvidas. Encontra-se, magicamente, enviada de volta a 1995, no dia de seu primeiro casamento, que deu drasticamente errado. Reunida com sua melhor amiga, Lolly, decide romper seu primeiro noivado e aproveitar a viagem para retificar os erros do passado.

TruCalling Tru Calling (2003-2005)
Tru Davies, rejeitada na faculdade de medicina, começa a trabalhar no necrotério. Em sua primeira noite, sozinha no trabalho mórbido, descobre um curioso poder: o de voltar para o início do dia, para salvar a vida dos mortos que aparecem em seu necrotério.

 

Mais recomendações: Bernardo e seu relógio, Anos incríveis.

FILMES

DeVoltaFuturo De volta para o futuro
Na trilogia De volta para o futuro, o jovem Marty McFly viaja pelo tempo com seu amigo, o cientista Dr. Emmett Brown, em um carro DeLorean modificado. No primeiro filme, a viagem para 1955, trinta anos antes do presente de Marty, acaba levando Marty a interferir com o encontro de seus pais, e ele é obrigado a encontrar uma forma de fazer com que eles fiquem juntos, para que o seu futuro-presente não seja alterado. Os filmes seguintes envolvem Marty em confusões ainda mais complicadas, com uma viagem a 2015 para lidar com problemas com seu futuro filho, e uma viagem ao velho oeste de 1885.

CinemaParadiso Cinema Paradiso
Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, o filme italiano tem como protagonista o cineasta Salvatore Di Vita, que, ao receber um telefonema de sua mãe com uma triste notícia, se vê rememorando sua infância, particularmente o tempo passado no Cinema Paradiso, ao lado do projecionista, onde se apaixonou pelo cinema.

FeitiçoTempo Feitiço do tempo
Phil Connors, repórter, é enviado a uma pequena cidade para cobrir – de novo – as festividades do anual Dia da Marmota. Mal pode esperar para voltar para casa, mas algo inesperado o acomete: um feitiço do tempo faz com que ele reviva aquele dia várias vezes em sequência, trazendo consequências interessantes mas também desespero.

Returner Returner
Neste filme japonês, dirigido por Takashi Yamazaki, a humanidade se vê ameaçada, em 2084, por uma invasão alienígena, e sua única esperança é Milly, que viaja de volta para 2002 para matar o primeiro alien e impedir os acontecimentos desastrosos do futuro.

 

PeggySue Peggy Sue, seu passado a espera
Inspirado na música “Peggy Sue got married”, de Buddy Holly, este filme de comédia dramática é dirigido por Francis Ford Coppola. Peggy Sue tem 43 anos e acaba de se separar de seu marido, com quem estava desde a adolescência, quando vai à sua reunião de 25 anos de formatura do colégio. Durante a festa, desmaia e, ao acordar, se vê de volta a 1960, seu último ano de escola, podendo transformar o curso de sua vida.

CurtindoVidaAdoidado Curtindo a vida adoidado
O clássico adolescente de John Hughes é uma ode hedonista a aproveitar a vida ao máximo, fazendo o melhor de todos os seus momentos. O filme segue um único dia de Ferris, sua namorada Sloane, e seu amigo Cameron – um dia em que eles matam aula e optam por se divertir intensamente, mesmo que isso custe confusões em casa e na escola.

PrecoAmanha O preço do amanhã
No mundo distópico de 2169 deste filme de ficção científica, tempo é dinheiro… literalmente. Todo mundo nasce com um relógio digital no braço que, quando a pessoa atinge os 25 anos, começa uma contagem regressiva de um ano, e quando atinge zero a pessoa morre. Entretanto, é possível aumentar (ou diminuir) esse tempo, pois tempo é a moeda de troca. Will, o protagonista, é um trabalhador da área mais pobre, em que todos estão sempre à beira da morte; uma noite, entretanto, encontra um homem rico e suicida que dá para ele seus 116 anos de vida, e, implicitamente, a missão de tentar reequilibrar o sistema econômico-temporal corrupto.

Looper Looper
Em 2074, a humanidade consegue viajar no tempo, mas a atividade é imediatamente proibida. É, entretanto, usada por organizações criminosas como estratégia de execução: aquele que desejam matar é enviado para o passado para ser assassinado pelos “loopers”, os assassinos pagos que os esperam. Joe, o protagonista, é um looper em 2044, quando recebe como alvo o seu próprio eu do futuro, seguindo a tradição e as regras das viagens no tempo dos loopers. No entanto, não consegue matá-lo, e as consequências espaço-temporais começam a se complicar.

VivendoEternidade Vivendo na eternidade
Winnie Foster, jovem de 15 anos, vive em uma família rica mas repressora na década de 1920. Um dia, consegue fugir e é sequestrada, no bosque, por Miles Tuck e seu irmão, Jesse. Rapidamente, ela e Jesse se apaixonam, mas ela também descobre um segredo: os Tuck são imortais, devido à magia de uma fonte de água presente no bosque.

AgoraSempre Agora e sempre
No filme escrito por I. Marlene King (criadora da série Pretty Little Liars), quatro amigas de infância se reencontram, adultas, em sua cidade natal. Samantha, a narradora, é uma escritora de ficção científica, Roberta é uma médica, Teeny é atriz de Hollywood e Chrissy é uma dona de casa vivendo no lugar em que cresceu. A partir deste reencontro, o filme retorna a 1970, quando as garotas eram adolescentes, mostrando ao espectador como suas vidas mudaram (ou não tanto).

DivinosSegredos Divinos segredos
Também focado em quatro amigas de vida inteira, Divinos segredos nos apresenta Vivi, Caro, Teensy e Necie, em momentos diferentes de suas vidas: quando idosas, com Caro, Teensy e Necie tentando ajudar Vivi com problemas familiares, quando jovens adultas e quando crianças. Cada um desses momentos revela as complexidades e os sofrimentos pelos quais passaram durante os anos.

Mais recomendações: De repente trinta, As aventuras de Peabody e Sherman, The tale of Princess Kaguya, A máquina do tempo, Efeito borboleta, A casa do lago, Interestelar, Meia-noite em Paris, Exterminador do futuro, Questão de tempo, Agentes do destino, Quero ser grande, Em algum lugar do passado.

LIVROS

MulherViajanteTempo A mulher do viajante no tempo, Audrey Niffenegger
Escrito em perspectivas alternadas em primeira pessoa, o romance de estreia de Audrey Niffenegger, de 2003, conta a história de amor pouco usual entre Henry e Clare. Henry sofre de uma doença genética rara, que faz com que ele viaje involuntariamente no tempo. Os dois se conhecem “oficialmente” em 1991, Henry com 28 anos e Clare com 20 anos, mas na realidade ela já o conhecia a vida inteira – ele viaja para a infância dela depois da convergência “tradicional” de suas linhas do tempo, nesse primeiro encontro na biblioteca.

MeninoEspelho O menino no espelho, Fernando Sabino
Neste livro, o autor, quando criança, vive todas as fantasias mirabolantes de sua infância: visita o sítio do Pica Pau Amarelo, encontra seus heróis fictícios, é campeão de futebol, enfrenta o bully do colégio, e assim por diante, encontrando, no menino que vê no espelho, a melhor versão de si próprio.

PertoCoracaoSelvagem Perto do coração selvagem, Clarice Lispector
Romance de estreia de Clarice, escrito quando a autora tinha 20 anos, tem como protagonista Joana, que narra dois planos de sua história: sua infância contraposta ao início de sua vida adulta. A escrita introspectiva de Clarice se revela no fluxo de consciência da personagem, em sua busca constante pela razão de sua existência.

DobraTempo Uma dobra no tempo, Madeleine l’Engle
Vencedor do Newbery Award de 1963, o romance Madeleine l’Engle é pioneiro no gênero da ficção científica de viagem no tempo. Nele, a família Murry, composta por Meg, Charles, Dennys, Sandy e seus pais cientistas vivem em harmonia, até que o Sr. Murry parte em missão confidencial do governo e não retorna. Acontecimentos estranhos e o surgimento da curiosa Sra. Queé levam Charles, Meg e seu amigo Calvin em busca da resposta para o que ocorreu com o pai deles.

MeLiga Me liga, Sarah Mlynowski
Devorah, aos 13 anos, começa a receber ligações bem estranhas… de si própria, aos 17. Os telefonemas dão dicas do que ela deve fazer com a vida – de provas a relacionamentos –, mas como Devorah pode ter certeza de que seu eu do futuro sabe o que é melhor para ela (elas?)?

 

UmDia Um dia, David Nicholls
Dexter e Emma, protagonistas deste romance, se conheceram em 1988 – passam um dia juntos, sabendo que, no dia seguinte, quando se formarem na faculdade, terão que seguir com suas vidas. Ao longo dos anos, no entanto, se dão conta de que essa total separação é praticamente impossível, e o livro relata flashes do relacionamento entre eles, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho.

Perdida Perdida, Carina Rissi
Sofia vive em uma cidade grande, muito feliz com a tecnologia e a modernidade, e é independente, sem nenhum interesse em casamento ou romance (a não ser aqueles dos livros). Entretanto, ao comprar um celular novo, algo estranho acontece e ela se vê perdida no século XIX, sem saber como voltar para casa. Em seu novo tempo, é acolhida pela família Clarke, incluindo o charmoso Ian Clarke, que a ajuda a tentar encontrar seu caminho de volta – mas, com seu ajudante tão interessante e prestativo, Sofia começa a se questionar: será que voltar é mesmo a melhor ideia?

JOGOS

Braid Braid
O puzzle Braid, disponível para Xbox 360, Windows, Mac OS X, Linux e PS3, tem aspectos tradicionais dos jogos de plataforma, mas traz um elemento a mais: o jogador, na pele de Tim, que deve resgatar uma princesa de um monstro, também pode controlar o tempo, “rebobinando” a linha temporal, mesmo após morrer. Com este recurso, deve recolher e montar peças de quebra-cabeça para progredir na narrativa.

Zelda Legend of Zelda: Ocarina of Time
Link, o herói da aclamada série Legend of Zelda, é enviado, neste jogo, em uma aventura para impedir Ganondorf de obter a Triforce, relíquia que concede desejos a seu portador. Viajando através do tempo com a ajuda de uma ocarina, Link percorre masmorras para despertar os sábios que têm o poder de selar Ganondorf para sempre.

Tags:
Sofia Soter
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Sofia tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro e se formou em Relações Internacionais. É escritora, revisora e tradutora, construindo passo a passo seu próprio império editorial megalomaníaco. Está convencida de que é uma princesa, se inspira mais do que devia em Gossip Girl, e tem dificuldade para diferenciar ficção e realidade. Tem igual aversão a segredos, frustração, injustiça e injeções. É 50% Lufa-Lufa e 50% Sonserina.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos