26 de fevereiro de 2016 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração: Nathália Valladares
Tutorial do xô soninho!

Sei que isso que vou dizer é meio que chover no molhado, mas é bem importante repetir: é possível sentir prazer nas pequenas coisas do dia-a-dia. Entretanto, é bem difícil sentir prazer no dia a dia se você tem problemas para acordar seu corpo e fazê-lo se sentir amado e protegido o dia todo. Pensando nisso, resolvemos fazer um manual para ajudar a acordar e a relaxar essa peça tão importante para o nosso prazer diário, com exercícios simples tanto para músculos quanto para a mente.

Eu passei grande parte da minha vida tendo problemas para realmente acordar, sair da cama e ir agir na vida, como diria minha mãe. Eu me sentia preguiçosa pelas manhãs, sempre querendo dormir mais, ficava me arrastando pela casa até a cozinha ou o banheiro com aquela dificuldade de cumprir as tarefas diurnas. Quando decidi dar um basta nisso, eu aprendi que é bom você acordar um pouco mais cedo pra ter um tempo a sós com seu corpo, pra dar aquele apoio moral que ele vai precisar para realmente curtir o dia ou lidar com as pequenas adversidades que podem aparecer.

Vem que desta vez não tem ingredientes: você só vai precisar do seu corpo! Xô soninho!

1º passo: Acorde sua mente

1

Sem abrir os olhos, preste atenção em tudo ao seu redor. Sons, luz, sensações de calor ou frio, o edredom ou lençol… qualquer coisa que esteja à sua volta, em contato com você e até mesmo no seu corpo. Enquanto faz isso, puxe o ar pelo nariz com calma, segure um pouquinho e depois solte pela boca. Isso ajuda a acalmar sua respiração e a perceber melhor os seus arredores. Essa é uma técnica de respiração também usada para relaxar em momentos de ansiedade, então ela pode ser executada em qualquer momento do dia, sempre que você sentir a necessidade.

2º passo: Acorde seu corpo

2

Ainda com os olhos fechados, dê aquela espreguiçada que parece que seu braço é de elástico e vai ficar com dois metros enquanto você faz isso. Puxe os braços para cima da cabeça, alongue a perna, esticando até a pontinha do seu pé e boceje! Isso começa a trabalhar os seus músculos depois da sua noite de repouso.

3º passo: Alongue sua parte superior

3

Sentanda na posição que preferir (com as pernas cruzadas ou em cima do calcanhar), alongue bem os braços, puxe-os pros lados, para trás, para cima. Depois torça de leve o tronco para alongar as costas também.

4º passo: Alongue sua parte inferior

4

Levante da cama e se dobre por cima da perna, tentando pegar o pé. Largue o peso do seu corpo e relaxe, mesmo que doa um pouquinho – isso são seus músculos saindo de uma posição contraída depois de uma noite inteira. Se escore numa parede ou mesa e puxe seus pés para tras, na direção do bumbum, um de cada vez.

5º passo: Acorde a si mesma

5

Pisque várias vezes, alongue seu maxilar, vire o pescoço para os lados, para trás, para frente e se dê conta de que existe um dia inteiro de possibilidades prazerosas à sua frente. Olhe no espelho, sinta-se acordada, sinta-se linda e viva você! (:

Nathalia Valladares
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Colaboradora de Cinema & TV
  • Ilustradora

Sol em gêmeos, ascendente em leão, marte em áries e a cabeça nas estrelas, Nathalia, 24, é uma estudante de Design que ainda nem sabe se tá no rumo certo da vida (afinal, quem sabe?). É um grande paradoxo entre o cult e o blockbuster. Devoradora de livros, apreciadora de arte, amante da moda, adepta do ecletismo, rainha da indecisão, escritora de inúmeros romances inacabados, odiadora da ponte Rio-Niterói, seu trânsito e do fato de ser um acidente geográfico que nasceu do outro lado da poça. Para iniciar uma boa relação, comece falando de Londres, super-heróis, séries, Disney ou chocolate. É 70% Lufa-Lufa, 20% Corvinal e 10% Grifinória.

  • Yasmin Barcelos

    Sempre me disseram que acordar e sorrir faz bem, pra dormir melhor e todas essas coisas, mas na pratica eu acordo às seis e seis e quinze já estou no carro…
    Já planejava mudar isso, só precisava desse incentivo. Obrigada, Capitolina, agora estou motivada! A matéria veio numa hora muito boa.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos