30 de julho de 2014 | Ano 1, Edição #4 | Texto: | Ilustração:
Sugestões de entretenimento #4: Viagem
LostInTranslationHeader-IsadoraM

LostInTranslationHeader-IsadoraM

 

Ilustração: Isadora Marília de Almeida

Filmes

Up Up! Altas Aventuras (Up!, 2009, Peter Docter)

Carl Fredricksen era um vendedor de balões pacato até que em um acidente acerta um homem com sua bengala e é forçado a se internar em um asilo. Para fugir de toda essa situação e manter a casa em que viveu com sua falecida esposa Ellie, Carl enche milhares de balões com intenção de viajar para a América do Sul. Era o plano perfeito, até que ele descobre que esta levando junto Russell, um menino de 8 anos e um cachorro falante.

OMagicoDeOzO Mágico de Oz (Wizard of Oz, 1939, Victor Fleming)

Dorothy é uma menina de onze anos que vive no Kansas. Com medo de perder Totó – seu cachorro, ela foge para longe, mas há um grande tornado que vem chegando e um misterioso homem que ela conhece a convencem a voltar para casa. Dorothy e Totó acabam dentro do tornado e ela se dá conta de que não está mais no Kansas. No mundo de Oz, Dorothy e Totó encontram diversas criaturas e situações.

CrossroadsCrossroads – Amigas Para Sempre (Crossroads, 2002, Tamra Davis)

Três amigas, Lucy (Britney Spears), Kit (Zoe Saldana) e Mimi (Taryn Manning) decidem fazer uma viagem de carro, depois de se formarem na escola, pelos Estados Unidos. No tempo em que passam viajando, elas têm que lidar não apenas umas com as outras, mas muitas vezes com questões bem mais profundas.

EncontrosDesencontrosEncontros e Desencontros (Lost in Translation, 2003 , Sofia Coppola)

Uma jovem (Scarlett Johansson) que acompanha o marido a trabalho e um ator decadente (Bill Murray) de cinema se encontram na cidade de Tóquio, no Japão. Juntos os dois vão viver algumas aventuras pela cidade.

PassaporteParaParisPassaporte Para Paris (Passport to Paris, 1998, Alan Metter)

Com o intuito de visitar o avô, as irmãs Melanie e Allyson Porter (Mary-Kate e Ashley Olsen) viajam para Paris. As duas não ficam muito animadas com a cidade, até que conhecem dois franceses que as encantam, então começam a ver a cidade com outros olhos.

UmBeijoRoubadoUm Beijo Roubado (My Blueberry Nights, 2007, Wong Kar Wai)

Depois de uma desilusão amorosa, Elizabeth (Norah Jones) decide fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Em suas andanças ela encontra diversos personagens incomuns.

 

AnastasiaAnastasia (1999, Don Bluth e Gary Goldman)

Baseado na hipótese de que a princesa Anastasia teria sobrevivido ao assassinato de sua família, os Romanov, o filme mostra uma jovem que sai do orfanato e vai em busca de sua verdadeira identidade.

 

ChihiroA Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001, Hayo Miyazaki)

Chihiro é uma garota de dez anos que vai se mudar com os pais para outra cidade. No meio do caminho ela e os pais entram em um túnel aparentemente sem fim e acabam chegando numa cidade vazia. Esse é o começo da jornada de Chihiro por um mundo fantasma e cheio de seres diferentes.

MoonriseKingdomMoonrise Kingdom (2012, Wes Anderson)

Situada nos anos 60, a história de Moonrise Kingdom é a fuga de Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) para longe de suas famílias. Depois de se conhecerem e passarem a trocar cartas, os dois jovens decidem fugir juntos, mas a família insistente de Suzy vai fazer de tudo para encontrar a jovem.

SobreSeteOndasVerdesSobre Sete Ondas Verdes Espumantes (Bruno Polidoro e Cacá Nazario)

Um roadmovie poético através da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu.

 

 

Livros

GuiaMochileiroGalaxiasSérie O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)

O que seria um dia comum na vida do inglês, Arthur, dá lugar a sucessão de acontecimentos inesperados, principalmente pela demolição do Planeta Terra para dar lugar a uma via intergaláctica. Os cinco livros que narram as aventuras de Arthur Dent e seus amigos através da galáxia são o humor inglês em sua melhor forma. Adams tem uma maneira não tão sutil de criticar a sociedade atual ao mesmo tempo em que faz o leitor rir.

NaNaturezaSelvagemNa Natureza Selvagem (Into the Wild, 1996, Jon Krakauer)

Depois de terminar a faculdade, doar todo seu dinheiro e praticamente cortar relações com a família, Christopher decide viajar. O livro narra um período de dois anos em que Christopher viajou e, em 1992, decide morar no Alasca com nada menos que o necessário. Lá, ele caça o que come e vive dentro de um autocarro, tudo isso para, segundo ele, buscar uma vida mais selvagem.

UmLivroPorDiaUm Livro Por Dia – Minha Temporada Parisiense na Shakespeare and Company (Time Was Soft There, 2007, Jeremy Mercer)

O jornalista canadense Jeremy Mercer descobre que pode viver dentro da famosa livraria parisiense Shakespeare and Company, contanto que faça alguns pequenos serviços diários no local e que leia um livro por dia. Com humor, o autor conta sobre o lugar, as pessoas e a cidade mais famosa do mundo, Paris.

OnTheRoadOn The Road (1957, Jack Kerouac)

Publicação mais conhecida da chamada Literatura Beat, On the Road foi escrita no chamado fluxo de consciência (Kerouac ia basicamente escrevendo como as coisas vinham a sua cabeça, o que fez com que o livro fosse rejeitado várias vezes) e eram as viagens de Sal Paradise e Dean Moriarty (que eram pseudônimos para o próprio autor e Neal Cassady) pelos Estados Unidos. Clássico absoluto da literatura americana do século XX.

VidasSecasVidas Secas (1938, Graciliano Ramos)

A cachorra Baleia é sem dúvida a cachorra mais conhecida da literatura nacional. Inspirada em histórias que Graciliano acompanhou sobre os retirantes, Vidas Secas é a história de uma família sempre em movimento devido à seca do sertão e à pobreza em que se encontram. A história da família de Fabiano e Sinhá Vitória é contada de forma não linear e é um dos expoentes da segunda fase modernista.

DomQuixoteDom Quixote de La Mancha (Don Quijote de la Mancha, 1605, Miguel de Cervantes)

Depois de ler muitos romances de cavalaria, Dom Quixote decide sair por aí imitando esses romances junto com seu amigo Sancho Pança. No livro são narradas as excursões por La Mancha, Aragão e Catalunha.

CidadesInvisiveisAs Cidades Invisíveis (1972, Ítalo Calvino)

Imaginando as coisas que poderiam ter acontecido entre Marco Polo e o Imperador Kublai Khan, em uma das viagens do explorador italiano, Calvino dá base para seu livro de 1972. Um dos maiores exploradores e a sua visita ao Extremo Oriente.

 

DicionarioLugaresImaginariosDicionário de Lugares Imaginários (Alberto Manguel e Gianni Guadalupi)

Um grande apunhalado de lugares imaginários, como o próprio nome do livro sugere. Do País das Maravilhas, passando por Hogwarts e Atlântida. De maneira ilustrada e fiel às fontes, os lugares tratados no livro parecem até de verdade.

AtlasAtlas, Jorge Luis Borges e María Kodama

Neste livro, Borges junta visões únicas de paisagens, elementos da natureza e urbana para contar histórias baseadas em mitos mundiais por meio de contos e ensaios. Último livro do autor argentino é ilustrado pelas fotografias de Kodama – aluna do escritor que cuidou dele em seus últimos anos de vida.

Natasha Ferla
  • Coordenadora de Cinema & TV
  • Colaboradora de Estilo
  • Audiovisual

Natasha Ferla tem 25 anos e se formou em cinema e trabalha principalmente com produção. Gosta de cachorro, comprar livros e de roupas cinza. Gosta também de escrever, de falar sobre o que escreve porque escreve melhor assim. Apesar de amar a Scully de Arquivo X sabe que no fundo é o Mulder.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos