29 de novembro de 2014 | Ano 1, Edição #8 | Texto: | Ilustração: Isadora M.
Sugestões de entretenimento #8: Movimento
Ilustração: Isadora M.

FILMES

whipit Garota fantástica (Whip it, 2009)
Baseado no romance Derby girl, de Shauna Cross, e dirigido por Drew Barrymore, Garota fantástica conta a história de Bliss Cavendar, adolescente que se sente sozinha e excluída em sua cidade pequena do Texas, com sua família conservadora. Tudo muda quando ela descobre o roller derby, e começa a praticar o esporte.

 

dreamers Os sonhadores (The dreamers, 2003)
Este filme bastante polêmico do diretor italiano Bernardo Bertolucci foi escrito por Gilbert Adair, autor também do romance que originou a produção. Passado em Paris, durante o movimento estudantil e cultural de maio de 1968, o filme segue o jovem cinéfilo americano Matthew, que conhece e se envolve com os gêmeos franceses também cinéfilos Théo e Isabelle, que têm uma relação codependente e incestuosa.

edukators Os edukadores (Die fetten Jahre sind vorbei, 2004)
Também focado em um triângulo amoroso de jovens revoltados e ativistas, Os edukadores se passa na Berlim atual. Os três protagonistas – os “edukadores” do título – são Jule, Peter e Jan, que invadem casas de pessoas ricas, mudam tudo de lugar e deixam marcas de que lá estiveram como forma de protesto anticapitalista.

 

fauteafidel A culpa é de Fidel (La faute à Fidel, 2006)
Esta produção franco-italiana vê o movimento comunista pelos olhos inusitados de uma criança, a pequena Anna, de dez anos, que vê sua vida na Paris de 1970 mudar radicalmente com a chegada de sua tia e sua prima, exiladas da Espanha, e com o impacto dos acontecimentos políticos ao redor do mundo em seus pais.

 

amorsblime8 Amor, sublime amor (West side story, 1961)
Adaptado de uma peça da Broadway de mesmo nome, este clássico musical da década de 1960 é uma reimaginação de Romeu e Julieta. Mas, ao invés de famílias rivais italianas, temos gangues rivais em Manhattan, trazendo à tona questões de violência urbana e tensões raciais. As coreografias e as músicas são sensacionais, bem típicas do mundo dos musicais.

jesus Jesus Cristo Superstar (Jesus Christ Superstar, 1973)
Mais um musical, desta vez adaptado de uma ópera rock, o filme britânico trata exatamente do que diz o título: Jesus Cristo, versão rock’n’roll. Mais especificamente, é centrado na relação entre Jesus Cristo e Judas, na semana anterior à crucificação. O filme tem muita emoção e também muito humor.

 

cinema_koyaanisqatsi Koyaanisqatsi (1982)
Primeiro filme da trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio, Koyaanisqatsi é um documentário bem louco, com trilha sonora de Philip Glass. Sua ideia principal é mostrar a relação entre humanos, natureza e tecnologia, e isso é feito através de filmagens em time-lapse e câmera lenta de cidades diferentes, sem diálogo ou narração.

jumpin Jump in! (2007)
Estrelando Corbin Bleu, de High School Musical, Jump in! é um filme original do Disney Channel. A coisa mais legal do filme é que ele mostra esportes não tão representados: Izzy, o protagonista, é um jovem boxeador, que descobre seu amor por pular corda quando é convidado por sua amiga Mary a participar de um torneio.

 

billy Billy Elliot (2000)
Este drama britânico junta dois tipos de movimento: o movimento dos trabalhadores em greve, e o movimento do ballet. Durante a greve de mineradores de 1984-85, Billy, de 11 anos, foge das aulas de boxe nas quais seu pai (minerador em greve) o coloca e começa a fazer aulas de ballet, passando a ter de enfrentar a resistência da família e de conhecidos, que não aceitam que um garoto possa querer dançar.

DZI Dzi Croquettes (2009)
O grupo de dança e teatro Dzi Croquettes, retratado nesse documentário, foi símbolo de contracultura no Brasil dos anos 1970. Suas performances confrontavam a ditadura militar com humor e ironia, e incluíam drag queens e um visual que desafiava as percepções tradicionais de gênero.

 

honey

Honey – No ritmo de seus sonhos (Honey, 2003)
Jessica Alba interpreta Honey, que sonha em ser uma dançarina de apoio em videoclipes, e trabalha como bartender, vendedora em loja de discos e professora de dança. Descoberta dançando na boate na qual trabalha, ela começa a realizar seu sonho. O filme inclui participações de vários artistas de rap e hip-hop, como Tweet, Jadakiss, Ginuwine e Missy Elliott.

The_Red_Shoes_(1948_movie_poster) Os sapatinhos vermelhos (The red shoes, 1948)
Se você gostou de Cisne negro, Os sapatinhos vermelhos é uma boa pedida. Nele, a bailarina Vicky é escolhida para estrelar o ballet The red shoes, inspirado no conto de Hans Christian Andersen sobre uma bailarina com sapatilhas vermelhas que fazem com que ela dance até a morte, e é um grande sucesso, mas crises pessoais se sucedem.

paris Paris is burning (1990)
Filmado ao longo da segunda metade da década de 1980 por Jennie Livingstone, o documentário retrata a ball culture, uma cultura underground de Nova Iorque envolvendo as comunidades afro-americanas, latinas, gay e trans da cidade. Explorando raça, gênero, classe e sexualidade, ele registra os bailes e as competições drag da época.

Mais sugestões: Up!; Na natureza selvagem; Cisne negro; Rocky Horror Picture Show; Moulin Rouge; V de vingança; Frances Ha; Fight club; Delicatessen; Coup pour coup; Silver linings playbook; Dançando no escuro; A onda; Vem dançar; Forrest Gump; 2001; Monstros S.A.; Bring it on; All that jazz; God help the girl; Stick it; Chicago; No balanço do amor; Free Angela Davis; Dirty Dancing.

SÉRIES

SYTYCD So you think you can dance (2005-)
Prestes a entrar em sua décima-segunda temporada, esse reality show americano de sucesso é um pouco como um American Idol da dança. Numa primeira etapa, todos os interessados se apresentam aos jurados, que selecionam um grupo para seguir para a competição principal. A partir daí, os competidores se apresentam em solo, duo ou grupo, em diversos estilos de dança, e são eliminados até que se escolha um vencedor.

MakeItOrBreakIt Make it or break it (2009-2012)
Inspirada no filme Stick it, de 2006, a série da ABC Family segue o grupo de jovens ginastas Payson, Kaylie, Lauren e Emily, que treinam em uma academia renomada no Colorado com a intenção de ganhar o ouro nas Olimpíadas de 2012. À competitividade esportiva, se juntam os dramas adolescentes típicos desse tipo de série.

hellcats-hot-poster Hellcats (2010-2011)
Cancelada depois de sua primeira temporada, Hellcats tem em seu elenco Ashley Tisdale, famosa por High School Musical, no papel de Savannah, a capitã das Hellcats, a equipe de líderes de torcida da universidade Lancer. Marti, a protagonista, se junta à equipe quando descobre que isso faz com que ela possa ter uma bolsa de estudos para se manter na faculdade.

Mais sugestões: Bunheads; Rocket power

LIVROS

thg Jogos vorazes (The hunger games), Suzanne Collins
Todo mundo já deve ter ouvido falar em Jogos vorazes, mas não custa nada recomendar de novo. A distopia aterrorizante de Suzanne Collins, em que um país dividido em distritos faz uma competição anual com jovens em que eles se enfrentam até a morte, é bastante interessante por sua descrição do movimento revolucionário que é mote do segundo e do terceiro livros da trilogia.

primavera_da_pontuação_fb_capa A primavera da pontuação, Vitor Ramil
Nesta mistura de fantasia, ficção científica, farsa e romance pop, o português está em revolta, com grupos terroristas linguísticos, regentes com problemas de regência, e uma Porto Alegre desestabilizada pelo atropelo de um ponto.

 

hibiscus Hibisco roxo, Chimamanda Ngozi Adichie
Narrado pela protagonista adolescente Kambili, o primeiro e maravilhoso romance da escritora nigeriana se passa na Nigéria pós-colonial, instável política e economicamente. Relatando sua vida familiar e a relação conturbada com seu pai violento e maníaco religioso, Kambili revela tensões políticas, raciais, de gênero e de classe em sua sociedade, e também traz à tona questões relativas a seu próprio crescimento e adolescência.

odisseia_05 Ilíada & Odisseia, Homero
Os dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, ambos atribuídos ao poeta Homero, são repletos de movimento, não só em sua forma poética como em seu conteúdo. Na Ilíada, vemos a Guerra de Tróia e suas consequências. Já na Odisseia, seguimos Odisseu (também conhecido como Ulisses) em uma longa viagem pelos mares, durante a qual enfrenta perigos mitológicos variados.

Mais sugestões: A fada que tinha ideias; La vie en close; Anarquistas, graças a Deus; Onde vivem os monstros

Sofia Soter
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Sofia tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro e se formou em Relações Internacionais. É escritora, revisora e tradutora, construindo passo a passo seu próprio império editorial megalomaníaco. Está convencida de que é uma princesa, se inspira mais do que devia em Gossip Girl, e tem dificuldade para diferenciar ficção e realidade. Tem igual aversão a segredos, frustração, injustiça e injeções. É 50% Lufa-Lufa e 50% Sonserina.

  • Paola Rodrigues

    Os Edukadores é muito fodaaaaaa!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos