30 de maio de 2014 | Ano 1, Cinema & TV, Edição #2, Literatura | Texto: | Ilustração:
Sugestões de entretenimento #2: Sonhos
Ilustração: Isadora M.
Ilustração: Isadora M.

Ilustração: Isadora M.

LIVROS

SandmanSandman (The Sandman), Neil Gaiman
A série de quadrinhos de fantasia de Neil Gaiman (ilustrada por artistas variados, como Jill Thompson e Shawn McManus) tem como personagem principal Sonho, governante do reino Sonhar, acompanhado pelos outros Perpétuos – personificações de aspectos da vida: Destino, Morte, Desejo, Desespero, Delírio e Destruição. Considerada um clássico do mundo dos quadrinhos, a série inspirou spin-offs variados, e é aclamada pelo público e pela crítica.

A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmadaA incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada (La increíble y triste historia de la cándida Eréndira y de sua abuela desalmada), Gabriel García Márquez
A coletânea de Gabriel García Márquez (carinhosamente conhecido como Gabo) reúne contos em que o autor mistura um universo surreal ao universo real e cotidiano da população pobre (comumente pescadores). O conto que dá título à coletânea trata do tema pesado da prostituição de menores, mas através de uma narrativa, como sempre, fantástica e surreal.

VdeVingançaV de Vingança (V for Vendetta), Alan Moore
Um clássico da distopia e dos quadrinhos, V de Vingança segue V, anarquista em campanha para derrubar o Estado totalitário, e Evey, sua aprendiz e fiel escudeira. No universo paralelo distópico da história, estes dois personagens sonham com um futuro melhor, mais livre, mas seus métodos de revolução podem ser ocasionalmente questionáveis. É um livro interessante, inclusive pelo seu impacto cultural nas manifestações recentes no Brasil e no resto do mundo, em que muitos dos manifestantes se apropriaram da máscara de Guy Fawkes utilizada por V em suas campanhas anti-estatais.

Ordinário (Rafael Sica)Ordinário, Rafael Sica
Coletânea de tirinhas do quadrinista Rafael Sica, Ordinário é um livro melancólico, tratando da vida urbana e da solidão da metrópole. As tiras em preto e branco e sem diálogo são transpassadas por surrealismo e acidez, como uma versão de Tim Burton da vida contemporânea.

.

SonhoDeUmaNoitedeVeraoSonho de uma noite de verão (A Midsummer Night’s Dream), William Shakespeare
A comédia de Shakespeare passa por três enredos conectados: o casamento de Teseu e Hipólita, as aventuras e desventuras de quatro atenienses, e um grupo de seis atores, todos manipulados pelas fadas, que causam caos e confusão entre os personagens. A peça é engraçada e fantasiosa, passada numa noite de verão em que os eventos pouco usuais fazem tudo parecer um sonho.

MeuUltimoSuspiroMeu último suspiro (Mon dernier soupir), Luis Buñuel
A autobiografia do cineasta espanhol Luis Buñuel, narrada com a ajuda do roteirista Jean-Claude Carrière, traz detalhes de sua produção cinematográfica, de suas experiências de vida e de suas visões políticas e ideológicas. Mas traz, também, o charme onírico do surrealismo, movimento para o qual foi fundamental no campo do cinema.

Mais recomendações: O pequeno Nicolau (Le petit Nicolas), Coraline, Daytripper, A coisa perdida.

FILMES
OMagicoDeOzO mágico de Oz (The Wizard of Oz)
Este clássico musical dos anos 30 segue as aventuras de Dorothy, seu cão Toto, e seus companheiros Homem de lata, Espantalho e Leão covarde, enquanto tentam encontrar o que procuram no mundo mágico e assustador de Oz. Dorothy, que foi carregada para lá em um furacão, só deseja voltar para casa, mas, no caminho, vai aprender sobre o coração, o cérebro e a coragem que seus companheiros de viagem buscam.

AOrigemA Origem (Inception)
Sucesso de público e de crítica de 2010, o thriller de ficção científica Inception é composto de um elenco enorme e de peso, incluindo Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt. O enredo gira em torno de um grupo experiente em infiltrar os sonhos alheios, que procura praticar uma tarefa considerada impossível: entrar no subconsciente de uma pessoa e lá implantar uma ideia.

WakingLifeWaking life
Richard Linklater escreveu e dirigiu a animação filosófica de 2010, construída em fragmentos repletos de diálogos sobre a realidade, os sonhos, e a consciência. O filme foi gravado com atores reais, e, então, ilustrado de formas variadas por cima dessa filmagem para criar a animação. Além de ser tematicamente relevante, a estrutura e o visual de Waking life remetem diretamente a esse estado irreal e suspenso do sonho.

PaprikaPaprika
Animação japonesa de 2006 de Satoshi Kon, o filme de ficção científica é inspirado no romance de 1993 de Yasutaka Tsutsui. Passado num futuro próximo, apresenta uma técnica de psicoterapia em que o terapeuta acessa os sonhos do paciente para tentar ajudá-lo. Uma das pioneiras no campo, Dr. Atsuko Chiba, começa, entretanto, a usar a máquina que permite o tratamento para ajudar pacientes fora do centro de pesquisa.

ConfissoesDeUmaAdolescenteConfissões de uma adolescente em crise (Confessions of a Teenage Drama Queen)
Lola (Lindsay Lohan) é uma adolescente teatral e dramática, que sonha em ser uma famosa atriz da Broadway e em conhecer Stu Wolff, vocalista de sua banda preferida. Em meio a confusões causadas por suas mentiras, a menina mais popular do colégio, e uma boa dose de azar, Lola realiza um dos seus sonhos, e se dá conta de que, às vezes, a realidade não é o que se esperava.

HairsprayHairspray – em busca da fama (Hairspray)
Tracy Turnblad, uma adolescente gorda de Baltimore, sonha em participar do The Corny Collins Show, programa de dança para adolescentes na televisão, e em ficar com Link Larkin, sua maior estrela. Sonha, também, com o dia em que a cidade vá ser integrada, sem segregar os negros da elite branca. Neste musical, Tracy vai atrás de seus sonhos, encontrando sucesso em um de cada vez.

LaScienceDesRevesSonhando acordado (La science des rêves)
Misturando realismo e surrealismo, o filme franco-italiano de Michel Gondry é classificado como uma comédia de ficção científica e deixa o espectador em dúvida sobre o que é sonho e o que é realidade. O enredo envolve sonhos lúcidos, sonambulismo e dois personagens, Stéphane e Stéphanie, criativos e escapistas.

OLabirintoDoFaunoO labirinto do fauno (El Laberinto del Fauno)
Dirigido e escrito por Guillermo del Toro, O labirinto do fauno é um filme de fantasia e suspense espanhol e mexicano, com uma versão dark de um enredo de contos de fadas aplicado à Espanha pós-guerra civil, em 1944. A história da protagonista Ofelia foi inspirada por relatos de sonhos lúcidos e paralisia de sono na infância, segundo o roteirista, o que torna o filme quase um sonho transposto para a tela.

MyDateWithDrewMy date with Drew
Brian Herzlinger é apaixonado pela Drew Barrymore desde a infância. Em 2004, com pouco dinheiro e uma câmera alugada por 30 dias, decide fazer um documentário sobre sua tentativa de sair em um encontro com a atriz.

.

AMarvadaCarneA marvada carne
Carula, jovem do interior, tem um sonho: casar. Para atingi-lo, fará tudo que for necessário. Estrelado por Fernanda Torres, a comédia brasileira de 1985 ganhou onze prêmios no Festival de Gramado.

.

Mais recomendações: Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), Alice no país das maravilhas (Alice in Wonderland), Dançando no escuro (Dancer in the dark), Na natureza selvagem (Into the wild), Os sonhadores (The dreamers), Quebrando a banca (21), Grande menina, pequena mulher (Uptown Girls), Matilda, O discreto charme da burguesia (Le charme discret de la bourgeoisie), Efeito borboleta (The Butterfly Effect), Em busca da Terra do Nunca (Finding Neverland), O reino dos gatos (Neko no Ongaeshi), A princesa e o sapo (The Princess and the Frog), Walt nos bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks), Vidas ao vento (Kaze Tachinu), Reflexões de um liquidificador, Pink flamingos, O demônio das onze horas (Pierrot le fou), O enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle, Mapa de los sonidos de Tokio, Medianeras: Buenos Aires da era do amor virtual (Medianeras), Réquiem para um sonho (Requiem for a dream), Zazie no metrô (Zazie dans le métro, Preso na escuridão (Abre los ojos), A noite americana (La nuit américaine), Cisne negro (Black Swan), Sonhos no gelo (Ice Princess), Lizzie McGuire: um sonho popstar (The Lizzie McGuire Movie), Cidade dos sonhos (Mulholland Drive, Sonhos (Yume), A história sem fim (The NeverEnding Story), A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi, A princesinha (A Little Princess), Suspiria, Esqueceram de nós (Boys and Girls Alone), I’m a cyborg but that’s ok, Quem quer ser um milionário? (Slumdog millionaire), Labirinto – a magia do tempo (Labyrinth), O auto da compadecida, Quase famosos (Almost Famous), As crônicas de Narnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe).

SÉRIES
TwinPeaksTwin Peaks
A série americana criada por David Lynch, conhecido por seus filmes surreais, segue a investigação policial do assassinato da jovem Laura Palmer, que abala toda a pequena cidade de Twin Peaks. Em suas duas temporadas, a série revela que a cidade esconde ainda mais mistérios e segredos sórdidos do que se esperaria, e o enredo torna-se cada vez mais complexo. É a grande precursora de Pretty Little Liars, tendo estreado em 1990.

HojeéDiadeMariaHoje é dia de Maria
Com oito capítulos, a minissérie de 2005, exibida pela Globo, é considerada uma obra rara na televisão brasileira. Sua história de fábula, seu tom farsesco e teatral, e sua qualidade de produção a tornaram destaque do canal, que começou a exibi-la na ocasião de seus 40 anos. O projeto foi realizado ao longo de doze anos pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.

HoradaAventuraHora da aventura (Adventure Time)
Desenho animado de sucesso entre crianças, jovens e adultos, Hora da aventura está em sua sexta temporada. Seguindo as aventuras de Finn, um garoto, e Jake, um cachorro com poderes mágicos, cada episódio se aprofunda mais no universo surreal da série, que inclui um mundo pós-apocalíptico, uma rainha vampira, um rei de gelo e uma princesa de chiclete.

PushingDaisiesUm toque de vida (Pushing Daisies)
Falamos de Pushing Daisies mas poderíamos falar de quase qualquer série de Bryan Fuller, escritor e produtor com um toque especial para histórias tragicômicas, humor negro, e situações surreais – e para séries que são canceladas cedo demais (a exceção sendo Hannibal, que está em cartaz e foi confirmada para sua terceira temporada). As duas temporadas de Pushing Daisies seguem Ned, um fazedor de tortas que tem a habilidade mágica de reviver os mortos ao tocá-los. No entanto, outro ser vivo morre em seu lugar, e, se tocar o ser vivo que reviveu mais uma vez, eles voltam a morrer, não podendo ser reanimados. Ned lida relativamente bem com essa situação, até que revive seu amor de infância, Charlotte “Chuck” Charles, e deve viver seu romance com ela sem poder tocá-la nunca mais.

LesRevenantsLes revenants
Numa pequena cidade, pessoas que morreram há anos começam a reaparecer como se nada tivesse acontecido, tentando retomar suas vidas normais. Enquanto isso, outros acontecimentos estranhos tomam conta da cidade. A série francesa, até agora, só tem uma temporada de oito episódios, mas a segunda temporada está confirmada para o fim de 2014.

Sofia Soter
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Sofia tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro e se formou em Relações Internacionais. É escritora, revisora e tradutora, construindo passo a passo seu próprio império editorial megalomaníaco. Está convencida de que é uma princesa, se inspira mais do que devia em Gossip Girl, e tem dificuldade para diferenciar ficção e realidade. Tem igual aversão a segredos, frustração, injustiça e injeções. É 50% Lufa-Lufa e 50% Sonserina.

  • hanna

    Sonho de uma noite de verão <3

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos