30 de março de 2015 | Ano 1, Edição #12 | Texto: | Ilustração: Isadora M.
Sugestões de entretenimento #12: Desatino
Ilustração por Isadora M.

SÉRIES

O mundo de Tara (United States of Tara, 2009-2011)
Criado por Diablo Cody, mais conhecida por Juno, a comédia dramática americana durou três temporadas, ao longo das quais mostrou os problemas enfrentados por Tara, diagnosticada com transtorno dissociativo de identidade (originalmente conhecido como transtorno de múltiplas personalidades). Tara é uma artista, casada e com dois filhos, que, quando estressada, faz a transição para alguma de suas personalidades alternativas: uma adolescente, uma dona de casa antiquada, um homem fã de cerveja – e mais uma porção de personalidades que são apresentadas no decorrer da série.

Life on Mars (2006-2007)
Com título fazendo referência a David Bowie, Life on Mars é uma série policial e de ficção científica britânica. Sam Tyler, um policial no ano 2006, sofre um acidente de carro e acorda em 1973, numa vida igual à sua, só que 33 anos antes. As duas temporadas da série deixam ambíguo se o personagem morreu, está alucinando ou de fato viajou no tempo.

Shameless (2011-)
Remake americano da série britânica de mesmo nome, Shameless retrata, com uma pitada de absurdo, a vida de uma grande família pobre de Chicago, composta pelo patriarca alcoólatra Frank, e seus filhos – do mais velho ao mais novo – Fiona, Lip, Ian, Debbie, Carl e Liam. A família é, em todos os aspectos possíveis, inteiramente disfuncional, e a série representa de forma dura uma variedade de problemas das vidas desses personagens, incluindo a instabilidade financeira e uma gama de transtornos psicológicos.

FILMES

Bicho de sete cabeças (2000)
Uma representação violenta da realidade dos hospitais psiquiátricos, Bicho de sete cabeças é a adaptação cinematográfica do livro autobiográfico Canto dos malditos, de Austregésilo Carrano Bueno. Seu protagonista, Neto, é internado pela família em um hospital psiquiátrico quando seu pai encontra um cigarro de maconha em seu bolso. A partir daí, Neto é sujeito a diversas violências e abusos, como já falamos aqui que ocorre em diversos supostos centros de tratamento.

Ela (Her, 2013)
Escrito, dirigido e produzido por Spike Jonze, Ela gira em torno de Theodore, um escritor solitário que desenvolve uma relação com o novo sistema operacional inteligente de seu computador, Samantha (cuja voz é de Scarlett Johansson). Explorando os limites entre o “real” e o virtual, através do relacionamento entre um ser humano e uma inteligência artificial, Ela recebeu o Oscar de melhor roteiro original em 2014.

Garota, interrompida (Girl, interrupted, 1999)
Assim como Bicho de sete cabeças, Garota, interrompida é baseado em um livro autobiográfico, desta vez escrito pela americana Susanna Kaysen, que foi internada em um hospital psiquiátrico em 1967, quando adolescente. Diagnosticada como sofrendo de transtorno de personalide limítrofe, passa dois anos vivendo em um hospital psiquiátrico, onde encontra garotas diferentes, cada uma lutando contra seu próprio transtorno.

Van Gogh – Vida e obra de um gênio (Vincent & Theo, 1990)
Originalmente uma minissérie de 4h BBC, foi editado para caber em 2h30 de filme. O drama biográfico explora a relação entre o artista Vincent van Gogh e seu irmão, Theo, e as complexidades e dificuldades do trabalho e da vida pessoal de ambos.

Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Uma mistura de drama, romance e ficção científica, o filme dirigido por Miche Gondry e escrito por Charlie Kaufman tem uma narrativa não-linear muito desconcertante. Joel e Clementine – o casal central – se separam, e, para lidar com a dor da separação, se submetem a um processo para apagar o outro de sua mente definitivamente. A história se passa principalmente na mente de Joel, revisitando e transformando memórias e sentimentos sobre seu relacionamento com Clementine.

Medo e delírio (Fear and Loathing in Las Vegas, 1998)
Adaptado do livro de Hunter S. Thompson, Medo e delírio é um filme praticamente surrealista, seguindo a viagem de carro de Raoul Duke e Dr. Gonzo, regada a alucinações causadas por drogas e pelo calor do deserto. Em uma missão teoricamente de trabalho, para cobrir uma corrida de motos, os dois acabam se envolvendo em complicações cada vez mais absurdas.

LIVROS

Nise da Silveira, org. Luiz Carlos Mello
Nise da Silveira é uma das mais fascinantes e inquietantes personalidades brasileiras. Como psiquiatra, iniciou um trabalho revolucionário a partir de seu inconformismo com as práticas psiquiátricas utilizadas na década d 1940, tais como eletrochoque, insulinoterapia, lobotomia, confinamento. Humanista e libertária, sua obra alcançou reconhecimento internacional pela criação do Museu de Imagens do Inconsciente e da Casa das Palmeiras. Esse livro reúne, na voz da própria Nise, suas idéias e histórias.

Brain on fire: my month of madness, Susannah Cahalan
A autobiografia da escritora Susannah Cahalan foca em seu diagnóstico e recuperação de uma doença autoimune rara, que fez com que ela passasse um mês tendo episódios violentos e alucinações das quais não tem nenhuma memória. Acordando após esse mês, ela começa a tentar entender o que há de errado, e a busca pelo diagnóstico correto da encefalite que a acomete.

Um estranho no ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest), Ken Kesey
Passado num hospital psiquiátrico na década de 1960, o livro de Ken Kesey foi adaptado para o cinema em 1975. O narrador, Chief Bromden, é diagnosticado como esquizofrênico, e age como surdo-mudo no hospital; suas observações das atividades do hospital psiquiátrico são focadas em Randle McMurphy, que fingiu sintomas para ser transferido para o hospital ao invés de servir sua sentença em uma prisão normal.

Dom Quixote de La Mancha (El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha), Miguel de Cervantes y Saavedra
O clássico da literatura Dom Quixote é conhecido por todos, especialmente por conta dos absurdos de seu personagem-título, fidalgo que, tendo lido romances de aventura demais, percorre terras tentando ser um herói, ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança. No entanto, Dom Quixote vive num mundo de ilusões, e frequentemente suas ações se chocam com a realidade na qual está inserido.

A ilha do Dr. Moreau (The Island of Dr. Moreau), H.G. Wells
O romance de ficção científica de H.G. Wells conta a história de um cientista obcecado com a ideia de transformar animais em seres humanos através de processos cirúrgicos e hipnóticos. Condenado pela prática de vivissecção, se refugia em uma ilha, onde desenvolve seus planos, cercando-se de criaturas monstruosas.

Tags:
Sofia Soter
  • Cofundadora
  • Ex-editora Geral

Sofia tem 25 anos, mora no Rio de Janeiro e se formou em Relações Internacionais. É escritora, revisora e tradutora, construindo passo a passo seu próprio império editorial megalomaníaco. Está convencida de que é uma princesa, se inspira mais do que devia em Gossip Girl, e tem dificuldade para diferenciar ficção e realidade. Tem igual aversão a segredos, frustração, injustiça e injeções. É 50% Lufa-Lufa e 50% Sonserina.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos