29 de agosto de 2014 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Tutorial: prisma (ou arco-íris dançante)

CAPA

Agora que estamos quase fechando este mês colorido eu já nem sabia o que falar sobre cor. Mas tinha que pensar em alguma coisa, então fui fuçar a minha memória. Primeiro lembrei de arco-íris, mas já teve bolo e picolé! Felizmente lembrei de um outro tipo arco íris, o da mangueira.

Desde que eu me lembro, nos domingos de sol, eu e minha irmã tomávamos banho de sol no quintal dos meus avós. Pedíamos pra tomar banho de mangueira. Botávamos nossos biquínis e corríamos pro quintal. Minha irmã tapava um pouco o buraco de saída de água, pra ficar como se fosse chuva, e apontava pro céu. Eu criança ficava deslumbrava! Pronto, acabou o tutorial, ensinei arco íris de mangueira! Vai ser a maior alegria. Divirtam-se!

Mentira. O ponto de toda essa conversa é que daí eu pensei que talvez eu não precise falar mais nada sobre cor mesmo, porque cor, muitas vezes, dá alegria só de ver. Então vou ensinar a vocês um quinto tipo de arco-íris (AMD, quantos!): arco-íris dançantes!

É um pouquinho demorado, mas prometo que vai valer a pena.

Material

– 6 lâminas de vidro de formato triangular*

001

– Cola de silicone**
– Durepoxi**
– Uma espátula, ou faca, ou algo assim de metal, madeira ou plástico
– Fita crepe
– Fio de pesca/fio de Nylon**
– Tesoura
– Luvas

002

– Detergente
– Uma vasilha plástica
– Um borrifador***

003

SOBRE OS MATERIAIS
Alguns dos materiais deste tutorial podem parecer estranhos, mas são super fáceis de encontrar.
*Dê uma pesquisada no Google sobre vidraçarias no seu bairro. Só no meu, encontrei cinco. Qualquer uma faz os vidros de acordo com o molde. Se tentarem te cobrar mais do que 10 reais nos vidros não aceite! Eu comprei o suficiente pra fazer 2 e me cobraram 15, depois de uma pechinchada básica. 😉
**Esses materiais podem ser encontrados tanto em papelarias como em lojas de material de construção, é só perguntar pra algum vendedor e ele te indica.

[MUITO IMPORTANTE]: nas fotos abaixo vocês me verão manipulando o durepoxi sem luva. Não façam isso em hipótese alguma. As instruções do produto dizem claramente que deve-se usar luvas, eu não usei de teimosa e depois fiquei vários dias com a mão vermelha, cheia de bolinhas, com uma alergia muito chata. USEM LUVAS!

***Esse grandão eu já tinha, porque usava pra molhar o cabelo quando os cachos acordavam de mal. Vende nessas lojas de cosméticos. Mas não precisa comprar. Dê uma olhada pela casa, existem vários produtos de higiene, cozinha ou limpeza que vêm em frascos borrifadores, é só pegar um vazio e limpar.
Ah, e aqui tem o molde dos triangulinhos que as meninas da ilustra fizeram todo bonitinho:

MOLDE

-Primeiro de tudo é muito importante que o vidro esteja livre de qualquer tipo de poeira ou gordura, então precisamos lavá-los. O melhor jeito de lavar é sem nem tocar nele, quem nem óculos, sabe, porque a mão também engordura o vidro. Como fazer isso? Coloque os vidros dentro da vasilha e jogue detergente (bastante) e água (se for morna, melhor). Dê umas sacudidinhas leves na vasilha e depois tire o vidro tocando o mínimo possível e deixe secar.

Depois disso,  mexer no vidro só se estiver usando luvas!

004A 004B

Pegue cada triangulinho e cubra um de suas faces com fita crepe (se a fita não grudar direito é por que ele ainda está sujo).
GIF001

Agora faremos pirâmides com esses vidros. Cole os de tamanho igual um no outro. O silicone fixará as pirâmides e as manterá de pé, porém sua secagem é demorada, então não faça movimentos bruscos durante a colagem. Mas sim, pode mexer um pouco 😉

(Esse tipo de cola não é uma das que faz menos meleca ou fica mais perfeita, então é necessário um acabamento. Para isso, misture no borrifador um pouco de detergente e um pouco de água (pode aproveitar o que sobrou na vasilha da lavagem dos vidros).

005a
Borrife generosamente sobre a pequena pirâmide.

005b 005c
Então, com a faca, ou espátula, retire o excesso de silicone da lateral da pirâmide.

005d
Depois de ter feito isso em todas as arestas, pode tirar a fita crepe (pra mim, essa é a parte mais legal)!

Agora você descobre por que esse tutorial demora… é sempre bom ler as instruções de uso do seu próprio material, mas, em geral pra que o silicone seque o suficiente pra passarmos pro próximo passo, leva de 2 a 4 horas.
Então vale tomar um banho ouvindo uma de nossas playlists, assistir a um filme ou a uma série bacana, dar um rolê por aí….

Agora precisa cobrir de fita só a base da pirâmide. Veja como elas encaixam melhor uma na outra. Passe uma camada fina de cola no pé de uma delas e junte na outra.

GIF002
Depois cole como colamos os vidros e dê o mesmo acabamento. E guarde mais 2 horas.

Agora é hora do durepoxi (vem duas bisnagas, uma cinza escuro e outra branca, pegue uma pontinha de cada uma e misture até ficar um cinza médio).

006A 006B

Faça uma cobrinha e vá passando na parte de cima do seu prisma de vidro. Com o dedo, vá pressionado para que ele grude bem nas laterais.

007a 007b
Depois de uma ou duas voltas, atravesse de uma lado ao outro fazendo uma pequena argola.

O durepoxi também demora um pouco pra secar. Umas 3 horas 🙁
Assim que estiver seco, escolha um janela onde bata bastante sol. Bote um pequeno prego. Pegue o fio de Nylon e prenda no prisma pela argola. encha o prisma de água e  pendure-o na janela. Quando o sol bater você verá os arco-íris, com um pouco de vento ou uma mãozinha girando o prisma, você verá eles dançarem!

prisma

Maísa Amarelo
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

21 anos, cursando o primeiro de design. Pras coisas que não gosta de fazer, inventa um monte de regras. Já as que gosta - como cozinhar - faz sem regra nenhuma. É muito ruim com palavras, ainda assim resolveu escrever sobre suas receitas que, em geral, não tem medida alguma.

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos