30 de outubro de 2014 | Ano 1, Edição #7 | Texto: | Ilustração:
Sugestões de entretenimento #7: Magia
Ilustração: Isadora M.

Ilustração: Isadora M.

SÉRIES

Sabrina Sabrina, a bruxinha adolescente (Sabrina, the Teenage Witch [1996–2003])

No seu aniversário de 16, Sabrina descobre que toda a sua família paterna é bruxa, inclusive ela. Hilda e Elza, tias de Sabrina, ajudam a menina na construção de sua nova identidade mágica. Além de seus poderes, Sabrina tem de lidar com seus deveres estudantis e seu gato preto Salém, um bruxo megalomaníaco de 500 anos preso em um corpo de gato por tentar dominar o mundo. A série foi inspirada na HQ Sabrina, The Teenage Witch, da Archie Comics.

Trigemeas As trigêmeas (Les Tres Bessones [1994-2004])

O desenho é baseada na relação das trigêmeas – Ana, Teresa e Helena – com a bruxa Onilda, uma feiticeira cuja principal diversão é castigar as meninas. Em cada episódio, as trigêmeas fazem alguma travessura e acabam sendo punidas pela bruxa Onilda, que as envia para um momento histórico, lenda ou obra da literatura mundial. Baseado nas histórias de Roser Capdevila.

Charmed Charmed [1998-2006]

As irmãs Halliwell descobrem que são descendentes de uma linhagem de bruxas. Cada uma das três tem habilidades específicas que quando combinadas dão origem ao Poder de Três, uma das principais armas das irmãs para combater demônios e outros seres do mal. Série criada por Constance M. Burge.

Buffy Buffy, a caça-vampiros (Buffy the Vampire Slayer [1997-2003])

Buffy é uma slayer, o que significa que ela é a única de sua geração destinada a combater vampiros, demônios e criaturas do submundo. Com a ajuda de seus amigos, Buffy tenta achar o equilíbrio entre a vida normal de uma jovem e as responsabilidades de sua nova função. Buffy foi a primeira série do diretor e roteirista Joss Whedon.

CasteloRaTimBum Castelo Rá-Tim-Bum [1994-1997]

Um dos programas educativos de maior sucesso da televisão brasileira, produzido pela TV Cultura. Nino é um garoto aprendiz de feiticeiro de 300 anos que mora em um castelo na cidade de São Paulo com seus tios Dr. Victor e Morgana, ambos bruxos. Sentindo-se solitário, Nino resolve fazer um feitiço aprendido com seu tio Victor e atrai para o Castelo três crianças que tornam-se suas amigas.

LIVROS

HarryPotter Harry Potter, J.K. Rowling (1997-2007)

Série literária de sete volumes. Os livros retratam os primeiros sete anos de Harry na comunidade bruxa, onde ele é conhecido por ter sobrevivido ainda bebê a um ataque do mais poderoso bruxo das trevas, Lord Voldmort. Depois do ataque, Harry viveu sem ter conhecimento de sua real identidade até receber um convite para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O mundo bruxo é fascinante – habitado por criaturas mágicas como duendes e elfos –, porém perigoso, principalmente para Harry e seus aliados na luta contra as artes das trevas.

CronicasNarnia As crônicas de Nárnia, C. S. Lewis (1950-1956)

Nárnia é um mundo mágico onde habitam animais falantes, feiticeiras e dríades. Em toda a história do lugar, poucas crianças conseguiram ultrapassar a barreira entre o mundo humano e o mundo de Nárnia, porém aquelas que conseguem vivem aventuras inesquecíveis.

OsMundosDeCrestomanci Os mundos de Crestomanci, Diana Wynne Jones (1977–2006)

Em um universo de mundos paralelos e mágicos, Crestomanci é um mago poderoso que supervisiona o uso da magia. Eric é um menino mago com nove vidas e sua irmã, Gwendolen, é uma bruxa superdotada. Os dois são convidados para morar no Castelo Crestomanci quando Gwendolen decide escrever uma carta para o Crestomanci atual, que é um parente distante. Quando chegam lá, os irmãos percebem a realidade é muito diferente das expectativas iniciais.

AFadaQueTinhaIdeias A fada que tinha ideias, Fernanda Lopes de Almeida (2006)

Clara Luz é uma fada que nega-se a seguir as regras clássicas do livro das fadas; a fada busca uma magia autoral pois, segundo ela, o mundo só progride quando as inovações acontecem.

LunaClara Luna Clara e Apolo Onze, Adriana Falcão (2002)

Uma história de amor onde Aventura e Doravante “se encontraram, se casaram e se perderam um do outro, tudo isso em três dias apenas”. O fruto do amor dos dois é Luna Clara, uma menina que vive todos os dias dos seus treze anos aguardando a chegada de seu pai Doravante na cidade de Destino do Norte. Aventura e Doravante conheceram-se durante as comemorações do Nascimento de Apolo Onze, um menino apático com uma grande admiração pela Lua.

BrumasAvalon As brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley (1983)

A lenda do Rei Arthur e a disputa entre o criatianismo e o paganismo contadas de acordo com a perspectiva das mulheres de Avalon: Morgana, sacerdotisa e meia irmã de Arthur que luta para salvar a cultura celta pagã e matriarcal; a devota Guinevere, rainha de Arthur; Viviane, grã sacerdotisa de Avalon e Dama do Lago; Igraine, mãe de Arthur; Morgause, irmã mais nova de Igraine e Viviane.

FILMES

Abracadabra Abracadabra (Hocus Pocus [1993])

Winnie, Sarah e Mary foram banidas há 300 anos por praticar magia, porém, no dia das bruxas de 1993, as três irmãs são ressuscitadas por dois adolescentes. Um clássico de Halloween.

ThaCraft Jovens Bruxas (The Craft [1996])

Sarah é a aluna nova de uma escola católica em Los Angeles. Recém-chegada, ela acaba fazendo amizade com três garotas interessadas em bruxaria. Com a adição de Sarah ao grupo, elas começam a praticar magia de verdade. As coisas saem do controle quando as meninas resolvem utilizar os poderes mágicos para vingança.

NoivaCadaver A noiva cadáver (Corpse Bride [2005])

Em um vilarejo vitoriano, Victor está prestes a se casar com Victoria, em um casamento arranjado por seus pais. Decido a praticar o discurso do casamento durante um passeio pela floresta, Victor acidentalmente coloca o anel de noivado na mão da Noiva Cadáver, que o leva para a Terra dos Mortos e reclama-o como marido.

ConvencaoDasBruxas Convenção das bruxas (The Witches [1990])

A avó de Luke Eveshim sabe tudo sobre bruxas; Luke sempre ouviu a avó contar histórias assustadoras sobre feiticeiras que sequestram crianças e as prendem em quadros por toda a eternidade. Quando avó e neto hospedam-se em um hotel onde está havendo uma convenção, Luke logo descobre que a convenção se trata de uma reunião de bruxas para planejar o extermínio das crianças de todo o mundo.

WizardOz O mágico de Oz (he Wizard of Oz [1939])

Dorothy e seu cachorro Toto são apanhados no trajeto de um furacão e de alguma forma acabam na Terra de Oz. Em sua jornada para encontrar o Mágico de Oz, supostamente o único que pode ajudá-la a voltar para casa, Dorothy faz amizade com um espantalho sem cérebro, um leão sem coragem e um homem de lata sem coração. Ela recebe ajuda da Bruxa Boa do Norte mas entre em conflito com a Bruxa Malvada do Oeste, que deseja vingar-se da morte de sua irmã, a Bruxa Má do Leste.

Haxan Häxan (1922)

Estudo do diretor Benjamin Christensen sobre a bruxaria através dos tempos, desde a idade média até o início do século XX. Um clássico do cinema mudo sueco.

Kirikou Kiriku e a Feiticeira (Kirikou et la Sorcière [1998])

Kirikou nasceu em uma vila africana com uma sina terrível: a feiticeira Karabá supostamente devorou todos os homens da aldeia, secou a fonte que abastecia os habitantes e ameaça mulheres e crianças. Um menino prodígio, Kiriku é o único que pode salvar sua aldeia das maldades de Karabá. Adaptação de um conto africano por Michel Ocelot.

VIY Viy – O espírito do mal (1967)

Baseado no conto de Nikolai Gogol e um dos primeiros filmes de terror soviéticos. A tarefa do seminarista Khoma não é nada fácil: ele deve passar três noites de vigília na cabana de uma bruxa recém-falecida. Um dos únicos filmes do diretor Georgi Kropachyov.

OCasteloAnimado Castelo animado (Hauru no ugoku shiro [2004])

Uma menina de 18 anos chamada Sofi é aprisionada em um corpo idoso pela Bruxa das terras abandonadas. A única esperança de Sofi é o excêntrico mágico Hauru, famoso morador de um castelo ambulante porém um tanto inseguro com relações a suas habilidades mágicas. Um filme de Hayao Miyazaki, Baseado no livro homônimo de Diana Wynne Jones.

MENÇÃO HONROSA

WITCH Witch (2002-2010)

A revista Witch fez parte da infância e adolescência de muitas colaboradoras da Capitolina! Ela é originalmente italiana e sua primeira edição brasileira começou a ser vendida nas bancas em 2002. Além do conteúdo com temática bruxa (algumas matérias ensinavam a fazer poções!) o ponto alto da revista era a HQ, cuja história envolvia cinco meninas adolescentes escolhidas para proteger o universo contra o mal. Cada uma das meninas possui poderes relacionados aos cinco elementos: o fogo é controlado por Taranee, a água por Irma, o ar por Hay Lin e a terra por Cornélia. A quinta menina, Will, é a líder do grupo e guardiã de um amuleto poderoso do reino de Kandrakar, o centro do universo.

Giulia Fernandes
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Colaboradora de Esportes

Giulia Fernandes, 17 anos, Rio de Janeiro, estudante. Meus interesses são: film noir, batons roxos, criptozoologia, árvores centenárias, garimpar livros e LPs, colecionar caracóis e algumas vezes outras coisas também.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos