5 de maio de 2014 | Ano 1, Cinema & TV, Edição #1, Literatura | Texto: | Ilustração:
Sugestões de entretenimento #1: Começo & Identidade
Ilustração: Isadora M.

 

Ilustração: Isadora M.

Ilustração: Isadora M.

Sugestões de livros, filmes e séries do mês de abril.

LIVROS

Segredos de menina (Rumble)Segredos de menina (Rumble), Maitena

Na Buenos Aires dos anos 70, uma menina de 12 anos começa a questionar os valores da sua família católica, rica e de direita, tentando se descobrir no meio do que aprendeu que devia ser. Segredos de menina é o primeiro romance da cartunista argentina Maitena.

 

PersepolisPersépolis, Marjane Satrapi
Esta graphic novel (romance em quadrinhos) da autora franco-iraniana Marjane Satrapi. Autobiográfica, fala de sua infância durante a revolução islâmica no Irã e de sua tentativa de se tornar adulta na França, tocando em diversos pontos de mudança, identidade e encontro quando se sente que não se pertence a lugar algum.

 

MarianaMariana, Pedro Bandeira
Mariana, de 14 anos, se sente mais criança do que suas amigas, todas já namorando. Para tentar se encaixar, inventa a história de um namorado que mora longe mas, ao mesmo tempo, vai descobrindo sentimentos por seu melhor amigo. É mais um ótimo livro do autor Pedro Bandeira, que escreveu uma porção de histórias para adolescentes.

 

AHoradaEstrelaA hora da estrela, Clarice Lispector
O penúltimo romance da ucraniana (mas naturalizada brasileira, e autodeclarada pernambucana) Clarice Lispector conta a história de Macabéa, imigrante alagoana no Rio de Janeiro, que tenta encontrar seu lugar na nova cidade e cultura. O texto é lindo, como já é de se esperar de Clarice, e é mais fácil do que parece se identificar com os sentimentos de Macabéa.

 

AliceInWonderlandAlice no país das maravilhas (Alice in wonderland), Lewis Carroll
O clássico infanto-juvenil com toques surrealistas é uma ótima reflexão sobre identidade. Alice cai na toca do coelho e é transportada para o País das maravilhas, onde encontra coisas estranhas, incríveis e amedrontadoras e, nessa aventura, se transforma constantemente (e literalmente, ficando enorme, ficando pequena, voltando ao normal) e se pergunta, o tempo inteiro, sobre quem é, quem os outros são, e sua posição naquele lugar.

 

LivroDasPerguntasO livro das perguntas (Libro de las preguntas), Pablo Neruda
Em 74 poemas curtinhos, o poeta chileno Pablo Neruda faz pergunta atrás de pergunta, sobre o mundo, sobre ele próprio, sobre a natureza e a vida e animais, propondo ao leitor a reflexão e a tentativa de resposta.

 

 

RetalhosRetalhos (Blankets), Craig Thompson
Autobiográfica, essa graphic novel fala das descobertas amorosas e da desilusão religiosa do autor em sua adolescência. O texto é lindo, os desenhos mais ainda, e a leitura flui, apesar dos temas possivelmente pesados (como abuso sexual, bullying, e distúrbios mentais).

 

NaoRespondaHojeNão responda hoje, Fernanda Gonçalves
Este livro de poesia, publicado em 2012, foi escrito por uma adolescente brasileira de 15 anos. Os poemas são, portanto, feitos de adolescente para adolescente, cheios do conflito entre a infância e o mundo adulto e das perguntas e dúvidas que vêm com essa transição.

 

BomDiaTristezaBom dia, tristeza (Bonjour, tristesse), Françoise Sagan
Este romance adolescente foi publicado em 1954 por uma francesa de 19 anos. Nele, Cécile, de 17 anos, passa férias com seu pai, conquistador inveterado, e tenta encontrar seu lugar em meio às amantes dele e aos seus próprios amores, dentre eles Cyril, um jovem estudante.

 

OFazedordeVelhosO fazedor de velhos, Rodrigo Lacerda
Pedro decide, no final do terceiro ano, prestar vestibular para História. Mas, como acontece muito, descobre que não era realmente isso que ele queria. Para tentar descobrir o seu caminho, segue uma orientação profissional nada ortodoxa, e começa a fazer uma série de tarefas para um velho misterioso. Ótima sugestão de leitura para quem está passando pelo processo de escolher o que estudar na faculdade.

Mais recomendações: A poderosa chefona (Bossypants), Dublinenses (Dubliners), As vantagens de ser invisível (The perks of being a wallflower), Harry Potter e a pedra filosofal (Harry Potter and the philosopher stone), Manifesto Pau Brasil, La vie en close, Eu quero ser eu, A marca de uma lágrima, Tudo ao mesmo tempo agora.

FILMES

AsVantagensdeSerInvisivelAs vantagens de ser invisível (The perks of being a wallflower)
Com Logan Lerman (famoso por Percy Jackson), Emma Watson (a Hermione de Harry Potter) e Ezra Miller (conhecido pelo assustador filme Precisamos falar sobre Kevin), esse filme é a adaptação de um sucesso literário adolescente. Charlie, o personagem principal, lida com sua depressão e ansiedade em meio à tensão de entrar no ensino médio, e descobre, aos poucos, que todos têm problemas, e que seus amigos estão lá para ajudá-lo.

Derepente30De repente 30 (13 going on 30)
Jenna, uma garota de 13 anos pouco popular, tem o mesmo desejo de muitas garotas de sua idade: ser uma adulta maravilhosa e estilosa, sem ter que passar pelo caos da adolescência. Mas, diferente de outras garotas, ela acorda e seu desejo torna-se realidade. Só que nem tudo é exatamente como ela pensava que seria, e ela descobre que ter 30 anos não é necessariamente tão melhor do que ter 13.

FrozenFrozen – Uma aventura congelante (Frozen)
A mais nova animação da Disney foi um enorme sucesso de crítica e público, com uma história tocante e uma trilha sonora linda. Nela, a princesa Elsa possui poderes de criar gelo e neve, e é afastada de sua irmã Anna durante a infância, até que aprenda a controlar sua mágica. Na adolescência, no dia de sua coroação, Elsa acaba perdendo o controle ao discutir com a irmã, que deseja casar-se com um homem que acabou de conhecer; em pânico, foge do castelo, afundando o reino num inverno eterno. Anna, preocupada, parte em busca de sua irmã. O filme venceu o Oscar de Melhor Animação deste ano.

SubmarineSubmarine
Com uma linda trilha sonora feito pelo Alex Turner (da banda Arctic Monkeys), escrito e dirigido pelo comediante Richard Ayoade, e inspirado no livro de mesmo nome do autor Joe Dunthorne, Submarine é uma comédia dramática sobre Oliver Tate, um garoto de 15 anos que tenta conciliar seu romance com a tempestuosa Jordana e sua preocupação com o casamento de seus pais, que parece estar desmoronando.

AntesqueoMundoAcabeAntes que o mundo acabe
O filme gaúcho de 2010 segue Daniel, de 15 anos, que está envolvido num triângulo amoroso com sua namorada Mim e seu melhor amigo Lucas. No meio disso tudo, seu pai, há muito sumido de sua vida, resolve entrar em contato, com uma carta diretamente da Tailândia, transformando a forma como o jovem vê o mundo.

ApresMaiDepois de maio (Après mai)
Passado depois do momento de luta política de Maio de 1968, na França, esse filme mostra vários adolescentes tentando equilibrar as vontades pessoais e as convicções ideológicas e políticas. Super pertinente para o momento que estamos vivendo no Brasil agora, com tantos jovens envolvidos nos movimentos de protesto dos últimos meses.

meangirls1Meninas malvadas (Mean girls)
Neste clássico do cinema adolescente, Cady, de 17 anos, volta para os Estados Unidos após uma infância passada na África, e tem que aprender a lidar com uma escola diferente, pessoas diferentes e costumes diferentes. No centro disso tudo, está seu conflito com a popularidade e seu interesse pelo lindo e desejado Aaron. O filme foi escrito por Tina Fey, e é, além de muito engraçado, cheio de frases que vão grudar na sua cabeça para serem encaixadas em conversas futuras.

PequenaMissSunshinePequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine)
Indicado a quatro Oscars em 2006, é uma comédia dramática sobre a família peculiar e instável de Olive, uma menina que sonha em ganhar o título de “Pequena Miss Sunshine” num concurso. Toda a família segue, então, para a Califórnia em uma Kombi amarela, levando Olive para o local da competição, em uma viagem repleta de descobertas.

XXYXXY
Esse filme argentino de 2007 trata de Alex, uma pessoa jovem intersexual (com características físicas e biológicas tanto masculinas quanto femininas), de aparência andrógina, que começa a tentar encontrar sua própria identidade quando se apaixona por outro adolescente.

 

DiarioDeUmaVirgemO diário de uma virgem (The to-do list)
Brandy (Aubrey Plaza, da série Parks and recreations), acabou de se formar no ensino médio. Inteligente, mas sem muita aptidão social, acha que não teve experiência de vida suficiente, e decide fazer uma lista de coisas a completar antes de entrar na faculdade, a principal delas sendo perder a virgindade com Rusty, o garoto por quem é apaixonada.

Mais recomendações: Dear Lemon Lima, The Shappires, O dia em que não nasci (Das Lied in mir), Valente (Brave), Mulan.

SÉRIES

FreaksAndGeeksFreaks and geeks
Criada por Judd Apatow (hoje em dia conhecido por comédias como Superbad e Missão madrinha de casamento) e Paul Feig, Freaks and geeks foi uma série de 1999 que, infelizmente, só durou uma temporada. A série segue os irmãos Lindsay Weir e Sam Weir, e seus amigos – respectivamente, os “freaks”, que gostam de matar aula, usar drogas e ouvir rock, e os “geeks”, nerds que preferem passar o tempo jogando RPG e pensando em como conquistar garotas –, e é uma ótima representação desses momentos em que a vida muda e você muda junto.

SkinsJuventude à flor da pele (Skins)
Essa série britânica (também rolou uma versão americana, mas durou pouco tempo) é uma das representações mais honestas da adolescência na televisão. Dividida em três grupos de duas temporadas, cada uma sobre um grupo de amigos, fala sobre sexo, drogas, família, morte e amizade. É bem pesada, mas também muito tocante.

GleeGlee
Já em sua quinta temporada (e com uma sexta confirmada), Glee é uma comédia musical americana sobre jovens que cantam no Glee Club, uma espécie de coral/trupe de teatro da escola (um pouco parecido com o que acontece em High school musical). A mensagem principal da série é a aceitação do outro, e os personagens, todos muito diferentes entre si, lidam com os dramas e as pressões da vida escolar.

MyMadFatDiaryMy mad fat diary
My mad fat diary é uma nova série britânica, cuja segunda temporada acabou agora, sobre Rae, uma adolescente gorda e deprimida vivendo num subúrbio da Inglaterra, e lidando com problemas mentais, questões de auto-imagem, e as complicações de amigos, família, escola e, principalmente, garotos (como o lindo Archie, ou o charmoso Finn). O jeito que a série trata de depressão, pensamentos suicidas, distúrbios alimentares, ansiedade, e problemas de auto-estima, é raro e reconfortante.

Sofia Soter
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Sofia tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro e se formou em Relações Internacionais. É escritora, revisora e tradutora, construindo passo a passo seu próprio império editorial megalomaníaco. Está convencida de que é uma princesa, se inspira mais do que devia em Gossip Girl, e tem dificuldade para diferenciar ficção e realidade. Tem igual aversão a segredos, frustração, injustiça e injeções. É 50% Lufa-Lufa e 50% Sonserina.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos