18 de julho de 2014 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Tutorial de necessaire: para lembrar de não esquecer

Quando a gente está preparando a mala pra alguma viagem, às vezes até a mochila de ir pra escola, sempre bate aquela sensação de estar esquecendo algo importante. Essa sensação é uma constante na minha vida. E eu realmente costumo esquecer coisas importantes. Mas tem uma coisa que me ajudou bastante: andar com uma necessaire contendo tudo o que eu preciso (e que não preciso também). Então lá vai um tutorial de uma necessaire que você pode usar pra guardar todas as coisinhas miúdas e essenciais para a nossa sobrevivência,  + dicas do que levar dentro dela.

O que vocês vão precisar:

-Algum tecido macio, pode ser soft, plush, moleton, etc. O importante é que ele não estique.

-Algum tecido mais fino e bonitinho, que também não estique.

-Tesoura.

-Régua.

-Um pedaço de plástico (eu cortei uma dessas pastas que vêm em cadernos).

-Botões, fitas, fitilhos, etc.

-Uma máquina de costura ou agulha, linha e paciência.

FOTO (1)

Passo 1

Cortar os tecidos nas seguintes medidas:

Tecido macio (vou chamar de tecido 1): 45×22 cm

Tecido fino (tecido 2): 45x22cm; 26x28cm; 18x10cm; 5x18cm

Plástico: 18x10cm

FOTO (2)

Passo 2

Dobrar ao meio a parte maior do pedaço de 26x28cm do tecido 2 e costurar os dois lados opostos abertos, deixando três partes fechadas e uma aberta, assim:

FOTO (3)

Passo 3

Costurar a ponta do tecido, na parte que ele ficou fechado, desse jeito que está na foto:

FOTO (4)

Vai ficar assim:

FOTO (5)

Passo 4

Costurar o pedaço de medida 5x18cm do tecido 2 com o pedaço de plástico

FOTO (6)

Passo 5

Dobrar, dobrar, dobrar e costurar, desse jeito:

7-8-9-10

Passo 6

Costurar o plástico e a bolsinha no tecido 1

11-12-13

Passo 7

Costurar o pedaço 18×10 do tecido 2 no tecido 1

FOTO (14)

 

FOTO (15)

 

Vai ficar assim:

FOTO (16)

Passo 8

Agora vocês terão que costurar a maior parte do tecido 1 com o 2. Ambos têm que estar do avesso, e vocês só podem costurar três partes, deixando um dos menores lados abertos.

17-18

Passo 9

Depois de desvirar as duas partes vocês vão passar uma costura em toda a volta, assim:

FOTO (19) FOTO (20) FOTO (21)

Passo 10

Corte um pedaço de mais ou menos 20 cm de fitilho, costure dois botões em uma das pontas, faça dois furinhos na bolsinha e passe de um furo ao outro, costurando outros dois botões na ponta do fitilho. Assim você vai poder fechar a bolsinha.

FOTO (22) FOTO (23)

Passo 11

Prender um botão e um fitilho de um jeito que dê para fechar a necessaire, assim:

FOTO (24) FOTO (25) FOTO (26)

PRONTO! Agora você tem uma necessaire pronta pra encher de coisinhas!

E aqui vão umas dicas do que levar dentro dela:

– Para viagens mais longas costuma compensar comprar shampoo, condicionador, pasta de dentes, enfim, essas coisas que não vão durar muito, já no seu destino. Então é legal levar coisas que duram, como maquiagem, escova de dentes, pente, escova de cabelo, perfume, etc.

– Para as viagens mais curtas é legal levar um pouquinho de tudo, shampoo, condicionador, hidratante, maquiagem, enfim, essas coisas que a gente usa sempre.

– Se for um mochilão ou acampamento também é legal levar um pouco de tudo, mas tudo mesmo porque é provável que não tenha aonde comprar coisas por perto! Então é legal levar curativos, remédios, itens de higiene pessoal, lencinhos, linha e agulha e o que mais vocês imaginarem que será preciso.

– Outra dica legal é fazer mais de uma necessaire, dividindo por tema: uma para produtos de beleza, uma para maquiagem, uma para kit de primeiros socorros e coisas aleatórias e assim por diante.

output_trFSUf

 

Bárbara Fernandes
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

Bárbara, 21 anos, vinte vividos na cidade de São Paulo até o dia da fuga pro sul numa tentativa falha de pertencer a algum lugar. Não sabe fazer decisões, medrosa além do normal, odeia usar sapato, sempre lê tudo o que está escrito nas embalagens, gosta de ficar conversando com os gatos e de tomar banho no escuro.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos