26 de agosto de 2014 | Ano 1, Culinária & FVM, Edição #5 | Texto: | Ilustração:
Tutorial: caleidoscópio – O mundo numa nova perspectiva
Ilustração: Laura Viana.

Ilustração: Laura Viana.

Ao crescer, nós abandonamos pouco a pouco os objetos que marcaram a nossa infância. Bichinhos de pelúcia são deixados de lado, legos são passados adiante para outras crianças, bonecas gastas são jogadas fora. Porém, no meio de tantos brinquedos, existem dois tipos que nunca serão abandonados: aqueles que possuem história demais para simplesmente serem esquecidos (esses nós guardamos para sempre, mesmo que seja numa caixa no fundo do armário) e aqueles que crescem junto com a gente, que não perdem a sua magia nunca, por mais que os anos passem. Acredito que esse último caso seja o caso do caleidoscópio!

O caleidoscópio foi inventado em 1817 por um físico escocês chamado David Brewster. Para estudar a polarização das cores, o cientista bolou um artefato bastante parecido com o caleidoscópio que nós conhecemos hoje em dia. Ao perceber o efeito incrível que o objeto proporcionava, Brewster teve a ideia de vender o objeto e, assim, ele passou a ser conhecido por toda a Europa.

Fazer um caleidoscópio é bem fácil. Com alguns materiais você pode fabricar o seu próprio brinquedo e se deixar levar pelas cores e padrões psicodélicos que são criados espontaneamente dentro de um tubinho espelhado.

Você precisará dos seguintes materiais:

imagem1

imagem2

1 rolo de papelão (pode ser papel higiênico, papel toalha, o que for!)
Papel alumínio
Papel grosso (eu usei uma caixa de cereal)
Missangas coloridas e translúcidas
Uma folha de um plástico grosso
Cola quente
Cola (bastão ou branca)
Régua
Tesoura
Fita adesiva

Passo 1: O que faremos primeiro é o triângulo refletor que vai dentro do rolo de papelão. Para isso, pegue o papel grosso e passe cola em toda a sua superfície. Depois, cole o papel alumínio nessa superfície, criando um alumínio mais resistente. Esse será o nosso espelho.

Passo 2: Nós precisamos cortar o espelho para que, ao montar o triângulo refletor, ele caiba direitinho dentro do rolo de papelão. Para isso, você precisa fazer algumas continhas! Com uma régua, meça a largura do seu rolo. O rolo que eu usei tem 22 cm.

imagem3

O espelho precisa ter 4 cm a menos de largura que o seu rolo. Logo, 22 – 4 =18 cm.

Para o comprimento, precisamos medir o diâmetro do rolo. O meu rolo possui 4,5 cm! Agora, subtraia 1,3 desse número e depois multiplique por 3. Ou seja, 4,5 – 1,3 = 3,2. E depois, 3,2 x 3 = 9,6. Agora sabemos quanto de comprimento o espelho precisa ter!

imagem4

Passo 3: Corte o espelho em tiras iguais no sentido vertical. Cada tira vai ter um terço do comprimento; no meu caso, cada tira vai ter 3,2 cm.

imagem6

Passo 4: Monte um triângulo com as tiras recém cortadas. Com a ajuda da fita adesiva, cole o triângulo!

imagem7

imagem8

Passo 5: Deixe o triângulo refletor de lado um minutinho e vamos fazer os círculos plásticos! Para fazer isso, trace círculos nos plásticos: pegue o rolo e o ponha de pé no plástico e, com uma caneta, contorne o cone. Faça isso três vezes, nós precisamos de três círculos de plástico!

imagem9

Passo 6: Agora nós já temos todos os materiais para o caleidoscópio! Só precisamos montar! Com a cola quente, cole um dos círculos em uma das extremidades do rolo. Quando secar e estiver bastante firme, coloque o triângulo dentro do rolo através da extremidade aberta.

Agora, corte um dos círculos um pouquinho mais que os outros, para que ele caiba direitinho dentro do rolo. Coloque esse círculo dentro do rolo! Ele vai prender o triângulo lá dentro, sem precisar de cola!

Entre esse último circulo e a extremidade do rolo, vai ter um espaço complemente vazio. Agora é a hora de colocar as missangas! Pode encher bastante, até o topo do rolo!

Passo 7: Agora é a hora de fechar o caleidoscópio! Utilizando o circulo de plástico restante, cole-o com a cola quente na outra extremidade do rolo. Assim, as missangas não caem e tem bastante entrada de luz.

caleidoscópio_gráfico

Prontinho! Seu caleidoscópio está pronto!

+ Dicas:

Você pode enfeitar o exterior do rolo como quiser: pode pintar, colar adesivos, deixe a criatividade rolar!

Para que a imagem do caleidoscópio fique mais nítida, o triângulo refletor precisa ser feito de espelhos! A versão com papel alumínio é mais caseirinha e fácil de fazer.

imagem10

Dora Leroy
  • Coordenadora de Quadrinhos
  • Ilustradora

Dora Leroy tem 21 anos e acredita que o universo é grande demais para não existir outras formas de vida inteligente por aí. E, enquanto espera uma invasão alienígena acontecer, gosta de ler livros que se passam em universos mágicos e zerar séries do Netflix.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos