20 de junho de 2014 | Culinária & FVM | Texto: | Ilustração:
Tutorial: swing poi

Mais conhecido apenas como swing, o swing poi é um malabares de origem Maori, que acabou popularizado em festas rave no início dos anos 2000. Não é particularmente difícil de fazer e nem de usar, e por isso achamos que seria uma boa sugestão pra essa edição #corpo. Dá pra customizar do jeito que você quiser e é uma diversão em qualquer festa, pic nic, tarde no parque.

Você vai precisar de:

– Chave phillips (com a ponta em x)

– Tesoura

– Agulha de chochê

– Alicate de Unha

001MateriaisFarramentas

– Duas bolas de Tênis (sim, se for velha e usada é melhor, por que é mais barato)

002MateriaisBola

– Duas Bexigas

-Duas Anilhas (aquela argolinha de chaveiro)

– Fios

– Fitas de cetim de cores espessuras e tamanhos que te pareçam melhor.

003MateriaisETC 004MateriaisFitas

PASSO-A-PASSO

1. Com a chave phillips, fure a bola de tênis. É preciso força, paciência e jeito, rodar a chave enquanto a empurra ajuda bastante.005BolaFurar

2. Depois de furar de fora pra dentro, furar de dentro pra fora, fazendo a chave atravessar a bola. (O segundo furo é mais fácil 😉 )

006BolaFurada3. Por esses furos passaremos os fios, com a ajuda da agulha de chochê. Para facilitar a passagem da agulha é necessário lacear um pouco o buraco: use o alicate de unha, insira até a parte mais larga da ponta e  faça movimentos circulares. Teste com a gulha, se precisar, laceie mais.

007BolaLacear
4. Quando o furo estiver de um tamanho bom, pegue a tesoura e corte o excesso de “pelinhos” que a bola de tênis vai soltar.

008BolaAcabamento5. Para deixar o Poi mais bonito, cobrimos a bola com uma bexiga da cor de sua preferencia (eu usei esse azul claro, e recomendo que vocês optem por cores mais escuras, pra cobrir melhor a bola). Abra bem a bexiga e enfie a bola até a metade, vá puxando a bexiga aos poucos até cobrir toda a bola (Quase como se faz pra vestir uma meia calça apertada).

009BexigaCortar 010BexigaCobrir6.Um dos furos da bola já vai estar a mostra, pois a bexiga já tinha um furo. O segundo você terá que fazer. Faça um micro furinho com o alicate e com as mãos vá puxando a bexiga devagar pra aumentar o furo.

011BexigaFurinho7. Agora é hora de passar os fios pela bola. Passe um de cada vez como na foto. SObre o comprimento dos fios: Fique de pé. Coloque seu braço ao lado do corpo com a mão sobre o quadril/lateral da coxa. Meça a distancia entre aponta do seu dedo médio e o chão. Cada fio deve medir aproximadamente 1,5 vezes essa distância.

012AtravessarFioA 012AtravessarFioB8. Em uma das pontas, junte todos os fios e dê um nó duplo, ou triplo em volta de uma das anilhas. Depois pude a outra ponta dos fios pra que o nós fique rente ao buraquinho na bola.

013NóNaAnilhaA 013NóNaAnilhaB9. Do outro lado da bola use o restante do fio pra fazer uma trança.

014Trançar10. Quando a trança medir o mesmo que a distancia entre a ponta do seu cotovelo e a ponta do seu dedo médio é hora de finálizá-la. Dê um nozinho com cada um dos fios em volta do fim da trança..

015FimDaTrançaNó11. Para brincar com o poi vc deverá enfiar seus dedos médio e indicador entre os fios. Dê um segundo nó neles a uma distância que lhe permita ter esse espaço para os dedos.

016FimDaTrançaEsapaçoDosDedos12.Corte os excessos de fios após o nós da anilha e da trança e arremate com um isqueiro pra que o nó não se desfaça e o fio não desfie. DICA: O fogo amarelo queima fazendo fumaça e deixando o fio preto.  O fogo azul derrete o fio, sem alterar a cor e sem soltar fumaça. 😉

017CortaA 017CortaB018Acabamento 13.Por fim as fitas!!Escolha quantas, das cores e espessuras que você quiser! Quando ao comprimento delas: Eu cortei as minhas em tirar de 1,20m pra ter a “calda” do poi medindo 60cm. Ficou bonito, mas, se vocês puderem, façam maior, eu faria o próximo com fitas de 2m, pra calda medir 1m.

14.Separe  as fitas em pequenos grupos, ou uma a uma, dependendo da espessura.

019Fitas

15. Dê um nó, como na foto em cada grupinho de fitas. Se o nó estiver soltando, divida o grupo de fitas em dois menores.

020FitasNó021FitasFim16. Depois de todos os nós feitos, vá brincar!!

tumblr_n6yzwmZVnn1rxl55ao1_400

Nem todo mundo sabe fazer os malabarismos com poi. Eu mesma não sei, mas agora já tenho os meus pra começar a treinar. Pra isso, conte com a ajuda da internet.

Aqui tem um canal com vídeos curtíssimos, com uma moça fazendo acrobacias das mais básicas às mais difíceis, daí dá pra ir tentando umas duas por semana, ou ir avançando conforme for conseguindo.

E aqui um canal de poi brasileiro, com vários tutoriais bacanas também.

E aqui uma iniciante, como eu, fazendo uma pequena demonstração.

Divertam-se!

As fotos deste tutorial foram feitas em colaboração com a fotógrafa Amanda Amaral, quem gostou pode visitar o site dela: amandaamaral.com. E eu termino com um “Obrigada Amanda”!

Maísa Amarelo
  • Colaboradora de Culinária & FVM
  • Ilustradora

21 anos, cursando o primeiro de design. Pras coisas que não gosta de fazer, inventa um monte de regras. Já as que gosta - como cozinhar - faz sem regra nenhuma. É muito ruim com palavras, ainda assim resolveu escrever sobre suas receitas que, em geral, não tem medida alguma.

  • kelly

    Parabéns! Muito bem explicado e ficou lindo!!!

Sobre

A Capitolina é uma revista online independente para garotas adolescentes. Nossa intenção é representar todas as jovens, especialmente as que se sentem excluídas pelos moldes tradicionais da adolescência, mostrando que elas têm espaço para crescerem da forma que são.

Arquivos